Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

DE OLHO NO SEGUNDO TURNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Passa-se a impressão que disputa política é como luta de boxe: ganha quem bate mais. O segundo turno livra do nocaute, mas a língua bem afiada é como um “soco certeiro na boca do estômago”. Claro que em qualquer eleição o saco de pancadas é o Governo, ou quem ele apoia. A oposição sempre fica livre para destruir vidraças, porque a culpa de tudo que acontece no País, nos Estados e Municípios é de quem o administra.

A eleição em Sergipe para o Governo do Estado está embolada. A olho nu percebe-se que os três candidatos estão próximos. Há um provável empate técnico que tumultua as posições de Belivaldo Chagas (PSD), Valadares Filho (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB). Claro que se percebe reações de quem pode alcançar objetivos, mas também se conclui o jogo de arquitetar apoio para o segundo turno.

Teoricamente, se a oposição demonstra cuidado no trato entre os seus dois candidatos, é porque imagina que um deles estará em segundo turno contra o nome daquele que está na situação. É uma hipótese e não constatação. No caso, levando em consideração que os nomes da oposição estavam unidos há alguns dias, significa que evitam críticas entre um e outro porque, certamente, admitem que podem se reconciliar em para a refrega seguinte.

Em palavras mais claras: um deles estará fora.

Mas não se tem previsão exata das coisas que dependem de confronto. É que pode ocorrer o inusitado. Por exemplo, se os dois da oposição forem para a disputa final? Como fica o doce tratamento de agora? Farão acordo para que um ou outro se eleja por Wx0? É difícil, porque o discurso de ambos terá que apresentar melhor proposta e desqualificar o ‘companheiro’ que tanto resguardou.

Se mantiverem a postura, estão sinalizando que acreditam numa junção para enfrentar o candidato da base aliada e já se preparam para uma decisão final dia 28 de outubro.

ELIANE FALA SOBRE SIMÃO DIAS

Eliane Aquino pisa pela primeira vez em Simão Dias como pré-candidata à vice de Belivaldo  Chagas, no dia de Nossa Senhora Sant’Ana.

– Isso tem um significado muito especial, disse ela.

TERRA DE MARCELO DÉDA

Eliane disse que Simão Dias “não é apenas terra de Marcelo [Déda] e da família paterna de meus filhos, mas lugar de um povo que me acolhe sempre de braços abertos”.

Eliane realmente recebeu muitos cumprimentos.

BELIVALDO RECEBE ALIADOS

Belivaldo Chagas também recebeu aliados em sua casa e foi servida “política na bandeja”. O pessoal do seu grupo comemora o crescimento junto ao eleitor.

Logo depois, Belivaldo foi visitar sua mãe.

VALADARES OFERECE JANTAR

O senador Valadares (PSB), como sempre, ofereceu jantar a lideranças locais e de outras cidades que foram cumprimentá-lo, ao lado de Valadares Filho.

Aconteceu em casa da sogra do senador e o ambiente era de otimismo.

PDT E PSB SEM DEFINIÇÃO

Valadares Filho, pré-candidato a governador pelo PSB, disse ontem que teve uma boa conversa com Fábio Henrique (PDT), “mas ainda não há definição sobre aliança”.

– Até porque o cenário nacional será decisivo para isso…

TAMBÉM NADA FOI FECHADO

Em relação à indicação da vice, Valadares Filho diz que a deputada Silvia Fontes (PDT) é um grande nome para compor a chapa majoritária.

– Mas também nada foi fechado nesse sentido, disse.

CIRO APOIA MARCIO FRANÇA

Agora que o PDT vai fazer parte da coligação de Márcio França (PSB) na disputa pelo governo de São Paulo, não há como ser diferente em Sergipe.

O apoio foi anunciado por Ciro Gomes na convenção estadual do PDT em São Paulo.

MARCIO AMIGO DE VALADARES

O governador de São Paulo, Márcio França, candidato à reeleição pelo PSB, foi um dos incentivadores da candidatura de Valadares Filho ao Governo de Sergipe.

Tudo caminha para uma aliança no Estado.

INALDO APOIA PASTOR JONY

Certa ‘doideira’ nessas eleições de outubro: prefeito de Socorro, Padre Inaldo (PCdoB) apoia pastor Jony Marcos (PRB) a deputado federal, ao lado de auxiliares.

Votam em Jony dez vereadores e todo seu secretariado.

TUDO BEM ENCAMINHADO

Fonte influente da oposição disse que “está tudo muito bem encaminhado e conversado” para que Janier Mota (PR) seja candidata à vice ao lado de Eduardo Amorim.

– Praticamente falta o anúncio oficial, disse.

LIDERANÇAS ANIMADAS

Segundo a mesma fonte, há avaliação de que lideranças de Itabaianinha estão bem animadas com a possibilidade de Janier ser a vice.

Entre eles, prováveis candidatos a prefeito em 2020.

CANDIDATO A DEPUTADO VIBRA

Um dos candidatos a deputado federal da região sul disse, em off, que é importante a presença de Janier Mota como vice de Eduardo na disputa pelo Governo.

Acrescentou que “agora não vamos abrir mão disso”.

DESFILE EXIBICIONISTA

O senador Valadares (PSB) previu que estava sendo organizado “desfile exibicionista por um candidato a governador para apresentar sua companheira de chapa”.

