Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Barco furado? Desgaste do governo promove “migração” para a oposição!

Quando assumiu o governo do Estado, em abril passado, Belivaldo Chagas (PSD) tentou responder rapidamente ao desgaste acumulado pela gestão desastrosa do antecessor Jackson Barreto (MDB). A proposta do marketing do “galeguinho” era bem clara: transmitir para a população a sensação que teríamos um “novo governo”, que agora o Estado tinha um gestor competente e determinado a corrigir uma série de problemas. Mesmo cheio de boas intenções, disposto a acertar, Belivaldo parece ter “esbarrado no sistema”.

Não foram vistas grandes transformações, do ponto de vista administrativo, e o que se vê no governo atual é muito mais marketing do que ações concretas, e algo que não tem dado o resultado esperado. Isso já vem se repetindo desde a “inauguração fake” do Centro de Nefrologia, ainda com JB no comando do Executivo, e vem se repetindo já com o “galeguinho”. No caso do pagamento dos salários dos servidores, por exemplo, o governo fala que paga agora a 70% da folha dentro do mês vigente, mas esse percentual é o mesmo desde a gestão anterior.

A diferença é que Belivaldo adotou a estratégia do “volume”, para impressionar. Com JB o pagamento era por secretaria e órgãos, por isso, alguns servidores recebiam depois. Mas não houve melhoras na Educação, a violência continua assustando a população e a Saúde continua desassistida. O governo não tem dinheiro para tocar obras, para aquecer a economia e gerar emprego e renda. A rejeição ao projeto do Executivo continuou alto e a saída de aliados para a oposição é o indicativo que as coisas não andam bem nos corredores do Palácio de Despachos…

Temos um fenômeno diante dos nossos olhos: à beira do início de uma campanha eleitoral, muitos aliados estão “desembarcando” do governo, se afastando da “máquina”. Por mais que tentem minimizar, não é comum na política nacional ver um governador com boas chances de chegar à reeleição perder apoios importantes em um momento tão decisivo. É sinal de alerta no Palácio que enfrenta sérias dificuldades para impedir esse processo de “migração” para a oposição. Parece que começou a entrar água na “embarcação” de Belivaldo e o marketing não consegue resolver…

Veja essa!

Várias ordens de serviços foram assinadas pelo governo do Estado nos três primeiros meses de Belivaldo Chagas no comando. O detalhe é que muitos empresários, descapitalizados, sequer colocaram a placa com informação das obras.

E essa!

A informação é que onde os serviços foram iniciados, o número de funcionários é pequeno e, pelo visto, algumas obras irão se “arrastar” ao longo da campanha eleitoral. Muitos empresários passam a impressão que vão esperar o resultado da eleição…

Obra do CIC

Depois do Centro de Nefrologia, no dia 21 de maio foram retomadas as obras do Centro de Convenções no Distrito Industrial de Aracaju (D.I.A). Como perguntar não ofende, após mais de dois meses, pode-se dizer que os trabalhos por lá estão avançados?

Ação de Improbidade I

O Ministério Público Estadual ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-governador Jackson Barreto e o ex-secretário de Saúde, Almeida Lima, por conta da “inauguração fake” do Centro de Nefrologia do HUSE, ocorrida em 5 de abril de 2018. Dias depois se verificou que a obra não estava pronta e que havia muito por se fazer ainda…

Ação de Improbidade II

Na ação, o MP pede que os dois sejam condenados à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 a 5 anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração recebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de três anos.

Chapão não!

Enquanto os aliados do governo buscam a unidade pelo chapão, o presidente estadual do Podemos e pré-candidato a deputado estadual, Zezinho Sobral, continua resistindo “pró-chapinha” e não aceitou o apelo para mudar a data da convenção de seu partido. Está confirmada para esta quinta-feira (2), das 8 h às 17 horas.

Jairo de Glória

Este colunista conversou com o deputado estadual Jairo de Glória e o mesmo não descarta acompanhar a oposição e deixar o governo após a confirmação de que Ivan Leite será o pré-candidato a vice-governador de Eduardo Amorim (PSDB). Ele lamenta a desatenção do governo com seu agrupamento político…

 Exclusiva!

Cotado para fazer uma composição com o PSB de Valadares Filho, o ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), teve uma conversa demorada, na tarde dessa terça-feira (31), em Aracaju, com o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (MDB), que teria lhe oferecido vantagens para seguir com o governo…

Barganha I

Fábio Henrique foi vereador de Aracaju e prefeito de Socorro por dois mandatos. É pré-candidato a deputado federal e sua esposa, Sílvia Fontes (PDT), foi a deputada mais votada da história da Alese em 2014. Mas precisa ter cuidado com esse tipo de “barganha” que vem fazendo em troca de seu apoio em 2018.

