31/07/18 - 05:16:04

SALÁRIO EM DIA É RESPEITO E DIGNIDADE, DIZ SERVIDORA

O servidor público municipal ainda guarda a triste recordação das dificuldades que enfrentou, durante a gestão passada, em decorrência dos atrasos salariais constantes. Por isso, o sentimento dos trabalhadores da Prefeitura de Aracaju hoje é de alegria e satisfação ao ter o seu salário creditado em dia, dentro do mês trabalhado. Assim tem sido desde janeiro de 2017, quando se iniciou a administração do prefeito Edvaldo Nogueira. De lá para cá, já foram 19 meses, nos quais o atual gestor honrou o seu compromisso de devolver a dignidade ao funcionário público. Em julho, o pagamento de todos os servidores ocorre nesta segunda-feira, 30.

“Para nós, servidores, o recebimento do salário dentro do mês é algo maravilhoso, pois só assim podemos planejar melhor nosso orçamento doméstico. Durante a gestão passada, todo final do mês era angustiante, a gente nunca sabia ao certo qual seria a data do pagamento. Estou muito feliz por estar com as contas da minha casa em dia”, afirmou Hélia Siqueira, que é assistente administrativa da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) há 25 anos.

Da mesma forma, a auxiliar administrativa da Perícia Médica, Maria Marta dos Santos, vê o pagamento em dia como um resgate de direito. “Em decorrência dos atrasos que sofremos nos pagamentos dos salários, tive de recorrer ao cheque especial. Graças a Deus, isso é passado. Hoje temos nossos salários em dia e o reconhecimento de uma gestão que esta resgatando direitos. Os servidores comemoram essa situação”, frisou ela, que é funcionária da prefeitura desde 1986.

Joana Angélica Gonçalves, servidora do setor de Eventos da Secretaria da Educação, lembra que o pagamento em dia foi uma “promessa de campanha do prefeito”. “É muito gratificante chegar o final do mês e saber que nosso salário estará na conta, que vamos poder honrar nossos compromissos sem atrasar, sem pagar juros por conta da irresponsabilidade de um gestor, como acontecia na gestão passada, que tínhamos uma insegurança terrível, pois não sabíamos quando seria possível pagar as contas. Agora, podemos gerenciar nossas despesas e nossas famílias de uma forma mais tranquila e segura”, comentou.

A assistente social da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Yolanda Santos, é funcionária pública há 31 anos e diz que o pagamento dos salários em dia “é uma grande demonstração de compromisso com os seus servidores”. “A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira sempre colocou os pagamentos dos seus servidores em primeiro lugar. Sou funcionária pública da Prefeitura há muito tempo, então, a última administração nos deixou realmente muito frustrados, porque não sabíamos sequer quando iríamos receber. Para mim, o retorno do pagamento foi um grande avanço. Hoje, podemos nos planejar direitinho porque temos a certeza de que no final do mês os nossos salários, frutos de tanto esforço e dedicação, estarão em nossas contas”, ressaltou.

O motorista José Francisco da Silva Neto, servidor há 30 anos, é categórico ao declarar que “a atual gestão está bem melhor do que a anterior, pois paga os servidores em dia”. “Antes nossos salários viviam atrasados e hoje nossa realidade é outra. Estou muito satisfeito com a administração do prefeito Edvaldo Nogueira, que satisfatoriamente preencheu todas as minhas necessidades na questão financeira”, disse.

Pelas redes sociais, a servidora Karla Martorella também expressou seu contentamento com o pagamento em dia. “Eu lembro bem do sofrimento que passamos na gestão passada. Reconheço o esforço e comprometimento do atual prefeito. E agradeço sim, apesar de saber que é obrigação pagar em dias os servidores. Agradeço porque passamos quatro anos com um gestor que não cumpria obrigação alguma. Obrigada, Edvaldo!”, publicou lá na rede social Instagram.

Pagamento antecipado

Pela quinta vez consecutiva, o pagamento dos servidores públicos municipais foi antecipado. Na noite desta segunda-feira, 30, os salários estarão depositados nas contas de todos os servidores – ativos (efetivos e comissionados) e inativos (aposentados e pensionistas).

Com a conclusão de julho, o 19º mês no qual ele está no cargo, o prefeito terá feito o pagamento de 22 folhas salariais (as folhas dos 19 meses, o 13º salário de 2017 e as duas folhas que o gestor anterior não quitou). Com os salários de julho, a prefeitura injeta na economia local cerca de R$ 80 milhões. Até este mês, honradas as 22 folhas salariais, o investimento chega a quase R$ 1,7 bilhão.

Foto Ana Lícia Menezes

Por Tirzah Braga