Aracaju, 29 de março de 2024

Sete municípios que não atingiram meta vacinal terão mais 15 dias de campanha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a Campanha Nacional de Vacinação para os setes municípios sergipanos que não atingiram a meta foi prorrogada até dia 14. Tomar do Geru, Aracaju, Capela, Cedro de São João, Garuru, Nossa Senhora das Dores e Propriá não alcançaram a meta nacional de 95% de cobertura durante o período regular da mobilização, 6 a 31 de agosto, mas estão próximos a atingí-la e terão mais 15 dias de mobilização, como ressaltou a gerente do Programa de Imunização da SES, Sândala Teles.

O município com o índice mais baixo de vacinação é Tomar da Geru, com 83%, enquanto Capela já avançou para 94,43%, estando bem próximo da meta. A capital alcançou até a manhã desta terça- feira, 3, a cobertura vacinal de 86,39%. Sândala Teles salientou, no entanto, que independente dos sete municípios estarem abaixo da meta, as crianças sergipanas estão imunizadas contra a paralisia infantil e o sarampo, uma vez que Sergipe está entre os poucos estados brasileiros que alcançaram a meta de 95%.

“Quando vacinamos 95% das crianças, obtemos um ambiente de imunização, impedindo a circulação do vírus no Estado”, explicou a gerente, destacando o sucesso da campanha, o empenho dos municípios e, particularmente, o trabalho dos vacinadores. “Foi um esforço muito grande dos três níveis de gestão (governos federal, estadual e municipal), mas quero parabenizar os vacinadores pelo belíssimo trabalho desenvolvido na campanha”, disse.

A Gerência do Programa de Imunização iniciou um trabalho de análise da cobertura vacinal por idade, ano a ano, de cada um dos municípios que já atingiram a meta. Esse trabalho detalhado e minucioso tem o objetivo de identificar se alguma faixa etária ficou abaixo dos 95%. “Ocorrendo isso, vamos orientar os municípios a realizarem busca ativa das crianças para que a gente tenha um resultado homogêneo”, finalizou Teles.

Fonte e foto SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também