Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

DEPUTADOS NÃO VOTAM PROJETO DE LEI SOBRE SERVIDORES DA FHS

6

Ainda não foi dessa vez que foi votado o Projeto de Lei enviado pelo governador do Estado, Belivaldo Chagas, à Assembleia Legislativa de Sergipe para garantir a estabilidade do emprego dos servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Na manhã desta terça-feira, 28, a direção do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) e a comissão de servidores estiveram presentes na Alese para acompanhar a votação, mas receberam a informação de que o projeto foi retirado de pauta, devido à continuidade das dúvidas entre os servidores.

Com a decisão da retirada de pauta e com a previsão para que entre novamente somente na próxima semana, a direção do Sintasa espera que o governador atenda a solicitação do sindicato feito através de ofício pedindo uma reunião para explicar a necessidade de alterar em parte o texto da PL.

Segundo Augusto Couto, presidente do Sintasa, é preciso que sejam mudados alguns pontos do Projeto de Lei nº 98/2018 por deixar dúvidas quanto a garantia da estabilidade do emprego dos servidores. Além disto, observa-se a ausência de previsão no projeto do dispositivo no art 18 da Lei 6.347/2008. Outro ponto é sobre a questão remuneratória considerando que com a extinção do contrato com a FHS e a cessão do pessoal, haveria três quadros de trabalhadores dentro da SES realizando as mesmas atividades (estatutários e celetistas), o que poderia ensejar valores remuneratórios diferentes.

“Não podemos concordar que o projeto seja votado, sem antes ouvir os servidores, que é a parte mais afetada neste processo. Nós não queremos nada absurdo, mas queremos que o texto do projeto tenha um aditivo de igual maneira com o que ocorreu com os servidores da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e Fundação Parreiras Hortas. É justo que os servidores da FHS também sejam contemplados. Aguardamos que até próxima semana o governador nos receba para explicar a necessidade desta alteração no texto. Em relação as outros sindicatos da saúde, a posição do Sintasa é de união, mas infelizmente, nem todos do outro lado pensam da mesma maneira e acaba dividindo a categoria da saúde”, explicou Augusto Couto.

Outro lado

De acordo com assessoria da Alese, todos os parlamentares estão de acordo com a manutenção do texto. O deputado Francisco Gualberto, líder do Governo da Casa, voltou a informar aos servidores que o projeto visa tranquilizar a categoria. “O que se altera nas fundações é o seu aspecto na contratação dos trabalhadores e é isso que o Ministério Público Estadual defende, que a contratação de trabalhadores seja pela Secretaria de Saúde, após concurso. Os servidores da Fundação Hospitalar de Saúde não serão demitidos, permanecerão até a aposentadoria, podendo ser cedidos para outros órgãos. O termo extinção é jurídico, não quer dizer que os servidores serão demitidos”, explica o deputado, através do site da Alese. Mesmo assim, o Sintasa considera que o texto da PL seja mais claro e direto.

Em relação à possibilidade de os trabalhadores em regime celetista serem transformados em regime estatutário (defendida por alguns servidores) foi descartada pelos parlamentares, que alegaram inconstitucionalidade.

Sintasa com informações da Agência Alese

Leia também