Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

AS ADESÕES ACONTECEM SEMPRE

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Claro que a saída de um grupo político de nome, como o do ex-prefeito Ivan Leite (PRB), não é fácil. Tem que respirar fundo e suportar. Mas faz parte do jogo político e da disputa. No afunilamento para as convenções, muita coisa acontece e ainda dever ocorrer, até que se entregue todas as atas oficializando candidaturas ao TRE. É um caminho sôfrego, que só termina quando todas as chapas estiverem oficializadas.

Candidaturas são assim. Convivem com altos e baixos mas seguem em frente, à busca do equilíbrio na conquista dos objetivos propostos. Até vésperas de eleições podem ocorrer adesões que favoreçam ou não a uma ou a outra candidatura, mas tudo dentro de um quadro natural, dependendo sempre de interesses de cada um. Claro que qualquer grupo gostaria de segurar Ivan Leite, inclusive pela sua biografia, mas se não deu tem que mandar bola à frente e buscar saídas.

Não houve um fortalecimentos, pois o mossa provocado sequer leva ao hospital, imagina à UTI, como alguns membros de outros segmentos políticos começam a avaliar, diagnosticando “morte eleitoral”. Qual nada! Estância tem outros blocos eleitorais que fazem oposição a Ivan Leite e que já estiveram à frente da Prefeitura. Não é cidade coronelizada, mas aculturada. Lá o eleitorado sabe escolher o que é bom para o município, para o Estado e para o País.

Com as adesões que vão acontecendo, até com certa naturalidade, nada mudou no cenário em relação às candidaturas majoritárias, principalmente ao Governo do Estado. Continua embolada, o que oferece dúvida quanto aquele que tem preferência de um eleitorado que não esboça ânimo com as próximas eleições. Belivaldo, Eduardo e Valadares caminham em um nível de percentual próximo. Tanto que a dois meses do pleito ainda não se tem uma fotografia exata do resultado final, onde os principais candidatos aparentam otimismo moderado quanto à vitória em outubro, provavelmente em segundo turno.

NÃO DEU OUTRA SOBRE IVAN

Pronto! Definido. Ivan Leite (PRB) é o pré-candidato a vice-governador na chapa liderada pelo senador Eduardo Amorim (PSDB), que disputa o Governo.

As conversas começaram domingo e foram concluídas ontem.

NOTÍCIA PROVOCOU DÚVIDAS

A coluna publicou a notícia de que Ivan Leite decidira ser o vice de Amorim ontem e provocou uma série de incertezas pela dúvida que gerou.

O grupo se reuniu ontem mesmo à noite e está decidido.

IVAN FOI CONVIDADO POR JB

O pré-candidato ao Senado, ex-governador Jackson Barreto (MDB), disse ontem que convidou o ex-prefeito Ivan Leite (PRB) a ser seu primeiro suplente. Ele não aceitou.

Fez isso antes de terminar a oficialização dos partidos.

COMBATEU ESTILO AMORIM

Jackson ficou surpreso com a notícia de Ivan ser vice de Eduardo: “logo ele que sempre combateu o estilo de Amorim”. E mais: “PRB não ameaçou tirar legenda de Adriana”.

– Ivan estaria acima de uma ação da partidária, disse.

FESTA EM ITABAIANINHA

Jackson Barreto criticou a festa que o deputado Zezinho Guimarães (MDB) realizou na cidade de Itabaianinha, sem sua presença e a de Belivaldo Chagas (PSD).

– Lá só estava o pré-candidato ao Senado André Moura (PSC).

SABEDORIA POLÍTICA

Segundo Jackson Barreto, sabedoria política “é colocar um pé no Governo e outro na oposição”. E completa: “acender uma vela a Deus e outra ao diabo”.

– Zezinho deveria ter trocado de partido antes das eleições, disse.

JANTAR MUITO BEM SERVIDO

O governador Belivaldo Chagas, pré-candidato à reeleição, ficou triste com a conversa que teve com o ex-prefeito Ivan Leite (PRB), na segunda-feira.

Mas em seguida teve um jantar que lhe encheu de alegria.

ALIADOS FALAM DE DECISÃO

Ontem pela manhã, em Estância, alguns ouvintes ligaram para os programas matinais das emissoras de radio e pediram para Ivan Leite (PRB) manter apoio ao Governo.

Também houve quem apelasse para ele disputar a vice.

PEDIDOS PODEM MUDAR

Lideranças políticas de Estância avaliam que até o dia 05 de agosto, Ivan Leite pode recuar da candidatura a vice e se manter na base aliada ao Governo.

– Ivan é um homem de muita palavra, disse um seu aliado.

CAFÉ DA MANHÃ NO PIRATA

Prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, reuniu cerca de 500 aliados, ontem, na churrascaria Pirata, reduto dos Teles de Mendonça, para anunciar seus candidatos.

Foram os majoritários e proporcionais, além de Alckmin para presidente.

ITABAIANA ESTARIA FORA

Já em entrevista à radio Rio FM, em Porto da Folha, o prefeito de Itabaiana criticou a operação tapa buraco que o Governo faz nas rodovias estaduais.

Tascou essa: “vai tentar convencer o povo de Sergipe, mas o de Itabaiana não”.

