Aracaju, 29 de março de 2024

A BUSCA CERTA DE ACOMODAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Um dia previsível. Muita conversa sobre a composição do PDT com o PSB, que durou por todo o dia. O deputado Gilmar Carvalho chegou a antecipar o fato no final da manhã de ontem, no ‘Ne-Notícia’, com a informação de que a deputada Silvia Fontes estaria na chapa majoritária do deputado federal Valadares Filho como vice. Não deu outra: à noite, em nota oficial, o PDT comunicou o desligamento da base aliada ao Governo e a composição com os socialistas.

O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, será candidato a deputado federal na composição e já anunciou que vai partir para um novo projeto ao lado de Valadares Filho em sua nota. Assinada por Fábio Henrique, ele agradeceu o apoio e ressaltou a sua “estima pela pessoa do governador Belivaldo Chagas”. Tudo aparentemente dentro dos preceitos que conduzem às atitudes cordiais e até democráticas.

O distanciamento de Fábio Henrique e seu grupo da base aliada se deu na primeira reunião de Belivaldo Chagas com os chamados ‘caciques’ da base aliada, quando se tratou, à época, da possibilidade de Eliane Aquino ser candidata à vice. O nome dela obteve unanimidade. Menos da deputada estadual Silvia Fontes (PDT), que também se colocou à disposição para estar na chapa majoritária ao lado do pré-candidato à reeleição, Belivaldo Chagas.

O PDT, durante esse período de decisão, conversou com o PSDB e PSC e até chegou a informar que Silvia poderia ser a vice de Eduardo Amorim. Não chegou lá. O partido previa dificuldade em reeleger a deputada e eleger Fabio Henrique. Nos cálculos parecia impossível e a chance foi encontrada numa composição com o PSB, que precisava de um sigla como o PDT para fortalecer o bloco.

O que acontecer será surpresa, mas junto às demais alianças não houve qualquer tipo de temor. De qualquer forma é uma força que não se pode desconsiderar.

SAÍDA DE IVAN LEITE

Em conversa com aliados, o governador Belivaldo Chagas (PSD) disse que nunca havia sentado com o ex-prefeito Ivan Leite (PRB) para tratar das eleições.

– Ivan resolveu ser vice por conta da candidatura de Adriana Leite à deputada.

– Jamais Ivan disse que foi pressionado para aceitar a vice.

NOME DE ELIANE AQUINO

Belivaldo também confidenciou que a decisão da vice-prefeita Eliane Aquino em ser a vice na sua chapa majoritária teve mais peso que a saída de Fábio e Ivan.

Eliane realmente dá mais força à reeleição ao Governo.

PESO DE DUAS MULHERES

Deputado da base aliada, candidato à reeleição, disse que duas candidaturas e mudanças de grupo político foram definidas pelo peso das mulheres.

– A de Ivan Leite e a de Fábio Henrique, o que é legítimo, disse.

TUDO DENTRO DO SCRIPT

As decisões de Fábio Henrique (PDT) e a de Ivan Leite (PRB) foram tomadas em um momento em que as mudanças ocorrem dentro até do que é previsto.

Nada que não tenha sido dentro do script.

JÁ HÁ MAIS DE 30 DIAS

O governador Belivaldo Chagas, ainda em conversa com aliados, disse que já há 30 dias não contava mais com o apoio de Fábio Henrique à sua pré-candidatura.

Admitiu que isso era bem previsível.

CONVERSA FINAL DE TARDE

Ontem, no final da tarde, em uma produtora na Coroa do Meio, Belivaldo atendeu ao ex-prefeito Fábio Henrique, que lhe comunicou o afastamento da base aliada.

Como já havia feito antes, colocou todos os cargos à disposição.

ELIANE CONTRA FAKE NEWS

Eliane Aquino (PT) aconselha: “estamos num processo eleitoral que será muito duro e difícil. Então, não acreditem nas fake news nem as compartilhem”.

– Nós temos que cuidar do nosso estado com muita responsabilidade e verdade.

SUPLENTES DE ROGÉRIO

O pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho (PT), terá como primeiro suplente Jorge Mitidieri (PSD), empresário e proprietário do Colégio Máster.

A vereadora por Socorro, Maria da Taiçoca (PSD), será a segunda suplente.

IVAN LEITE EXPLICA

Ivan Leite (PRB) disse ontem ao colunista que uma coisa pesou muito na sua decisão: “o pedido, por telefone, de Geraldo Alckmin, candidato a presidente pelo PSDB”.

Ivan lembrou que votou em Eduardo Amorim ao Senado em 2010.

HOJE SERÁ OFICIALIZADO

Ivan Leite anuncia sua pré-candidatura a vice-governador hoje à tarde, durante reunião na sede do PSDB, em Aracaju, com a presença de lideranças do bloco.

– Hoje será o dia do “sim”, disse.

HELENO NEGA PRESSÃO

O pré-candidato ao Senado pelo PRB, ex-prefeito Heleno Silva, disse ontem que sempre falou que a vice-prefeita Adriana Leite teria legenda para disputar as eleições.

Indiretamente desmente qualquer pressão sobre a decisão de Ivan Leite.

