Aracaju, 29 de março de 2024

SES disponbiliza panorama da Atenção Básica em sítio eletrônico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

Para consulta basta acessar o site da Secretaria de Estado da Saúde clicando no banner Nest/Ses

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Planejamento,  lançou nesta sexta- feira, 27, quatro painéis eletrônicos que espelham o panorama da Atenção Básica em Sergipe no que se refere aos Programas Saúde da Família (PSF), Saúde Bucal, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e de Agentes Comunitários. Os painéis estão disponíveis para consulta no site www.saude.se.gov.br, segundo informou a gerente de Informação e Estatística da Diretoria de Planejamento, Eliane Nascimento.

Cada um dos painéis traz informações específicas da área, mas de modo geral aponta o teto das equipes preconizado pelo Ministério da Saúde, o número de equipes cadastradas no sistema nacional, o quantitativo de credenciadas e implantadas. Os dados são referentes a 2018, por mês de competência, a partir de março e contemplam todos os 75 municípios do Estado de Sergipe, que podem ser visualizados todos de uma vez só ou por região.

Tomando como exemplo o painel Panorama do Programa de Saúde da Família, lá está informado que o maior número de equipes está concentrado na capital e a menor em Divina Pastora. Enquanto Aracaju tem 127 equipes, a cidade sergipana da peregrinação tem duas. No mesmo painel está também informado o valor do repasse do Ministério da Saúde para os municípios utilizarem no custeio das equipes. Em maio, foram R$ 4.543.070,00.

“Os recursos vão direto para a conta dos municípios”, enfatizou Eliane Nascimento, acrescentando que o valor de cada um deles é correspondente ao número de equipes. Segundo ela, outro dado de interesse público apresentado no painel é o repasse mensal do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). Em maio, o valor foi de R$ 1.983.000,00.

“O mesmo detalhamentos encontrado no painel Panorama do Programa de Saúde da Família é visto nos demais. Ele foram elaborados em parceria com a Diretoria de Atenção Integral à Saúde (Dais), a partir de planilhas publicadas no site do Ministério da Saúde”, disse Eliane Nascimento, salientando que o objetivo desse trabalho é o de tornar as informações públicas, transparentes e de fácil acesso.

A gerente salientou que as informações publicadas são de interesse da população em geral, mas em particular dos órgãos de fiscalização, de controle social, gestores, profissionais e usuários da saúde. Os painéis podem ser acessados através do site www.saude.se.gov.br, clicando no banner Nest/Ses.

ASCOM SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também