Aracaju, 29 de março de 2024

ENFIM, O QUE TEM O ELEITOR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A indiferença do eleitorado em relação ao pleito é estranha. Não se encontra diagnóstico para essa apatia. Seguramente trata-se de decepção. A 30 dias das eleições, quem a animava não acredita mais nela. Insiste-se que é preciso encontrar as razões reais desse aparente distanciamento das urnas. Seria a política ou os políticos? O cansaço ou a fadiga da mesmice? Enfim, o que tem o eleitor?

Provavelmente algo estranho perturba àqueles que sempre escolheram representantes por influência de amigos, parentes e até mesmo pela negociação via cabos eleitorais.

Cansaram de não ver os seus votos retornando em benefícios. Assistiram impotentes os impostos que pagaram sumirem pelo ralo e serem despejados em contas bancárias nos chamados paraísos fiscais. Ou serem transformados em mansões, jóias, expansão do patrimônio e de vida social nababesca. Jogam-se todas as hipóteses ao ar e ainda não chegam aos motivos dessa rejeição.

Quem sabe estejam analisando ações dos candidatos? O governador Belivaldo Chagas, por exemplo, que tenta a reeleição. Os adversários – e é legítimo – tentam incluí-lo nos destroços de Governos anteriores. Mas, faça-se justiça: Belivaldo está no comando do Estado por apenas cinco meses e o que houve de mais ainda não pode resolver, mas estancou. Os salários dos servidores sempre são pagos até o dia 12 do mês seguinte, sem maiores atrasos ou parcelamento. É um avanço sim, porque a tendência é pagar dentro do mês o mais rápido possível.

Nesses cinco meses, Belivaldo melhorou áreas como Segurança, Educação e Saúde, além de promover inaugurações de obras no interior e recuperação asfáltica de rodovias. Reconhece a má condução de Governos anteriores e está com projeto pronto para pô-lo em prática no decorrer da próxima administração, caso reeleito.

É um bom sinal. Pelo menos ele admite que assumiu com problemas sérios, mas está consciente do que deve fazer para solucioná-los e por onde vai começar. Num paciente em estado grave, não é bom trocar o médico que vem acertando na dosagem.

APOIO DE LILA FRAGA

Segundo informações de Lagarto, ex-prefeito Lila Fraga teria fechado entendimento e dá apoio ao candidato a governador pelo PSB, Valadares Filho.

Já teria declarado isso a seu pequeno grupo político.

TEM QUEM DESMINTA

Pessoas ligadas a Lila Fraga tentam desmentir, mas nos bastidores há confirmação do apoio, embora ele não esteja falando publicamente sobre isso.

Um líder político chegou a exagerar “politicamente Lila está morto”.

POR FALAR EM LAGARTO

O candidato a federal Valdevan 90 (PSC) conseguiu  ‘invadir’ Lagarto e sairá de lá bem votado. A informação é de um líder político da região.

Valdevan conseguiu apoio de pelo menos 30 lideranças no município.

PROCISSÃO DA PADROEIRA

Sábado é a procissão da padroeira de Lagarto, Nossa Senhora da Piedade. Este ano terá a presença maciça de políticos, principalmente que disputam mandatos majoritários.

Os grupos políticos trabalham para levar grande número de aliados.

IMAGEM SERÁ INAUGURADA

Também no sábado, o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, vai inaugurar a imagem de Nossa Senhora da Piedade, na rótula que leva a Riachão e Tobias Barreto.

Boa notícia: Valmir pagou ontem 50% do 13º Salário aos servidores.

BELIVALDO PROMOVE REUNIÃO

Governador Belivaldo Chagas (PSD) fará reunião hoje pela manhã com vários prefeitos de Sergipe para tratar sobre esses próximos 30 dias de campanha.

Em pauta, ainda, uma avaliação do quadro político.

LUCIANO MANTÉM CANDIDATURA

Por 6×1 o TRE deferiu o registro da candidatura do deputado Luciano Bispo (MDB) à reeleição. Ele se mantém em campanha por todo o Estado.

Luciano tem base eleitoral em Itabaiana e outras cidades do agreste.

TARANTELA MEIO COMPLICADO

O candidato ao Governo João Tarantela (PSL) pode não disputar o mandato porque o partido não vai participar tendo ele à frente.

Reclama da forma equivocada como Tarantela conduziu a legenda.

O anuncio sobre a desistência deve acontecer talvez hoje.

SOBRE PRESENÇA DE EDVALDO

A assessoria do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) diz que ele não esteve apenas na festa no Iate Clube, como foi o organizador desse evento de apoio a Belivaldo.

A resposta é para membros da Base Aliada que criticam a ausência do prefeito.

SEGUE TRABALHO FIRME

A assessoria diz, ainda, que Edvaldo segue trabalhando firme todos os dias, após o expediente na Prefeitura, inclusive ontem, no começo da noite.

Ele organizou carreata no Bugio em favor de Belivaldo, Jackson e Rogério.

PRIMEIRO EM SERGIPE

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, está fazendo de tudo e um pouco mais para fazer do seu filho, Talysson Costa, o mais votado em seu município.

Vai mais além: quer que ele seja o mais votado de Sergipe.

DEFINIÇÃO DE CHAPA

O ex-prefeito José Franco definiu a sua chapa para as próximas eleições: governador Belivaldo, senador André Moura, deputado federal Laércio Oliveira.

Para estadual Zé está fechado com o Capitão Samuel.

