30/07/18 - 08:28:18

Centro de Zoonoses de Propriá é destaque no programa “100% Animal” da rádio Aperipê

O Centro de Zoonoses do Município de Propriá, na pessoal do seu Coordenador, Ediclan Martins, foi destacado pelo programa “100% Animal” na emissora de rádio da Fundação Aperipê pelo jornalista Nivaldo Cândido no último sábado, 28 de julho.

Respondendo diversas perguntas por Nivaldo Cândido, Ediclan Martins colocou como importante informação o fato do Centro de Zonoses de Propriá ter sido implantado na gestão do Prefeito Iokanaan Santana por meio da Secretaria Municipal de Saúde na pessoa do Secretário Iokanaan Santana Filho “San”, percebendo o número de animais como cães e gatos perambulando pelas vias, muitos em estado de maus tratos, decidiram implantar o órgão que é pioneiro em castração, fazendo ainda todos os preparativos para adoção dos animais após os procedimentos cirúrgicos.

Histórico

Existia um débito quanto à contemplação da política pública voltada às questões de animais no Município. Eles eram vistos em grupos dissolvidos em vários pontos da cidade, principalmente nas imediações da feira livre, mercados onde funcionam vendas de carnes, frangos, peixes, lanchonetes e restaurantes. Espaços como calçadas, portas de lojas, praças e outros recintos eram alvos da presença dos cães promovendo insatisfação pública, aspectos de falta de higiene e saúde pública. Alguns andavam mostravam feridas, tumores, queda de pelos e ulceras, etc. A Secretaria Municipal de Saúde decidiu agira implantando o CZ que hoje torna-se referência no Estado de Sergipe pelo trabalho e dedicação da equipe coordenada por Edican Martins colocando Propriá como cumpridor da política publica de direitos dos animais.

O programa “100% Animal”, que têm grande audiência pela relevância dos temas apresentados, foca em assuntos voltados para questões com animais, seus direitos, saúde, proteção e legislação vigente. Profissionais que trabalham com essas demandas, médicos veterinários, voluntários, ONG´s e outros relacionados são comumente constatados pela produção e Nivaldo Cândico que reforça sobre a importância do tema.

Cariri Cangaçu

Finalizando a entrevista, Nivaldo Cândido abriu espaço para o Coordenador de Comunicação, Adeval Marques, falar sobre o evento do Cariri Cangaçu que acontecerá no dia 03 de agosto na Câmara Municipal com palestras e exposições sob a realização da Prefeitura de Propriá, apoio da Câmara Municipal e parte da imprensa local.

Na ocasião um detalhe chamou a atenção, foi quando Nivaldo conclamou aos prefeitos de outros municípios para implantarem centros de zoonoses e assim promover saúde, assistência, direitos e cumprimento dessa política.

Por Adeval Marques

Foto: Adeval Marques

Fonte: Prefeitura de Propriá