Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

A CANDIDATURA A VICE DE IVAN

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O ex-prefeito Ivan Leite (PRB) teria aceitado ser o pré-candidato a vice-governador na chapa liderada pelo senador Eduardo Amorim. Ontem à noite ele comunicou sua decisão ao governador Belivaldo Chagas (PSD). Parecia constrangido, mas fazer o quê diante da ameaça de retirar apoio à candidatura de sua mulher, vice-prefeita Adriana Leite (PRB), à deputada estadual? Não havia outra decisão, mesmo que alguns aliados seu tenham feito observações de absoluta desaprovação.

Estância se acendeu com a notícia. Algumas ligações de perplexidade e outras de aplausos e aprovação. Ivan é um líder na região Sul, embora um dos prefeitos de oposição tenha dito que “não fede e nem cheira”. Sabe-se que o ex-prefeito é influente politicamente, como cidadão e empresário. Teria sido um golpe duro tirar o sonho de Adriana de ser deputada estadual e, de resto, a disputa pela vice, mesmo do grupo que anteriormente não pretendia apoiar.

Aliás, essa posição surpreendeu. Muita gente ficou entre a dúvida e a certeza, pelo estilo político que Ivan Leite sempre conduziu em toda a sua vida pública. Principalmente em razão de sua decisão de ficar na base aliada, desde o momento em que o seu partido se afastou do Governo.

Mas há um fato que Ivan talvez não tenha exposto: intimamente ele gostaria de integrar a chapa majoritária, como candidato a vice ou primeira suplência e só foi convidado exatamente neste período de convenções e pressionado pela legenda. Ivan Leite quis realizar o sonho de colocar Adriana Leite na disputa à deputada estadual e ao mesmo tempo atender a um desejo natural de quem faz parte da política sergipana há anos.

Muita coisa ainda pode ocorrer até a realização das convenções, que acontece dia 05 de agosto, inclusive um recuo na posição.

REUNIÃO COM BASE ALIADA

Belivaldo Chagas e Jackson Barreto terão, hoje à noite, reunião com presidentes dos partidos da base aliada. O assunto será a questão da chapinha ou chapão.

Apenas o Podemos e PCdoB querem fazer chapinha.

TÊM PRESSA NA SOLUÇÃO

A base aliada tem pressa para resolver o imbróglio, já que a maioria defende o chapão, mas o PCdoB e Podemos, que insistem na chapinha, fazem convenção amanhã.

A reunião vai girar em torno disso.

CONVERSAS COM EDVALDO

Desde ontem que deputados do bloco vinculado ao Governo conversam com Edvaldo Nogueira. Tentam reverter a ideia do PCdoB sair com chapinha.

O presidente do partido, professor Bittencourt, não abre mão.

CONVERSA COM BELIVALDO

Diante do tiroteio da informação de que Ivan Leite (PRB) poderia ser candidato à vice de Eduardo Amorim, ele teve uma conversa ontem à noite com Belivaldo Chagas.

Ivan terminou a conversa informando a Belivaldo que pensaria sobre a vice.

SERIA AMEAÇA DO PARTIDO

Segundo informação de bastidores, o PRB teria ameaçado a não dar legenda a Adriana Leite (PRB), mulher de Ivan, que é pré-candidata à deputada estadual.

Havia expectativa de aliados de Ivan Leite em Estância.

ACHA QUE IVAN NÃO VAI

Há muitos pitacos sobre essa informação de Ivan ser o vice de Amorim. A maioria acha que Ivan não será candidato: “ele é homem de palavra”, disse um deles.

– Ele já disse que iria com Belivaldo. Não vai mudar, garantiu.

PT SEM CONTRATEMPO

Pela primeira vez, pelo menos em Sergipe, o congresso do PT não registrou alguns contratempos. Todas as tendências se uniram em favor da composição com Belivaldo.

Foi um passo à frente no diálogo entre as articulações.

NÃO SÓ ENTRADA DE ELIANE

Percebeu-se que não foi apenas a entrada de Eliane Aquino como candidata a vice pelo PT que se deu a unificação dentro do partido, mas a visão política do momento.

– Vive-se uma nova era no PT, admite Eliane.

BELIVALDO SUGERE CHAPÃO

O governador Belivaldo Chagas (MDB) não pretende se envolver em decisões interpartidárias, mas chegou a admitir que o chapão seria melhor solução.

Os partidos têm que resolver isso internamente.

PODEMOS E PCDOB JUNTOS

O deputado Luiz Garibaldi (MDB), que disputa a reeleição, diz que o PT já deu uma demonstração de unidade. Falta apenas o Podemos e o PCdoB.

Acha que com o chapão todos ficam unidos.

QUESTÃO DE IVAN NA VICE

Surpreendeu a informação de que o ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB), está em conversas para ser o candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Amorim.

Ivan havia mantido seu apoio a Belivaldo Chagas.

RECUSA DE JANIER À VICE

A vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota (PR), não aceitou o convite para ser a vice de Eduardo Amorim e mantém sua candidatura a deputada estadual.

Ouviu o seu grupo político na região.