CASTRAÇÃO QUÍMICA

Pré-candidato ao Senado, André Moura vai sugerir projeto para que se faça a “castração química” de estupradores e pedófilos.

O assunto esteve em debate no grupo Universo Político.

SUKITA RECORRE E DISPUTA

O ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita (PTC) recorreu das sentenças contra ele e mantém sua candidatura a deputado federal pela oposição.

Fará a convenção do partido dia 05, para homologar seus nome e de 26 estaduais.

ESTÁ TUDO JÁ SUPERADO

Sukita disse que o problema com a sua ex-mulher, atual prefeita de Capela, Silvany (PTC), já foi superado e admite que o eleitorado esteja do seu lado.

Os dois não se falam, mas Sukita acha que ela deveria votar nele.

  1. EMERSON DIFICULTA

Um parlamentar de oposição acha que Dr. Emerson (Rede) dificultou a situação de Valadares Filho (PSB), pois penetra no eleitorado dele na grande Aracaju.

– Nos demais colégios do Estado a força das lideranças prevalecerá, admite.

POR UMA DOSE DE UÍSQUE

O mesmo parlamentar pediu: “anote aí e depois se eu perder pago um uísque: segundo turno será Belivaldo Chagas X Eduardo Amorim”.

– Com deputados e senadores eleitos, o jogo zera…

LILA FRAGA VAI COM PSB

O ex-prefeito de Lagarto, Lilá Fraga (PSDB), não segue o grupo liderado por Jerônimo Reis e vai votar em Valadares Filho (PSB) ao Governo do Estado.

Quem também vai com Valadares é Dr. Albino, ex-prefeito de Porto da Folha.

REUNIÃO ACENA PARA CHAPÃO

A reunião de ontem à noite entre presidentes de partidos da base aliada ao Governo terminou “muito bem encaminhada para o chapão”.

Mesmo assim, só hoje é que será batido o martelo.

Notas

Uso da Wikipedia – Segundo “O Antagonista”, Ricardo Lessa, apresentador do Roda Viva, usou a Wikipedia para fazer uma pergunta a Jair Bolsonaro sobre o seu passado como militar da ativa. Talvez se a Crusoé incluir o caso da mesada de Toffoli na Wikipedia, a imprensa brasileira resolva noticiá-lo.

0x0

Vícios processuais – Segundo o repórter Márcio Falcão, da revista Jota, Ao recorrer do julgamento que suspendeu a execução provisória da pena de mais de 30 anos do ex-ministro José Dirceu na Lava Jato, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que a decisão da 2ª Turma do STF tem vícios processuais.

0x0

Morre Hélio Bicudo – O advogado Hélio Bicudo morreu ontem aos 96 anos após problemas cardíacos. Foi um dos fundadores do PT e autor do pedido de impeachment contra Dilma Rousseff. Ativista de direitos humanos, ele ganhou notoriedade ao combater o Esquadrão da Morte, organização paramilitar dos anos de 1970.

0x0

Crianças no tráfico – Um estudo feito pelo Observatório de Favelas, organização da sociedade civil que fica no Complexo da Maré, demonstrou aumento de 50% do número de crianças entre 10 e 12 anos que entram na rede do tráfico de drogas. No ano passado, a participação deles subiu para 13%.

0x0

Termina o recesso – Recesso terminou ontem, mas os trabalhos na Câmara dos Deputados e no Senado não recomeçam esta semana. Devido ao período eleitoral, as casas já oficializaram o calendário do chamado esforço concentrado para agosto. Votações devem ser convocadas para 7, 8 e 9 de agosto.

0x0

DEM liberado nos Estados – Segundo Ricardo Noblat, em seu blog, Não é de graça que Rodrigo Maia, cacique do DEM, já disse que embora seu partido apoie Alckmin, nos Estados poderá apoiar qualquer um. O Centrão deu a Alckmin seu tempo de propaganda eleitoral. E já foi muito.

Conversando

Em silêncio – O governador Belivaldo Chagas (PSD), pré-candidato à reeleição evitou falar sobre a conversa que teve com Ivan Leite.

Quem viver – Senador Valadares (PSB) diz que “desta vez a máquina não vai vencer, a vontade do povo é que vai prevalecer. Quem viver, verá!”

Rilton Morais – Numa semana, o Dr. Bumbum destrói a reputação da medicina. Na outra, militantes do Roda-Viva destroem a do jornalismo. Formação universitária não é o forte do Brasil.

Apoio de Jander – O vereador Jander, de Feira Nova, declara apoio à candidatura de Valadares Filho (PSB) a governador. Ele foi o mais votado no município.

Será sexta – A convenção do PSB em Sergipe será realizada sexta-feira para homologação de todos os candidatos proporcionais e majoritários do partido.

Evita falar – O ex-prefeito Ivan Leite (PRB) atendeu poucos telefonemas ontem e até evitou falar com a imprensa. Um silêncio reflexivo.

Fake News – As pesquisas eleitorais externas são informações falsa (fake news) que a Justiça Eleitoral ainda não adotou uma providência contra esse crime.

Não valem – Pesquisas publicadas são encomendas e orientadas por quem as contrata e paga. As pesquisas internas orientam os candidatos, as externas enganam o eleitor.

Mais recente – Para se ter ideia, uma das pesquisas mais recentes publicada foi financiada por um empresário de Salvador.

 

 

Leia também