27/07/18 - 07:34:56

Prevenção de HIV e ISTs é tema de palestra no aeroporto de Aracaju

O gerente do Programa IST/AIDS, médico sanitarista Almir Santana, proferiu  palestra de orientação sobre os riscos do HIV e ISTs na tarde desta quinta- feira, 26, aos militares do Destacamento de Controle de Espaço Aéreo de Aracaju, no Aeroporto Santa Maria. O tema foi “A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A ação faz parte do programa de treinamentos para os membros da Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho – SIPAT da Aeronáutica. A palestra teve como objetivo, orientar e informar os participantes sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e tem como foco o tema Aids, hepatites virais e sífilis. Estiveram presentes os militares controladores de vôo e os funcionários da Infraero.

Almir iniciou comentando que todo profissional de saúde deve ser vacinado contra as Hepatites virais e falou sobre a Hepatite B, doença viral que provoca inflamação do fígado. Durante a palestra, o médico focou na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, explicou que as Hepatites B e C são doenças silenciosas, portanto as pessoas podem ter e não saber. Em seguida discorreu sobre, Sífilis, HPV e AIDS.

Durante a explanação, o médico atentou, também, para as ISTs, prevenção, transmissão e vacinas e a importância do incentivo ao teste rápido para o diagnóstico precoce. Ele fez ainda, uma dinâmica com o público presente, sobre o uso adequado das camisinhas, feminina e masculina.

Almir Santana orientou sobre a importância de se prevenir individualmente da Sífilis, Hepatites e HIV, “Em conversa com os militares, percebemos a pouca cobertura vacinal (Hepatite B e Tétano). Depois da palestra, os participantes demonstraram interesse pelos testes rápidos de Sífilis e AIDS”, disse o médico.

Ele comentou que vai estar encaminhando os contratos para a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) para viabilizar as demandas (vacinação e testes rápidos). Almir informou que os militares do Destacamento de Controle de Espaço Aéreo de Aracaju, ficaram atentos as informações e orientações sobre o assunto. “A intenção é sempre trazer melhorias, prevenção à saúde dos servidores e ao ambiente de trabalho”, atentou infectologista.

Segurança – Para o Tenente Felipe Augusto da Silva, representante da CIPA do Deslocamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, A palestra de Dr. Almir Santana foi de extrema importância para o nosso efetivo. As informações recebidas serão repassadas para cada familiar, ajudando na prevenção das DST, e colaborando para uma qualidade de vida para toda a sociedade.

HIV e EPIDEMIA

Segundo dados do Programa Estadual de IST/Aids, desde 1981 (quando foi diagnosticado o primeiro caso da doença no Estado) até agora, Sergipe tem 5 mil pessoas que vivem com HIV. Mais de 700 mil pessoas são acometidas pelo HIV no Brasil e mais de 34 milhões de pessoas vivem com HIV no Mundo.

ASCOM SES