01/08/18 - 10:48:52

Escola da Rede Estadual inaugura sala de dança e passa a ofertar aulas de balé

Por meio de projetos desenvolvidos no contra-turno escolar, a Escola Dom José Vicente Távora amplia o período de permanência dos alunos na unidade escolar e tem conseguido melhorar o desempenho deles em língua portuguesa e matemática com ações de acompanhamento pedagógico

O secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, prestigiou nesta terça-feira, 31, junto à comunidade escolar local do município de Tomar do Geru, a inauguração simbólica da Sala de Dança da Escola Estadual “Dom José Vicente Távora”.

Fundador da igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – uma construção do século XVII edificada em Tomar do Geru e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) -, o Padre Luiz Mamiani Della Rovere é o patrono do novo espaço escolar.

De acordo com o professor Franz Russemberg, gestor escolar da “Dom José Vicente Távora”, para tornar possível a dezenas de crianças e adolescentes do município praticarem o balé, uma modalidade técnica de dança, a escola aderiu ao Programa Novo Mais Educação, uma estratégia do Ministério da Educação que objetiva reduzir o abandono, a reprovação, a distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.

Com transferência de recursos financeiros às escolas, o Novo Mais Educação busca, também, contribuir com a melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais, fomentando projetos e atividades pedagógicas que ampliam o período de permanência dos alunos na escola, como o projeto de dança da “Dom José Vicente Távora”.

“Os recursos que recebemos este ano do Novo Mais Educação nos possibilitou transformar o antigo depósito de materiais da escola nesta sala de dança que acabamos de entregar à nossa comunidade escolar, um espaço climatizado, devidamente equipado, arejado e iluminado, adequado à prática dessa arte”, disse Russemberg, ao lado, no descerramento simbólico da placa de inauguração da Sala Pe. Luiz Mamiani D. Rovare.

Para o secretário Josué Modesto, o comprometido e empenho da comunidade escolar local e da equipe diretiva da Escola Dom José Vicente Távora devem servir de exemplo para as demais unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Por meio da execução de projetos capitaneados pelo Novo Mais Educação, em apenas dois anos a escola praticamente triplicou o número de matrículas.

“Gostaríamos que o exemplo de gestão aqui observado fosse multiplicado nas demais escolas de nossa rede, algo que, sem dúvida, daria um salto na qualidade da educação ofertada por estas instituições escolares”, destacou o secretário estadual de Educação.

Diferencial

O gestor escolar da Escola Estadual Dom José Vicente Távora explica que as ações do Programa Novo Mais Educação têm sido responsáveis não apenas por zerar os índices de reprovação dos alunos, por meio das ações de acompanhamento pedagógico e reforço escolar de língua portuguesa e de matemática, mas também por aumentar o tempo de permanência dos estudantes na escola, com a oferta de projetos e oficinas.

Professora de Educação Física e responsável pelo projeto de aulas de balé, Eliane Santana afirma que o programa foi fundamental para possibilitar às alunas da escola praticaram essa modalidade de dança, algo antes inacessível para as crianças e adolescentes matriculadas na unidade escolar.

“Oferecer aulas de balé é um diferencial que estamos proporcionando ao município de Tomar do Geru. A partir de agora, nossa primeira turma de balé terá aulas duas vezes por semana, no contra-turno escolar, espaço em que terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades nessa modalidade da dança.

Inicialmente vamos envolver no projeto alunas de turmas do 6º ano do ensino fundamental, mas, devido ao interesse em participar que outras alunas também já manifestaram, vamos envolver outras turmas da escola”, assegurou a professora Eliane.

Para a pequena Juliana dos Santos, participar do projeto de aulas de balé “é a realização de um sonho”. Aos 12 anos, Juliana é uma das 10 alunas que integram a primeira turma do projeto. “Pretendo ser dançarina e a escola agora vai me proporcionar isso. Estou muito feliz com essa nova sala onde vamos aprender a dançar balé”, comemorou a estudante.

Colega de turma da Juliana nas aulas regulares e agora também nas aulas de balé, Mirele Soares se mostrou tão entusiasmada quanto as demais alunas do projeto. “Acho muito bonita essa dança e sempre tive vontade de aprender a dançar, mas não tinha oportunidade. Vou me dedicar muito e aproveitar bastante”, contou Mirele, após posar para a primeira foto da turma de bailarinas da “Dom José Vicente Távora”.

O Programa Novo Mais Educação visa contribuir para a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico.

Também participou da solenidade de inauguração da Sala de Dança da Escola Estadual Dom José Vicente Távora a coordenadora estadual do Programa Novo Mais Educação, professora Yonah Barbosa, que representou a diretora do Departamento de Educação da Seed, professora Ana Lúcia Lima; o diretor da Regional de Educação da região Sul (DRE’1), professor Domingos Machado; o diretor do Departamento de Recursos Humanos, professor Jorge Costa Cruz; o assessor especial do Gabinete do Secretário de Estado da Educação, professor Cláudio.

Assessoria de Comunicação da SEED

Foto Eugenio Barreto