01/08/18 - 10:39:00

População do 17 de Março comemora avanço de obras em canal

Pouco a pouco, os moradores do bairro de 17 de Março, testemunhas de um trabalho diário e efetivo, estão observando uma realidade difícil ficar no passado. Além dos investimentos em educação e saúde, com a construção de unidades inéditas no local, a Prefeitura de Aracaju também se preocupa com o saneamento. Por isso, está sendo construído um canal de macrodrenagem que mede 540 metros, buscando evitar alagamentos e inundações nos períodos de chuvas.

A obra faz parte do investimento da administração municipal na urbanização do bairro, ao pavimentar ruas, garantir esgotamento sanitário e abastecimento de água. O canal em processo de construção será interligado ao canal do Santa Maria, que já está em operação.

A realização de melhorias na região é uma reivindicação antiga dos moradores. “Graças a Deus as coisas estão melhorando por aqui. Moro há quatro anos e, mesmo que nunca tenha sido prejudicado pelas enchentes, tenho amigos que foram. Tenho fé que as coisas vão continuar caminhando para a gente ter uma vida melhor”, comemora Jeílson Santos.

A expectativa positiva é compartilhada pelo vizinho Nelson Ramos, que se alegra ao testemunhar os avanços que ocorrem no bairro. “Há bastante tempo que a gente esperava por essa obra, ela é essencial para o desenvolvimento do bairro. Não tenho dúvidas que vai melhorar nossa vida aqui. As ruas já foram pavimentadas e agora estão resolvendo esse canal, que trazia transtornos”, concorda.

Os motivos são muitos para a análise positiva do projeto, uma vez que ele permitirá um maior fluxo de pessoas, que evitavam o local por conta dos mosquitos, além de garantir maior segurança nos períodos chuvosos. “Quando estiver pronto vai ser bom até para atrair mais clientes. Também vai deixar para trás os alagamentos que aconteciam quando chovia. Eu já perdi móveis aqui. Graças a Deus isso será coisa do passado”, acredita Osvaldo Meneses.

Aproximadamente 50% da obra foi executada, com a mobilização de um contingente de mais de 50 operários divididos em várias frentes de trabalho. O esforço diário é reconhecido pelos moradores. “Essa obra de saneamento aí é muito importante para evitar doenças. Antigamente era comum encontrar caramujos, ratos e mosquitos na região. Como moro perto, estou acompanhando o trabalho todo dia, percebendo que estão honrando com a palavra”, afirma Adriano Almeida.

Foto Sérgio Silva

Por Tirzah Braga