Barganha II

Para formalizar a composição com o PSB, a informação é que Fábio Henrique tem feito duas imposições: ou confirmar Silvia Fontes como pré-candidata a vice de Valadares Filho ou que sua esposa seja a primeira suplente do senador Valadares, que lidera todas as pesquisas. Só lembrando que seu grupo segue comandando a Deso e o Turismo…

Capela I

A prefeita de Capela, Silvany Sukita, em audiência com a promotora da Comarca, Cláudia Virgínia Oliver de Sá, assegurou que atualmente o município oferta cinco linhas de ônibus (uma pela manhã e quatro à tarde) com destino a Aracaju para o transporte escolar universitário e uma linha para Nossa Senhora das Dores para os estudantes do ensino médio profissionalizante.

Capela II

A informação da associação dos estudantes de Capela é que a prefeita faltou com a verdade porque, na realidade, apenas três linhas estão sendo ofertadas para os estudantes e com um agravante: os universitários que já pagam R$ 80/mês pelo transporte, agora terão que arcar com R$ 90 porque a gestão não tem honrado com a contrapartida.

Descaso

Não custa lembrar que, recentemente, Capela era destaque nos noticiários sergipanos pelas atrações nacionais milionárias trazidas para tocar durante o tradicional São Pedro. Hoje a Prefeitura não tem recursos para garantir o transporte dos alunos universitários para Aracaju. É muito descaso na “terra da festa boa”…

Bolsonaro

Um dos assuntos mais comentados da terça-feira (31) foi a entrevista do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) ao programa Roda Viva. Um desastre para o jornalismo e uma certeza: quanto mais atacam o pré-candidato, ele demonstra crescer junto ao eleitorado. A estratégia de seus adversários e de setores da imprensa só fortalece seu projeto…

Bomba!

Nesta quarta-feira (1º), os advogados do Tenente-Coronel Eliezer estarão impetrando nos órgãos públicos (Exército Brasileiro, Ministério Público de Sergipe, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar) 10 representações criminais e administrativas contra o Comandante Geral da PMSE, Coronel Marcony Cabral; o Chefe da Agência Central de Inteligência da PMSE (e primo do Comandante Geral), Coronel Edênisson; além do Diretor do PRESMIL, Tenente-Coronel Rogério.

Caso Eliezer

Segundo informações levantadas pela coluna com a advogada Ketty Úrsula, a última prisão do Tenente-Coronel Eliezer, ocorrida na semana retrasada, não vai ficar de graça. “É como sempre se diz: a melhor defesa é o ataque! Eles atacaram e agora serão atacados fortemente”, justificou as ações. O militar revela supostas perseguições entre os anos de 2013 e 2015 e também vai requerer a indenização por danos morais.

Quatro ações

Nesta quarta-feira o Comandante Geral da PMSE vai ser processado através de quatro ações: três criminais e uma administrativa, que serão impetradas na 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, em Salvador (BA), na Procuradoria Geral de Justiça de Sergipe e na SSP/SE. A denúncia é que ele teria cometido crimes gravíssimos contra Eliezer, sendo um deles o suposto delito de Abuso de Autoridade com assédio moral.

Militares sem abono I

Cerca de 400 Policiais e Bombeiros Militares mais uma vez ficaram desapontados e estão desacreditados com o Governo do Estado, ao acessarem seus contracheques de julho/2018 perceberam que mais uma vez foram enganados e não receberão o pagamento do esperado abono de permanência, cuja Lei Complementar nº 298, de 20/12/2017, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e Sancionada pelo Governo do Estado.

Militares sem abono II

A lei do Abono de Permanência foi criada para que os Policiais e Bombeiros Militares, como todos os demais servidores públicos que já preenchessem os requisitos para se aposentarem, optassem em permanecer no serviço ativo mediante o pagamento do benefício, trazendo melhora no efetivo das corporações e reduzindo o déficit previdenciário.

Sete meses sem abono

A informação é que centenas de Policiais e Bombeiros Militares de todos os níveis, desde janeiro/2018 que optaram em permanecer trabalhando, tendo seus Processos de pagamento feitos pelos Comandos da PM e dos Bombeiros e encaminhados para a SEPLAG. Entretanto, após sete meses (janeiro a julho), eles não receberam por nenhum mês trabalhado.

