26/07/18 - 15:19:11

Negócios: o que não pode faltar em um restaurante?

O setor de alimentação fora de casa só cresce. A cada ano, a expansão é de aproximadamente 10%, conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e seus associados projetam um crescimento geral do setor para 2018 em torno de 5%.

O aumento constante das demandas do setor se deve a vários fatores. Apesar da crise econômica que assolou o país nos últimos anos e que só agora dá sinais de que começa a ceder lentamente, o consumo de comida na rua é algo constante, sobretudo para quem trabalha fora e não possui o hábito de levar a alimentação de casa.

Portanto, para quem quer tornar seu restaurante mais movimentado ou mesmo pretende abrir um novo negócio neste ramo, é preciso se atentar a alguns fatores essenciais para a evolução do empreendimento e também no oferecimento do melhor serviço aos clientes.

O que considerar prioridade em um restaurante?

Em primeiro lugar a estrutura. Sem ela ou com condições precárias, a segurança dos colaboradores e frequentadores fica comprometida, o produto oferecido tem pouca qualidade e, consequentemente, o restaurante perde dinheiro e clientes. Por exemplo: a tubulação e instalação do gás para churrascarias, restaurantes e lanchonetes deve ser realizado apenas por empresas especializadas e com toda a documentação necessária. Isso evita dores de cabeça futuras e garante um negócio seguro.

Não pode também faltar autocrítica por parte do proprietário. Seus funcionários realmente tratam o público com prestatividade e educação? Seus pratos são realmente saborosos? Seu cardápio é diferenciado dentro do nicho que se propõe? A limpeza do local é realmente adequada ou deixa a desejar? Veja seu negócio como se você fosse o cliente, e pense se é dessa forma que gostaria de ser atendido e recebido. Se a resposta for sim, então o caminho está correto.

Um bom restaurante deve oferecer diferenciais. Sejam ingredientes exclusivos, cardápio com opções especiais para quem possui restrições alimentares, locais para crianças brincarem, espaço pet friendly, enfim, não faltam possibilidades para incrementar o negócio, bastando usar a criatividade. Algumas opções requerem um investimento maior, outras quase nenhum recurso.

Por fim, não pode faltar conhecimento sobre novidades do setor. Estar antenado sobre as demandas atuais dos clientes e do que tem acontecido no segmento é essencial para quem busca se destacar no setor. Fique de olho em palestras, feiras, workshops e também no Sebrae da sua região.

Imagem: shutterstock.com

Por Aline Matos