28/07/18 - 06:43:10

EDVALDO REÚNE OS SECRETÁRIOS E FAZ BALANÇO DE 18 MESES

Fazer uma avaliação do cumprimento das metas dos primeiros 18 meses da gestão e discutir o andamento das ações e dos projetos que serão executados nos próximos dois anos e meio. Com estes objetivos, o prefeito Edvaldo Nogueira reuniu todo o secretariado nesta sexta-feira, 27. O encontro, que faz parte da agenda do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, tratou do êxito do período de Reconstrução da cidade e reiterou as diretrizes que nortearão o trabalho para transformar Aracaju numa cidade humana, inteligente e criativa.

“Todo o trabalho que realizamos até o momento tinha um único foco: a reconstrução da cidade, o que envolveu o ajustes das contas municipais; a regularização do pagamento dos salários dos servidores; a retomada do funcionamento dos serviços públicos nas áreas de limpeza, saúde, educação, assistência e urbanização; a realização do Forró Caju, além da retomada das obras para as quais eu assegurei os recursos no meu mandato anterior, mas que ficaram paralisadas na gestão passada. Assim, o nosso balanço é positivo, pois, com muito esforço, alcançamos a maioria das nossas metas”, afirmou o prefeito.

De acordo com ele, como o trabalho de gestão da cidade requer um “processo contínuo de evolução e amadurecimento”, a reunião com os secretários serviu para fazer uma análise do que é possível melhorar e de que forma cada secretaria deve atuar para atender, com cada vez mais efetividade, as demandas dos aracajuanos.

“Foi uma análise criteriosa do que fizemos e como podemos avançar. Foi uma reunião extremamente positiva, baseada no rigoroso monitoramento que norteia o nosso Planejamento Estratégico. Fiz um chamado aos secretários para que permaneçam focados no cuidado com a cidade. Não podemos nos desviar dos compromissos firmados com a população. Foi uma reunião de alinhamento, essencial para o cumprimento dos projetos que já estão em andamento e daqueles que ainda serão executados”, afirmou Edvaldo.

Reconstrução e Avanço

Conforme foi estabelecido ainda no início do governo, o planejamento das ações se estabeleceu sobre dois marcos temporais: o primeiro, que compreendeu o período de junho de 2017 a junho de 2018, denominado Reconstrução; o segundo, que se iniciou neste mês e que encerrará em dezembro de 2020, no qual se concretizará o programa de avanços da cidade.

No primeiro período, a gestão voltou suas atenções para a reorganização da cidade, o que incluiu a negociação das dívidas herdadas (só de curto prazo, os débitos chegavam a R$ 540 milhões); o pagamento dos salários em dia e o reconhecimento de direitos dos servidores; a normalização da limpeza pública, com a realização do processo licitatório;  a retomada do funcionamento das unidades de saúde e das escolas municipais; a recuperação da malha viária, com o programa de recapeamento e a operação tapa-buraco, para as quais o governo já direcionou mais de R$ 17 milhões; a realização de obras estruturantes em vários bairros, entre outras ações.

Estabelecidas as bases de funcionamento da cidade, foi possível iniciar a segunda etapa do Planejamento Estratégico. A partir deste mês, os esforços da administração se direcionam para os projetos que tornarão Aracaju uma cidade moderna. Alguns passos já foram dados neste sentido, como o início da implantação do Prontuário Eletrônico nas unidades básicas de saúde e a instalação da semaforização inteligente, com a substituição de todas as 148 sinaleiras existentes, além da efetivação da matrícula online na rede municipal de ensino, o que pôs fim às longas filas de pais em frente às escolas todos os anos.

Foto Marco Vieira

Por Valter Lima