Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Prefeitura de Aracaju inicia obra de centro esportivo no Bugio

8

Dotar o Bugio e adjacências de instalações esportivas com parâmetros oficiais e cujos objetivos são ampliar a oferta de equipamentos públicos esportivos e incentivar a iniciação esportiva, permitindo a identificação de talentos e a formação de atletas. Estes são algumas das metas da Prefeitura de Aracaju ao iniciar a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado na praça Vereador Osvaldo Mendonça, em um dos mais tradicionais e populosos bairros da capital. A iniciativa vai estimular o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento, atendendo a crianças e jovens que iniciarem a prática de modalidades olímpicas e paraolímpicas.

Orçada em mais de R$ 4,8 milhões, conveniados com o Governo Federal, o novo equipamento vai dispor de estruturas de atletismo e ginásio poliesportivo, com área de apoio composta de administração, sala de professores/técnicos, vestiários com chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público, além de parque infantil.

O projeto é uma iniciativa do Ministério dos Esportes e Aracaju foi uma das 74 cidades de todo o Brasil em que o modelo de CIE para terrenos com 7.000 m² foi aceito pelo órgão. No Nordeste, a capital sergipana está entre 82 unidades contempladas.

A obra significa mais uma opção para a população da zona Norte ter acesso a um espaço de vivência coletiva, propícia ao desenvolvimento de atividades lúdicas, potencializar as políticas de inclusão, como detalha o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. “Se somarmos as populações do Bugio, Olaria e Jardim Centenário, são mais de 50 mil pessoas e é neste raio de alcance que este tipo de obra se propõe. Embora esteja na fase inicial, ao ser concluído, o CIE contará com campo de futebol em grama com mais de mil metros quadrados, centro esportivo, área de arremesso de peso, pista de atletismo, pista de salto em distância com 65 m de comprimento, um belo mobiliário com bancos, mesas, lixeiras e no entorno um paisagismo que vai humanizar e harmonizar o local”, afirma o secretário.

Cronograma

Iniciados há algumas semanas, os serviços ainda estão nas fases basilares e se concentram principalmente na construção do canteiro, implantação das estruturas e equipamentos que serão utilizados nas fases subsequentes e remoção do solo. A criação de bases estruturais onde serão construídas os equipamentos também já tiveram início. Entre os tapumes que cercam a área, operários e máquinas realizam os serviços atendendo a legislação, os preceitos da engenharia e protegendo aos transeuntes de possíveis acidentes.

Foto Pedro Leite

Leia também