LUIZÃO RECUSA PROPOSTAS

Luizão Dona Trampi (PSL), usa as rede sociais com seu vozeirão e estilo anordestinado de falar. É candidato a deputado federal e ganha fôlego via internet.

Recusou várias propostas atraentes para apoiar outras candidaturas.

Dona Trampi tem uma oficina de consertar motos em Itabaiana.

EVÂNIO ESTÁ CONFIANTE

O advogado Evânio Moura, que faz a defesa do radialista George Magalhães, esteve com o seu cliente ontem na Delegacia da Mulher e disse que está confiante e tranquilo.

Disse que as provas sobre a tentativa de estupro são inverossímeis.

CLASSIFICOU DE FAKE

Evânio Moura classificou de ‘fake’ a denúncia apresentada por uma outra mulher, de 53 anos, que teria prestado depoimento ontem como vítima de estupro de George.

Admite que seja uma “simulação” de prováveis desafetos do seu cliente.

GOSTARIA DE FAZER PERGUNTAS

O advogado disse ainda que gostaria de estar com a nova denunciante para fazer-lhe algumas perguntas sobre um fato que teria ocorrido há 15 anos.

– Ninguém sabe por que só agora esta senhora aparece…

GEORGE TERIA FICADO ABALADO

De qualquer forma, o radialista George Magalhães teria ficado abalado com a segunda denúncia, porque não esperava que ela acontecesse,

George vem fazendo seu programa com sobriedade e medo.

ACUSAÇÃO ESTÁ CONFIANTE

A advogada Lúcia Morgado, que defende a provável vítima no caso George Magalhães, diz que está confiante que o inquérito será concluído nos próximos dias.

Segundo ela, todas as provas já estão amplamente demonstradas no inquérito.

RETIFICAÇÃO DE NOTA

Não foi Luís Mitidieri que falou sobre um vídeo exposto nas redes sociais, mas o seu filho, deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) que disputa à reeleição.

Luis não é candidato nas eleições deste ano.

Notas

Ciro já está em Aracaju – O candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) já chegou a Sergipe, acompanhado do presidente Nacional da sigla, Carlos Lupi. Foi recepcionado por Fábio Henrique (PDT), candidato a Deputado Federal; Valadares Filho (PSB), candidato a governador e Sílvia Fontes (PDT) que disputa a vice.

0x0

Vinícius é lide do prefeito – Prefeito Edvaldo Nogueira reuniu ontem parlamentares que dão sustentação ao governo municipal, quando foi discutida a mudança na liderança da bancada. O vereador Vinicius Porto passa a responder pelo bloco governista em substituição ao vereador Antonio Bittencourt, que está em campanha.

0x0

JB fala sobre carreata – Jackson Barreto disse que a carreata da coligação “Pra Sergipe Avançar” tomou conta das ruas do Bugio e do Jardim Centenário levando a mensagem de esperança para os moradores. “A recepção calorosa trouxe felicidade ao meu coração. Sobretudo por ter consciência de tudo que fiz por essas comunidades”.

0x0

Povo está decidido – O candidato a governador pelo PSB, deputado federal Valadares Filho, considerou a recepção que teve ontem à noite no bairro Soledade, em Aracaju, “prova que o povo está decidido e acredita em nosso projeto, porque quer a verdadeira mudança de Sergipe”.

0x0

Novo prefeito de Riachão – O presidente da Câmara Municipal de Riachão dos Dantas, vereador Pedro da Lagoa (PT), assumiu ontem à noite a Prefeitura Municipal em lugar da prefeita Gerana Costa (PTdoB), que foi afastada por decisão da Justiça. O vice-prefeito, Luciano Góis, do mesmo partido, também foi afastado.

0x0

Lutas por vigilantes – O deputado Capitão Samuel travou várias lutas pelos vigilantes. “Junto com alguns dos representantes do sindicato estivemos em busca da ascensão da categoria e uma das brigas foi em busca da periculosidade, do PCCV, qualificação da categoria, entre outras lutas” lembra.

Conversando

Bloco na rua – O prefeito Edvaldo Nogueira pôs ontem o seu bloco na rua e foi para o Bugio dando apoio às candidaturas majoritárias da base aliada.

Corpo mole – Em todas as coligações tem gente se queixando de que estão fazendo corpo mole para os candidatos majoritários.

Muito agitada – O candidato a deputado federal Bosco Costa tem se mantido sempre ao lado de Valmir de Francisquinho numa campanha muito agitada.

Está fervendo – O eleitorado se mantém indiferente na maioria dos municípios de Aracaju, mas em Itabaiana a eleição está fervendo.

Adelson discreto – Candidato à reeleição, o deputado Adelson Barreto mantém o seu trabalho discreto e deve continuar na Câmara Federal com boa votação.

André trabalha – O candidato ao Senado André Moura (PSC) trabalha para garantir a primeira vaga ao Senado Federal e está conquistando boa posição.

Troca de Lula – PT tem só até 11 de setembro para trocar Lula pelo poste Fernando Haddad na sua chapa presidencial. Enquanto isso, Lula aparece em campanha.

De Fábio Mitidieri – “Os umbaubenses sabem da dedicação do meu trabalho pelo município, afinal foram mais de R$ 600 mil de emendas destinadas”.

Mais ânimo – Membros do PSDB vão se reunir para dar uma injeção de ânimo na campanha, que se apresenta um tanto quanto cansada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também