Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Banco de leite humano de Itabaiana conta com 220 mães doadoras

7

O Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel, que integra a Rede Materna Infantil- gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES)- é a maior bacia leiteira humana de Sergipe com 220 mães doadoras. Lá, são arrecadados cerca de 410 litros de leite por mês, consolidando a unidade com o maior número de doadoras e estoque do estado.

Coordenado pela enfermeira Sandra Rafaela de Oliveira Lapa, o Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel atende crianças prematuras das maternidades, São José, Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e Santa Izabel fornecendo o leite à  mãe que apresenta dificuldade em amamentar. “É importante ressaltar que apenas as mães que apresentem leite de sobra devem doar”, observou Sandra Rafaela. Ela diz, ainda, que após o processo de doação, há um acompanhamento da unidade de saúde com a criança.

“A média de leite coletado gira entre 380 a 400 litros. No mês de Julho, a produção foi de 410 litros de leite. Por conta dessa alta produção encaminhamos quantidade para as maternidades Santa Izabel e a MNSL. “Temos um convênio com a maternidade Santa Izabel, onde fazemos a pasteurização do leite. Há um convênio entre a Maternidade São José e a Santa Izabel. Eles financiam o transporte para fazermos a coleta. Como essas unidades têm uma grande quantidade de prematuro, o leite excedente é enviado para elas”, explica a coordenadora Sandra Rafaela.

Ela informa que há uma boa capitação dos profissionais. “Temos assistentes sociais que ajudam na orientação e captação e por ser um Hospital Amigo das Crianças, isso ajuda muito. Todo leite coletado é pasteurizado, temos o controle de qualidade, estamos no quarto ano consecutivo recebendo o padrão ouro da Fiocruz por esse trabalho realizado”, ressaltou a irmã.

“No mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, faremos diversas atividades e vamos participar, dia 3, onde diversas mães estarão no Parque da Sementeira, em Aracaju, e vamos levar uma parte das nossas mães doadoras. Nossa abertura da Semana do Aleitamento Materno acontece dia 6, e teremos a participação da coordenadora da Rede Materna da Secretaria do Estado da Saúde, Helga Muller. Na quarta, dia 08, teremos palestra com fonoaudiólogos”, concluiu irmã Rafaela.

Foto Flávia Pacheco

ASCOM SES

Leia também