22/08/18 - 06:44:53

22 MUNICÍPIOS AINDA NÃO FIZERAM RETIRADA DOS REPELENTES

Apesar de cronograma alinhado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com os 75 municípios, 22 ainda não foram ao Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (Cadim), localizado no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha. Destes, seis não justificaram as ausências. A SES disponibilizou um quantitativo para cada município, totalizando 100 mil unidades do produto, importante proteção contra o zica vírus e doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

A SES informa que 13 municípios remarcaram a retirada dos repelentes para esta quarta- feira, 22, outros três para o dia 23. Ainda de acordo com a SES, seis municípios não compareceram e não solicitaram o reagendamento, são eles: Itabi, Riachão, Japoatã, Japaratuba, Estância e São Miguel.

A distribuição de repelentes tem como objetivo proteger as gestantes contra a picada do Aedes Aegypti, pernilongos e mosquitos que transmitem doenças, como a microcefalia, por exemplo. De acordo com a farmacêutica Fabiana Santos de Carvalho, a ação de distribuição dos repelentes foi iniciada pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2016 e prosseguiu desde então com a ação preventiva.

Os municípios devem  encaminhar os repelentes às unidades de saúde para serem repassados ao público-alvo que, segundo sugestão do Ministério da Saúde, são as gestantes acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e cadastradas no Programa Bolsa Família; as populações de áreas endêmicas para arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti; populações com contraindicação à imunização contra a febre amarela; idosos; e agentes comunitários de saúde expostos a condições de risco.

Fonte e foto assessoria