Referia-se a Belivaldo Chagas e Eliane Aquino…

NÃO POUPOR EXIBIÇÃO

Mas o próprio senador Valadares não economizou exibição. Já na quarta-feira desfilou em carro aberto ao lado de Valadares Filho e do pré-candidato ao Senado, Henri Clay.

No mesmo dia também circulou com Fábio Henrique (PDT) e aliados.

OLHA LÁ A CONFUSÃO

Chega informação sobre a formação de chapinha e chapão: “candidatos estaduais da base aliada [PSD e MDB] ameaçam não votar em Jackson Barreto e Rogério Carvalho.

Também não votam na reeleição de Edvaldo caso o chapão não se forme.

ELIANE É BEM RECEBIDA

As notícias de Simão Dias são de que Eliane Aquino (PT), pré-candidata a vice de Belivaldo Chagas, foi bem recebida nos festejos de Sant’Ana.

A avaliação de aliados é que nova pesquisa dará impulso na chapa majoritária.

AVALIAÇÃO DE HELENO

O pré-candidato ao Senado, Heleno Silva (PRB), avalia que Janier Mota é a melhor vice para Amorim: “ela cresceu muito no Estado com seus méritos”.

Para Heleno ela é “a grande revelação política dessa eleição”.

QUEM ACREDITA EM FUX?

O presidente do TSE, Luiz Fux, diz que o tribunal será inflexível com candidatos ficha-suja que pretendem disputar as eleições de outubro.

– Quem estiver inelegível pela Lei da Ficha Limpa “está fora do jogo democrático”.

MAIS PROBLEMA NA SAÚDE

Um problema que afeta o sistema de saúde do Estado é a falta de vagas na urgência e emergência de Aracaju. Pacientes estão sendo levados para hospitais do interior

O pior: só sabem o destino dentro das ambulâncias do Samu.

Notas

Exposição divide opiniões – Segundo Poder360, uma exposição que está em cartaz em Salvador (BA) está dividindo a opinião do público. O projeto artístico se chama “Cu é lindo”. A polêmica não gira apenas em torno do tema, mas também pelo fato de o projeto artístico ter sido financiado pelo Governo da Bahia.

0x0

Centrão apoia Alckmin – O Centrão, grupo de cinco partidos formados pelo DEM, PP, PRB, PR e SD, formalizou ontem seu apoio a Geraldo Alckmin (PSDB) na corrida pela Presidência da República. Mas o nome indicado pelo grupo para ser o candidato a vice na chapa do tucano, Josué Alencar (PR), recusou do convite.

0x0

Sem ser PT ao contrário – O general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), segundo Veja, afirma que há “um certo radicalismo nas ideias, até meio boçal” entre os apoiadores do candidato Bolsonaro. Ele defendeu o discurso da advogada Janaína Paschoal, cotada para ser vice da chapa, de que o PSL não pode “ser o PT ao contrário”.

0x0

Ciro agora é antagônico – Depois de dizer que Lula “só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga”, Ciro Gomes agora se declara “antagônico” ao presidiário. O candidato do PDT, essa metamorfose ambulante, disse isso a jornalistas durante a convenção estadual do partido na Alesp, registra a Folha.

0x0

Pros e Rede conversam – Segundo ‘O Antagonista’, representantes da Rede de Marina Silva (dois deputados) estão conversando com integrantes do Pros (onze deputados) sobre a possibilidade de aliança, informa a revista Época. A tarefa é difícil, porque o Pros também conversa com outras siglas, incluindo o PT.

0x0

O Antagonista apurou – O delator Antonio Palocci entregou à PF dois rastreadores que estavam instalados em veículos de uso pessoal. Os equipamentos trazem o registro histórico de percursos utilizados pelo ex-ministro, inclusive locais visitados, como escritórios de advocacia, empresas, residências e restaurantes.

Conversando

Todos os gostos – A procissão de Sant’Ana em Simão Dias reuniu um número grande de pré-candidatos de todas as tendências. Tinha nomes para todos os gostos.

Clara e concreta – A festa de Sant’Ana sempre atraiu muitos políticos em período de eleição, mas dessa vez com divisões claras e concretas de grupos.

Esteve na festa – Fábio Henrique, pré-candidato a deputado federal é de Simão Dias e esteve na festa. Circulou ao lado do grupo liderado pelo senador Valadares.

Correm soltas – As conversas de bastidores correm soltas e intensamente. Até o momento de forma muito reservada, mas que serão expostas na próxima semana.

Evitar excessos – A partir das convenções é que órgãos de seguranças vão trabalhar mais diretamente para evitar excessos de transações financeiras nas eleições.

Muito dinheiro – Talvez seja tarde esse trabalho, em razão das negociações estarem ocorrendo neste período de pré-campanha. Está circulando muito dinheiro.

Vendas avulsas – Há tanta negociação avulsa, que tem lideranças com e sem mandatos municipais que estão oferecendo votos a custo alto, sem consultar seus chefes.

Nada fácil – A candidatura de Mendonça Prado (DEM) está com pouco movimento e sem anuncio de composição. Não será nada fácil.

Foi um alívio – Um grande alívio para os pré-candidatos a deputado federal pelo PT, com a candidatura de Eliane Aquino à vice-governadora de Belivaldo Chagas.

 

Leia também