Aracaju, 18 de abril de 2024

Aprontos finais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os partidos estão ultimando os preparativos para a campanha eleitoral em Sergipe. Entre as chamadas grandes legendas, apenas o PSB ainda não escolheu o candidato a vice. O PSDB também demorou para encontrar o parceiro de chapa do pré-candidato a governador Eduardo Amorim. Só ontem, os tucanos definiram-se pelo nome do ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB). Até domingo próximo, outra questão a ser resolvida é a composição proporcional. Muitos defendem que cada partido apresente a sua chapa, porém boa parte dos pré-candidatos prefere o chamado “chapão”, composto por todos os concorrentes da coligação. O tempo é curto para se chegar a um consenso neste quesito, mas os entendimentos estão bem encaminhados e tudo será definido até domingo. Feitas as convenções e registradas as chapas, o jogo começará pra valer. E não se engane, será eleito governador quem tiver, além de muito dinheiro, o melhor bolodório para convencer a maioria do eleitorado.

Sentiu o golpe

Embora procure não demonstrar, a base governista sentiu a debandada de Ivan Leite (PRB) para o time da oposição. Ao aceitar ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Eduardo Amorim (PSDB), Ivan enfraqueceu o governo na zona sul de Sergipe. Quando fala sobre o assunto, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) tira por menos: “Nunca é bom perder amigos e aliados, mas isso não muda o nosso projeto”. Então, tá!

Pau em Jackson

Engana-se quem aposta numa aliança por debaixo dos panos entre os pré-candidatos a senador Jackson Barreto (MDB) e André Moura (PSC). O parlamentar cristão afirma que, enquanto governador, JB esqueceu a saúde, abandonou as rodovias e ignorou o servidor público, atrasando os salários. Moura lembra que “o ex-governador realizou até inauguração fake”. Misericórdia!

Glória de luto

A população de Nossa Senhora da Glória está de luto pelo falecimento da ex-prefeita Maria de Zé de Bastião. Ela morreu ontem, em Aracaju, vítima de um AVC. Mãe da vereadora Valdenice Vieira, a “Tita” (PP), dona Maria administrou Glória de 1995 a 1996, concluindo o mandato do ex-prefeito Antônio Alves Feitosa.

Agora vai

E o pré-candidato a senador Henri Clay Andrade (PPL) está afiando a língua contra o governo. Segundo ele, “a gestão do Estado é inoperante, incompetente”. No tom bem oposicionista, o advogado jura que Sergipe precisa de ideias novas, sangue novo: “Se o Estado não consegue fazer o básico, serve para quê? Para ter um monte de cabide de emprego, de mamata”. Virgem Santa!

Contra as máquinas

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB), denuncia que o filhote e pré-candidato a governador Vavazinho (PSB) está enfrentando três máquinas poderosas: O governo de Sergipe, a prefeitura de Aracaju e o governo federal. Mesmo assim, Vavá garante que a vontade do povo derrotará as máquinas públicas comandadas por Belivaldo Chagas (PSD), Edvaldo Nogueira (PCdoB) André Moura (PSC), este último representante em Sergipe do desgoverno Temer-treme (MDB). Homem, será?

Vale-grana

Boa parte dos trabalhadores que recebe vale-refeição troca o benefício por dinheiro. De acordo com pesquisa do Instituto Data popular, quase quatro em cada 10 assalariados que recebem vale-refeição vendem o benefício. No estudo, 36% disseram que venderam o vale-refeição pelo menos uma vez no último semestre. Já 60% trocaram o benefício por dinheiro mais de duas vezes. Danou-se!

JB injuriado

Não chamem para o mesmo rega bofe o ex-governador Jackson Barreto e o deputado estadual Zezinho Guimarães – ambos do MDB. Pode sair bate boca feio entre ambos. JB está por aqui com o aliado, que se bandeou para o lado do pré-candidato a senador André Moura (PSC). Também de olho numa cadeira no Senado, Jackson acha que, se pretendia paparicar a oposição, Zezinho deveria ter deixado o MDB. Homem, vôte!

Camarão

Com uma produção de algo em torno de 10 toneladas/mês, estima-se que no município de São Cristóvão existam aproximadamente 700 viveiros do crustáceo em pleno funcionamento. Parte da produção local é consumida em Sergipe (80%), enquanto o restante é enviado para a Bahia e Alagoas, dois grandes mercados consumidores. Legal!

Contra os golpistas

A tendência petista Articulação de Esquerda segue criticando a indicação de Eliane Aquino (PT) como pré-candidata a vice na chapa encabeçada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD). Segundo o professor Dudu (PT), “se tem uma coisa que não pode faltar à esquerda é ousadia para enfrentar os desafios postos pela classe dominante”. Dito isso ele arremata: “Petista que é petista não se alia a golpistas”. Crendeuspai!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 20 de novembro de 1897.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também