Vão aposentar

Por conta deste descaso os militares estão dando entrada em suas aposentadorias e recorrendo na Justiça para receberem os sete meses que trabalharam sendo enganados pelo Estado. Com isso a categoria estima uma redução de mais de10% do efetivo das corporações militares. “De nada adiantará o Concurso e o ingresso destes novos policiais e Bombeiros Militares. Isso no menor Estado do país que tem o maior índice criminal”, revela um militar para este colunista.

Eduardo Amorim

“Com certeza, os jovens estão entre os que mais querem uma mudança que traga a esperança de dias melhores. Eles são muito importantes nesse movimento de mudança aqui em Sergipe porque são o futuro do nosso estado. Cuidar e dar mais oportunidades aos nossos jovens é garantir um futuro melhor para Sergipe”, destaca Amorim.

Alternativa

Eduardo Amorim pontuou o que pode ser feito para cuidar e garantir mais oportunidades para os jovens sergipanos. “Antes de tudo, precisamos administrar o estado com responsabilidade e eficiência porque se não consertar a bagunça que esse governo está fazendo, vai ser difícil fazer qualquer coisa. A partir daí, vamos colocar em prática o nosso projeto para formação de jovens mais preparados para vencer os desafios do mundo em que estamos vivendo”, ressaltou.

Educação

O pré-candidato também explicou que é necessário repensar o modelo de Educação. “Por isso precisamos incluir a inovação tecnológica nos processos educacionais para transformar as nossas escolas em um espaço mais interessante e conectado com a realidade atual. Além de modernizar a educação básica, iremos reestruturar e ampliar a rede de escolas técnicas e profissionalizantes, ampliando a oferta de vagas para capacitação, especialmente, em bairros periféricos a exemplo do Santa Maria e do Coqueiral”, detalhou.

Café da Manhã

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, realizou um café da manhã com lideranças de toda a região e declarou apoio público à caminhada de André Moura ao Senado; do senador Eduardo Amorim ao Governo de Sergipe; do Pastor Heleno, também ao Senado; de Bosco Costa à Câmara Federal; e de seu filho, Talysson Costa, à Assembleia Legislativa de Sergipe.

Valmir de Francisquinho

“André é o deputado federal que mais fez pelos sergipanos, e nós temos que reconhecer isso. Itabaiana lhe é muito grata por todos os investimentos que ele trouxe ao município. Por isso nós apoiamos André Moura ao senado. O Itabaianense, desde o agricultor ao caminhoneiro, todos que me apoiaram para ser o prefeito de Itabaiana estarão juntos nessa sua caminhada”, disse o prefeito Valmir.

Laércio Oliveira I

O deputado federal Laércio Oliveira participou do evento de apresentação da futura sede do projeto do Centro de Reestruturação para a Vida (Cervi Sergipe), onde foi celebrando o marco inicial dos trabalhos que visa acolhimento e apoio a mulheres em situação de gravidez inesperada ou desassistida.

Laércio Oliveira II

“O evento é importante. Esse assunto faz parte da sociedade e precisa de apoio. Não podemos ficar omissos diante dessa questão. Somos radicalmente contra o aborto e estamos aqui para fazer esse enfrentamento, queremos fazer com muita segurança, certeza e convicção. Precisamos ser receptivos a pessoas que enfrentam essa problemática. Darei meu apoio ao projeto e vou procurar parcerias para essa causa nobre. Sou totalmente a favor da vida”, enfatizou Laércio.

PMA & Governo

O prefeito Edvaldo Nogueira inspecionou o andamento das obras que a gestão municipal tem realizado em Aracaju, acompanhado do governador Belivaldo Chagas, do ex-governador Jackson Barreto e da vice-prefeita Eliane Aquino, Edvaldo visitou a obra de cobertura da avenida Canal 3, no conjunto Augusto Franco; foi ao bairro Aeroporto, onde a Prefeitura constrói uma lagoa de contenção e um novo canal, e esteve no bairro 17 de Março, onde a urbanização da segunda etapa está sendo realizada e uma unidade básica de saúde é erguida.

Edvaldo Nogueira

“Todas estas obras, eu planejei, assegurei os recursos e iniciei ainda no meu mandato anterior. Infelizmente, nos quatros anos da gestão passada, elas não foram realizadas, atrasando o desenvolvimento da nossa cidade. Ao retornar à Prefeitura, conforme me comprometi com os aracajuanos, retomei a realização destes três projetos, que são fundamentais para a recuperação da qualidade de vida da nossa gente”, afirmou o prefeito.

