30/07/18 - 16:40:48

Garibalde: falta resolver imbróglio entre chapinha e chapão na chapa aliada

Depois de conclusa a formação da chapa majoritária no grupo liderado pelo atual governador Belivaldo Chagas, PSD, tendo como vice, Eliane Aquino, PT, e mais Jackson Barreto, MDB, e Rogério Carvalho, PT, ambos para o Senado, resta consolidar as coligações proporcionais, principalmente, no imbróglio da “chapinha” ou “chapão”.
Belivaldo tem sido cauteloso no trato com os proporcionais, no entanto, deixa claro que seu entendimento, se dependesse exclusivamente dele, seria melhor o “chapão”. Os resistentes para esse encaminhamento estão no Podemos, representado por Zezinho Sobral, e no PCdoB que tem a liderança do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.
Numa conversa no final da manhã dessa segunda-feira (30) o deputado Garibalde Mendonça, MDB, disse que entende o anseio de cada pré-candidato dentro de suas agremiações, mas, lembra que os resultados vitoriosos nas últimas eleições nasceram da compreensão de uns, em favor de outros.
Sem exercitar muito a memória, o parlamentar lembrou da eleição de 2014, quando o próprio Belivaldo Chagas, que se encontrava vice-governador, abriu vaga para Jackson Barreto sem concorrer a qualquer outra candidatura, além do pleito de 2016, momento em que o MDB declinou a pré-candidatura de Zezinho Sobral, até ali MDB, para apoiar o candidato do PCdoB, Edvaldo Nogueira, tendo como vice, Eliane Aquino,PT. Ainda naquela ocasião, Garibalde enfatiza que vários candidatos a vereador do MDB renunciaram suas pretensões em favor da consolidação do projeto majoritário.
“A vitória do PCdoB em 2016 na capital foi fruto da unidade do grupo”, afirmou o deputado, considerando que a história das eleições passadas serão levadas em conta, como fez o Partido dos Trabalhadores, que já delibera para a formação de um “Chapão”, fortalecendo o projeto majoritário, liderado pelo governador Belivaldo Chagas. “Resolvido esses imbróglios, temos tudo para ganhar as eleições”, concluiu Garibalde.