APOIO EM MURIBECA

O prefeito e vice de Muribeca, Fernandinho Franco e Marcio Pinheiro estiveram com o pré-candidato ao Senado, André Moura, e reafirmaram que votam com ele.

Estavam ainda José Erinaldo, de Frei Paulo, e Iggor Oliveira, de Poço Verde.

TUDO COMO DANTES

O deputado Jairo de Glória (PRB), pré-candidato à reeleição, disse ontem que “tudo está como dantes no quartel de Abrantes”, em relação ao seu posicionamento.

Mas pode reavaliar sua situação.

IBRAIM CONHECE POUCOS

Pré-candidato a deputado estadual, o vereador Ibraim Monteiro, de Lagarto, admitiu ontem que conhece poucos que fizeram por Sergipe o que André Moura vem fazendo.

– Eu conheço Jesus Cristo, que deu a sua vida para salvar as nossas, disse.

– André você hoje está fazendo a mesma coisa pelo Estado de Sergipe, concluiu.

DÁ ADEUS ÀS CHAPINHAS

Um deputado estadual, que disputa a reeleição, disse ontem que a base aliada ao Governo fechou questão para a formação do chapão.

A oposição também não permitirá chapinha.

QUESTÃO DE ESTRUTURA

Na avaliação de político experiente em eleições no estado, o bloco da oposição não terá estrutura para segurar os aliados para o segundo turno. Está difícil…

– Tudo zera e favorece quem tiver mais argumento para reversão.

SOBRE DISPUTA FEDERAL

Segundo ainda os cálculos do mesmo político, “Governo e oposição vão disputar sete vagas e com muita sorte sobrará apenas uma para Rede e PSB”.

Admite que Fábio Henrique (PDT) pode ser o eleito.

SECRETARIA DO TURISMO

Uma das Pastas devolvidas por Fábio Henrique foi a Secretaria de Turismo, que tem à frente Cincinato Jr., hoje totalmente vinculado a Belivaldo Chagas.

É possível que Cincinato continue no cargo.

Notas

Gleisi está feliz – Uma liderança do PSB disse a O Antagonista que, com a retirada da candidatura de Marília Arraes pelo PT — como informou a Crusoé –, o partido caminha para a neutralidade nas eleições. Gleisi Hoffmann está feliz: ela considera uma vitória não haver aliança entre PSB e Ciro Gomes.

0x0

Manuela confirmada – Em convenção esvaziada, o PCdoB confirmou a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência. A indicação foi aprovada por unanimidade ontem. Manuela defendeu a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Para nós [esquerda], vencer uma 5ª eleição consecutiva é uma obrigação”, afirmou.

0x0

Celeridade na definição – O ministro Edson Fachin, que é o relator do pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu ontem celeridade na definição pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da situação eleitoral do ex-presidente, de modo que não paire dúvidas sobre a questão com a proximidade do pleito.

0x0

Nega medida cautelar – Luiz Fux, presidente do TSE, negou pedido de medida cautelar para que fosse declarada desde já a inelegibilidade de Lula, informa o site Jota. O ministro julgou que há problemas processuais para que o pedido avance, como o fato de ser requerido antes do prazo de oficialização de candidaturas.

0x0

Proibido contratos da OAS – O Tribunal de Contas da União (TCU) proibiu ontem a OAS de fazer novos contratos com o governo federal por cinco anos, informa o G1. A punição foi imposta devido à participação da empreiteira em fraudes na licitação da refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, em Pernambuco.

0x0

Mantido subsidio do Diesel – Foi publicada no Diário Oficial medida provisória assinada pelo presidente Michel Temer que manteve, até o dia 31 de dezembro, o subsídio de até R$ 0,30 por litro no comércio do óleo diesel rodoviário. O objetivo é garantir o desconto de R$ 0,46 no litro acordado com caminhoneiros durante greve.

Conversando

Decisões finais – As decisões finais estão sendo tomadas e o PDT finalmente está confirmando aliança com o PSB. Fábio a federal e Silvia à vice.

Até dia 15 – Belivaldo Chagas continua conversando com lideranças políticas do interior e pode anunciar adesões até o dia 15 de agosto.

Pela Saúde – Um detalhe que se percebe no atual Governo: o Huse está com um trabalho de atendimento que demonstra a atuação de Belivaldo Chagas.

Ainda tímida – Mendonça Prado, pré-candidato ao Governo pelo DEM, acha que o programa de TV pode alavancar a sua campanha, ainda um tanto tímida.

Campanha intensa – Heleno Silva (PRB) faz uma pré-campanha intensa ao Senado Federal em todas as regiões, principalmente no Sertão.

Mais agressivo – A oposição está com um serviço de marketing nos grupos sociais e na mídia mais agressivo e eficiente. Não deixa passar nada.

Vária fotos – O governador Belivaldo Chagas (PSD) passou à tarde de ontem tirando fotos para a campanha eleitoral.

Saída do grupo – Ontem à tarde Fábio Henrique enviou mensagem a Belivaldo Chagas para marcando uma conversa para anunciar sua saída do grupo.

Parte do jogo – Belivaldo Chagas admite que ninguém quer perder aliado, mas no período eleitoral isso faz parte do jogo.

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também