Moritos Matos I

O deputado estadual Matos (Rede) esteve no Ministério Público de Sergipe para apresentar ao procurador Eduardo D’Avila o Projeto de Lei que dispõe sobre o serviço de agenciamento de táxi destinado ao transporte terrestre de pessoal a serviço da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo de Sergipe.

Moritos Matos II

“O PL dos Taxistas reduzirá os custos com a locação e consumo de combustíveis dos Órgãos Públicos e também vai resolver a situação da categoria dos taxistas, que desde a chegada dos aplicativos de transporte de passageiros tem sofrido muito. Espero que o PL dos Taxistas tramite ainda este ano na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese”, explica o deputado Matos.

Eduardo D’Ávila I

De acordo com o procurador Eduardo D’Avila, o Ministério Público não possui veículos alugados, mas elogiou o projeto do deputado Matos. “O Projeto é bastante interessante, com certeza, haverá uma grande redução de custos, principalmente para os Poderes que tem um nível de aluguel de carro significativo”.

Eduardo D’Ávila II

“Esse Projeto fará com que o uso dos veículos aconteça no momento em que exista uma necessidade, em vez de alugar o carro para o dia todo. Além da redução de custo evidente será algo bem interessante até para a própria categoria dos taxistas”, avalia o procurador.

TáxiGov

Segundo o parlamentar, esse projeto já é praticado no Distrito Federal, por meio do programa TáxiGov, o que diminuiu em 60% os gastos com a locação de veículos. “Assim que esse projeto virar lei em Sergipe e os órgãos públicos começarem a utilizar o serviço, além da economia que eles farão, com certeza, isso dará um alívio grande para a categoria dos taxistas. Além de evitar o uso irregular do patrimônio Público”, enfatiza o deputado Matos.

Maria do Carmo I

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) espera que mais mulheres participem do processo político-eleitoral, sobretudo agora, com a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os partidos reservem o mínimo de 30% do dinheiro do Fundo Partidário usado para o financiamento de candidatos para as campanhas de mulheres.

Maria do Carmo II

Os dois órgãos, também, pactuaram que pelo menos 30% das veiculações em rádios e televisões sejam destinadas às candidatas. “O ideal seria pelo menos 50%, afinal, somos maioria do eleitorado e maioria da população brasileira. Os 30%, no entanto, representam um avanço e nós esperamos que a exigência seja respeitada”, afirmou, lembrando a luta por igualdade que as mulheres têm travado nos últimos tempos.

Maria do Carmo III

“Vamos torcer que essas medidas sejam um estímulo para as mulheres se inserirem na política”, afirmou Maria, primeira mulher do Estado a exercer um mandato de senadora da República, sendo reeleita por três vezes consecutivamente. Ela disse estar torcendo para que essa determinação do Supremo e Tribunal Eleitoral seja, de fato, respeitada e as mulheres possam ter suas participações nas campanhas facilitadas.

Apoio real

Para ela, o apoio real dos partidos é ponto fundamental para que as mulheres se sintam mais seguras e prontas para participar da disputa em pé de igualdade. “A falta de estrutura é um desestímulo. Além da dificuldade imposta pelo cenário dominado pelos homens, muitas resistem em não quererem participar do processo, embora já tenham provado em todos os cenários a sua aptidão, respeito, comprometimento e zelo para com a função que ocupa”, disse Maria.

Agosto eleitoral I

Dia 1º de agosto é o último dia para os partidos políticos impugnarem, em petição fundamentada, os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas eleitorais, observado o prazo de três dias contados da publicação do edital.

Agosto eleitoral II

Outra data que merece destaque é o dia 5 de agosto, que marca o último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital.

Agosto eleitoral III

A partir de 6 de agosto as emissoras de rádio e de televisão, em programação normal e em noticiário, estarão proibidas de veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, seus órgãos ou representantes; veicular ou divulgar, mesmo que dissimuladamente, filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, exceto programas jornalísticos ou debates políticos, entre outras vedações.

Apoio logístico

O dia 8 de agosto é a data limite para a publicação da designação da localização das mesas receptoras para o primeiro e eventual segundo turnos de votação, inclusive os locais destinados à votação em trânsito, bem como será o último dia para a nomeação dos membros das mesas receptoras e do pessoal de apoio logístico para o primeiro e eventual segundo turnos de votação em edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico, nas capitais, e mediante afixação no átrio do cartório eleitoral, nas demais localidades.

Registro de Candidatura

15 de agosto é a data limite para que partidos políticos e coligações apresentem ao TSE o requerimento de registro de candidatos a presidente e a vice-presidente da República, bem como apresentem ao TRE-SE o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também