26/07/18 - 13:14:24

Parceria entre Ipesaúde e UFS promove assistência a pacientes com necessidades especiais

O Centro de Odontologia Maria Viana Tavares de Bragança, unidade do Ipesaúde, está promovendo uma nova parceria com o Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trata-se do “Projeto de Educação e Promoção em Saúde para Pacientes Especiais”.

Desde o dia 4 de maio desse ano cerca de doze estudantes, de períodos distintos, se reúnem todas as sextas-feiras no Centro Odontológico do Ipesaúde com o objetivo de auxiliar o atendimento a pacientes especiais dentro do novo projeto de extensão, que faz parte da disciplina “Clínica Integrada II”, sob as instruções de uma professora da UFS e um profissional da unidade do Ipesaúde.

A apoiadora técnica da coordenação do Centro de Odontologia, Rosana Reis, também supervisiona a nova parceria. “Todos ganham com o esse projeto de extensão promovido entre as duas instituições, principalmente os beneficiários. Ao promover a integração entre todos esses atores, o responsável pelo paciente especial tem a certeza de receber um excelente acolhimento”, destacou.

A dentista e professora de odontologia social da UFS, Regiane Cristina do Amaral, é a docente responsável por lecionar no projeto de extensão. De acordo com a pós-doutora “a intenção é fazer com que uma parte dos alunos acompanhe o profissional da casa auxiliando-o no atendimento, no manejo do beneficiário e na estruturação da ficha odontológica do paciente especial. Já a outra parte ficará incumbida de ensinar o usuário a escovar os dentes, na promoção da saúde e na construção de materiais para auxiliar a higiene bucal dos pacientes especiais”.

Uma das ideias é a de construir objetos com vários palitos de sorvete envolvidos com fita adesiva. Desse modo o paciente, ao morder o artefato, deixa a boca aberta, facilitando assim a escovação por parte do responsável. Usuários autistas, por exemplo, não compreendem o comando de abrir a boca por vezes. Para tanto a utilização de imagens, como figurinhas sequenciais – mostrando de maneira gradativa o abrir e fechar a boca – também auxiliarão visualmente o usuário nessa compreensão.

O dentista Iury Andrey Soares Campos é o profissional responsável pelos atendimentos a pacientes com necessidades especiais no Centro de Odontologia. Para o especialista “é imprescindível agilizar o atendimento a essa categoria de beneficiário para o conforto dele, já que alguns são muito agitados. A presença desses estagiários aqui só vem a otimizar o serviço a esses usuários em específico”.

O estudante Lucas Menezes dos Anjos, 23, é um dos alunos da UFS a participar do projeto. Prestes a se formar ele vê de maneira positiva a chance de fazer parte dessa parceria. “O maior ganho pra mim é estar em contato com os pacientes especiais para compreendê-los melhor”, relatou.

O casal Hermes Gomes de Andrade Júnior, 43, e Alexsandra dos Santos Gomes, 42, são pais da pequena Loren Heloísa Gomes de Andrade de apenas três anos e seis meses. A criança, portadora da síndrome de Down, é atendida no Centro há dois anos. “O Ipesaúde tem disponibilizado aqui na unidade uma equipe muito boa pra fazer o tratamento bucal em Loren e nós confiamos muito”, disseram.

O Centro de Odontologia Maria Viana Tavares de Bragança fica situado à Praça da Bandeira, 373 Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 22:00 hs.

A urgência funciona de segunda a sexta-feira de 07h às 22 hs. Nos finais de semana e feriados, o atendimento acontece de 7 às 19hs. Se houver feriado nos dias de semana, de segunda a sexta, o atendimento de urgência será de 7h ás 22h.

Fonte e foto assessoria