Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

CONIVALES promove encontro técnico sobre compras compartilhadas

8

O Conivales – Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco promoveu na manhã da segunda-feira, 3, o I Encontro Técnico para debater e tirar dúvidas a respeito das compras compartilhadas para os 18 municípios que manifestaram o interesse em enviar a demanda para a primeira aquisição anual. No evento realizado no auditório da Codevasf em Aracaju, estavam prefeitos, secretários de Saúde, Controle Interno, Finanças, Farmacêuticos e técnicos do CONIVALES.

De acordo com o presidente do CONIVALES, Franklin Freire, prefeito de Amparo do São Francisco, que realizou uma explanação aos participantes, com a primeira compra compartilhada, a economia para os municípios de aproximadamente 40%. “O valor dessa compra de medicamentos ficou em R$ 639.293,97. Também temos que levar em conta outros benefícios, como a ampliação de itens nas farmácias básicas, o abastecimento eficaz de medicamentos, a transparência do processo licitatório e a garantia de 100% do recebimento para as empresas. Com isso todos ganham”, destacou o presidente.

O Gerente Técnico e Farmacêutico do CONIVALES, Ronaldo Lima, reiterou as palavras do prefeito e destacou a importância do evento. “Após o processo licitatório, algumas dúvidas foram surgindo entre as equipes técnicas dos municípios, e como esse é um novo modelo de gestão em compras compartilhadas, sendo a primeira no Estado de Sergipe, precisamos esclarecer pontos importantes e prestar orientação adequada a todos os gestores, que atenderam ao nosso convite. No evento também detalhamos todo o processo administrativo, apresentamos os resultados e mostramos a cada participante a sua respectiva função”, disse Ronaldo.

Os prefeitos de Gararu e Japoatã, Elizabeth Freire e José Magno da Silva, respectivamente, também aprovaram a iniciativa . “Já é possível sentir os efeitos positivos da compra através do CONIVALES. Um bom exemplo que a partir de agora será ampliado, na próxima licitação, com mais itens das nossas farmácias básicas, aumentando a oferta de medicamentos e beneficiando todos os usuários. Com isso, todos ganham”, comemorou a gestora.

“Com a união de forças dos municípios, podemos agregar valores em benefício da população. Acredito que, cada dia mais, os gestores devem confiar na gestão do consórcio CONIVALES. Além dos 100% de transparência, estamos podendo fazer mais com menos. E o maior beneficiado é a nossa população”, afirmou o prefeito de Japoatã.

OUTROS BENEFÍCIOS

Franklin Freire ressaltou ainda que a iniciativa de compras compartilhadas vai ser ampliada para outros setores, como infraestrutura, iluminação pública, equipamentos, dentre outros. “Em 2019 pretendemos, através do consórcio, beneficiar os municípios com pavimentação asfáltica. O CONIVALES, através da CODEVASF e da união dos prefeitos, foi beneficiado com a aquisição de uma usina asfáltica, para produção de 50 toneladas/hora do produto. Mais uma vez a união vem baratear os custos entre as prefeituras, produzindo não só o asfalto, mas trazendo saúde, dignidade e qualidade de vida para todos os municípios que fazem parte deste grande ou maior projeto, de demonstração de força e união dos prefeitos sergipanos em benefício de toda a sua população: o CONIVALES”, ressaltou.

TDantas Comunicação

 

Leia também