NÃO UTILIZA VERBA PÚBLICA

Pré-candidato a governador do Estado, o empresário Milton Andrade (PMN) ratificou ontem que não usará recursos do Fundo Eleitoral para pagar a sua campanha.

– A minha campanha será custeada com dinheiro próprio e com doações de pessoas que acreditam no nosso projeto. Nada de verba pública.

PDT RESOLVE ATÉ AMANHÃ

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) disse ontem que não tomará nenhuma posição sem antes conversar com Belivaldo Chagas, à “quem devo respeito e atenção”.

– Acho que até amanhã resolve o apoio, dependendo ainda da Nacional.

NÃO VIAJOU COM VALADARES

Fábio Henrique diz, também, que não viajou pelo interior ao lado de Valadares Filho, “apenas o encontrei em Santo Amaro em cavalgada organizada pelo vereador Marcio”.

– Márcio é do Podemos, mas vota em Fábio (PDT) e em Valadares Filho (PSB).

MACHADO PARA ESTADUAL

Amigos estimulam José Carlos Machado (PPS) a candidatar-se a deputado estadual. Acha que será melhor para o Estado, pela colaboração que ele pode dar.

Aliás, a essa altura é o melhor caminho.

EMPRESÁRIO DA BAHIA

Um ilustrado empresário da Bahia tem financiado pesquisa de opinião pública em Sergipe. As pesquisas externas, em sua maioria, são Fake News.

Passam informações falsas e influenciam na disputa eleitoral.

CONVERSAS COM ZÉ

O ex-prefeito de Nossa Senhora do Socorro, José Franco, tem mantido conversas com grupos políticos que buscam seu apoio. As pesquisas o indicam bem no município.

José Franco ainda não decidiu nada.

Notas

Ciro diz que não integra máfia – Ciro Gomes concedeu entrevista a Maria Lydia e João Batista Natali no “Hora do Voto”, da TV Gazeta. Entre suas frases sua enérgica afirmação: “eu não sou parte da máfia!”. Ancoradas em polêmicas, algumas perguntas deram espaço a breves momentos de energias elevadas durante o programa.

0x0

Márcio acredita na juventude – Candidato a deputado federal, Marcio Macedo (PT) acredita na juventude. “É essa turma que vai continuar lutando pela nossa democracia, justiça e por um país melhor. Então, agradeço a confiança e o apoio da juventude do PT e do movimento estudantil universitário e secundarista. Vamos à luta!”

0x0

Supremo está numa sinuca – Do Blog do Noblat: Que sinuca está o Supremo Tribunal. Se mandar Lula para casa agora, se dirá que o fez para que seja candidato. Se mandar imediatamente depois da eleição, se dirá que o manteve preso para impedi-lo de ser candidato. Não seria o caso de deixá-lo cumprir pena como outros presos?

0x0

Ministra teme vandalismo – A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia teme novos atos de vandalismo contra o Judiciário, diz o Estadão. “O primeiro, em 15 de agosto, no TSE, último dia do prazo para registro de candidaturas”. Para intimidar os ministros, o PT promete levar 40 mil milicianos a Brasília.

0x0

Petistas vaiam Calheiros – Renan Calheiros e o filho, governador de Alagoas, foram recebidos sob vaias e chamados de “golpistas” pela militância petista na convenção do partido realizada domingo no estado. Diz a Folha: “As vaias e gritos aconteceram quando Renan pai e Renan filho subiram ao palco”.

0x0

Sobre gestão democrática – Gaudêncio Torquato fala sobre Gestão democrática: é o deslocamento dos eixos tradicionais do poder transfere força para novos e pequenos núcleos de poder, que se localizam não apenas no centro da sociedade, mas nas margens. Tendência das democracias: descentralizar a política e seus mecanismos.

Conversando

Base aliada – Domingo, todos os partidos que formam a base aliada farão convenções e declaram oficialmente apoio a Belivaldo Chagas (PSD) e a Eliane Aquino (PT).

JB e Rogério – Também vão apoiar Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT) ao Senado Federal. Os proporcionais também estão definidos.

Realiza convenção – O PSB realiza amanhã a convenção da legenda, que indica todos os candidatos para as eleições: proporcionais e majoritárias.

Demais delegados – Já na sexta-feira será realizada a convenção nacional do PSB, em Brasília, para onde viajam os Valadares e demais delegados.

Sem decisão – Até o momento ainda não foi decidido o pré-candidato à vice na chapa liderada por Eduardo Amorim ao Governo do Estado.

Seu Marcos – O vereador “Seu” Marcos se predispõe a disputar a vice do candidato tucano, mas até o momento nada certo.

Um dos poucos – Professor Dudu (PT) é um dos poucos que se manifesta contra o apoio do seu partido a Belivaldo Chagas e Jackson Barreto.

Está animado – Heleno Silva (PRB) está animado com a candidatura ao Senado e tem uma boa receptividade no eleitorado, principalmente no Sertão.

Continua apático – Enquanto os candidatos se agitam e se animam o eleitorado continua apático ao pleito. Tudo indica que a abstenção será alta.

 

Leia também