Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

ALGUNS PONTOS COMPLICADOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A disputa pelo Governo de Sergipe deu um nó. É difícil ouvir de alguém uma opinião sensata sobre segundo turno. Quem irá até o final de outubro ou se alguém consegue chegar ao pódio já no primeiro. Tudo muito perturbador. O deputado federal Valadares Filho (PSB), que entrou na disputa como se fosse uma aventura, tanto que não mereceu credibilidade imediata, talvez tenha mudado um cenário que exibia todas as chances para Eduardo Amorim e Belivaldo Chagas.

Valadares não conseguiu formar uma estrutura partidária para uma composição forte, o que levantou a hipótese de que “sem grupo não iria longe”, mas manteve a candidatura e, de mancinho, foi chegando a boas posições em todas as pesquisas de opinião pública e de lá não sai “nem amarrado”. Tornou-se um dos nomes que deve continuar no topo até o resultado final da apuração. Dificilmente não estará no segundo turno.

Essa campanha é atípica. A opinião é unânime entre os mais experientes avaliadores da política sergipana. Tanto que mesmo com a fixação de Valadares em primeiro lugar nas pesquisas, o resultado pode oferecer outra opção, em razão de prováveis surpresas capazes de ocorrer até o final da campanha. Tem muita gente importante silenciosa e até indiferente à eleição, o que pode provocar alterações que ainda não dão para prever.

A candidatura de Eduardo Amorim passa a impressão que não empolga, mas também pode se confundir isso com a mais absoluta frieza da população em relação aos resultados. O governador Belivaldo Chagas, depois do que tem ouvido de lideranças e aliados mais próximos, tem que promover algumas mudanças importantes para um levante de campanha. Caso decida pela visão geral de segmentos qualificados da sociedade, que inclusive vão às urnas, dificilmente também não estará no segundo turno.

Essa decisão não será fácil, mas se faz absolutamente necessária…

DIA AMANHECE QUENTE

O candidato ao Senado pelo PRB, Heleno Silva, não teve ontem dia de paz. Gladyson de Oliveira Costa foi detido com um cartão corporativo do ITPS.

Disse que o cartão pertencia fora entregue por um tio, amigo de Heleno Silva.

HELENO DESCONHECE

Heleno Silva explicou que o cartão já estava vencido e bloqueado por determinação do Governo. Lembrou que o tratamento com os cartões corporativos é muito sério.

Heleno Silva não conhece Gladyson, mas é amigo do dele, Edenilson.

POLITICAMENTE NADA

Heleno Silva diz que politicamente não vai haver nada e que ele continuará seu trabalho de campanha com o objetivo de eleger-se ao Senado.

Mas os grupos sociais colocaram-no na berlinda.

BLOCO FICA ATENTO

O bloco da oposição está atento com a repercussão que pode ter a informação do uso de cartão corporativo e atinja Heleno Silva (PRB) por seus adversários.

Acha que o pessoal tem que reverter isso o mais rápido possível.

PESSOAL EM ALERTA

A reunião de ontem entre liderança políticas e o governador Belivaldo Chagas (PSD) foi um pouco esquentada pelos próprios convidados. Havia 36 prefeitos.

O próprio Belivaldo fez um discurso ameno e agradeceu o empenho de todos.

UM DELES JOGOU DURO

Um dos participantes pediu a palavra e reclamou: não tem desculpa para um prefeito não promover uma carreata e ir às ruas movimentar a campanha.

– É preciso mostrar de que lado cada um está, para ganhar as eleições, disse.

UM CONSELHO POLÍTICO

Um deputado cochichou no ouvido de Belivaldo: “deixe Eliane Aquino e deputados da base aliada tomando conta de Aracaju, junto a Edvaldo Nogueira”.

– E fique pelo interior fazendo política com lideranças regionais.

NÃO FICA NO PALANQUE

Belivaldo Chagas (PSD), candidato à reeleição ao Governo, não ficará no palanque oficial do Estado para o desfile de 7 setembro.

Belivaldo vai percorrer a Avenida Barão de Maruim em campanha.

DESGASTE MUITO GRANDE

O deputado Luis Garibaldi (MDB) sente que há um desgaste muito grande de políticos junto ao eleitorado: “parece decepcionado com os escândalos ocorridos no País”.

Garibaldi, entretanto, mantém inalteradas suas bases eleitorais.

CANCELA CAMPANHA

A coordenação de campanha do deputado Luciano Bispo (MDB) cancelou todos os eventos desta noite, em virtude da morte de Gilmarco Evangelista.

Luciano e Gilmarco eram muito amigos.

ÚNICOS QUE PODEM VENCER

O candidato ao Senado pela Rede, Alessandro Vieira, posta que é um dos únicos com possibilidade real de vencer a “velha política do nosso Estado”.

– Mais do que nunca é hora de acreditar, diz.

VISÃO DE SEGUNDO TURNO

Liderança da oposição diz que já trabalha um segundo turno entre Valadares Filho e o senador Eduardo Amorim: “não vejo outro cenário”, diz.

Avalia que Eduardo está sempre em segundo lugar nas pesquisas.

QUESTÃO DE PREFERÊNCIA

A posição das lideranças de oposição tem uma visão política: eles acham melhor ir para o segundo turno com Belivaldo Chagas (PSD).

É que teriam apoio do bloco formado por Valadares.

UM DETALHE QUE CONTA

Nos comentários de todo o Estado, o fato da ligação com o ex-governador Jackson Barreto (MDB) pode estar afetando a candidatura de Belivaldo Chagas.

Isso fica bem claro na opinião de boa parte do eleitorado.

DETALHE EM RIACHÃO

Rui Vieira, que já disputou e perdeu a Prefeitura de Riachão, participou da posse de Pedro da Lagoa como prefeito, na quarta-feira, com o afastamento de Gerana Costa.

Logo após foi para a casa de Simone Andrade, líder da oposição.

CANDIDATO DE LAELSON

Com a visita de Rui e Simone, o bafafá está feito em Riachão. Rui é sobrinho do ex-prefeito Laelson Meneses, marido de Gerana e foi apoiado por ele para a Prefeitura.

Rui preocupa por conta do poder econômico.

VALADARES SOLIDÁRIO

Valadares Filho, candidato a governador pelo PSB, registrou ontem sua solidariedade a Jair Bolsonaro, que sofreu uma tentativa de morte à faca.

– Independente de posição partidária e ideológica, é lamentável esse tipo de ato.

DO VENTINHO AO TSUMANI

Deputado da situação, que disputa à reeleição, disse em off que Valadares Filho chegou como um “ventinho numa tarde de calor e se tornou em um tsumani”.

– Vai precisar de muito trabalho para reduzir a sua força, disse.

Notas

Facada pode fortalecer – A Bolsa de Valores ampliou a alta, e o dólar acelerou a queda após a facada sofrida pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL). Segundo analistas do mercado financeiro, o candidato à Presidência da República pode sair fortalecido desse episódio caso continue na campanha.

0x0

Reunião com lideranças – A reunião da coordenação de campanha mostrou, ontem, que o candidato Belivaldo Chagas (PSD), que tenta a reeleição, conta com apoio de 36 prefeitos e cidades das mais variadas regiões do Estado. A reunião foi considerada animadora, porque o objetivo foi convocar o bloco a ir às ruas.

0x0

Palavra de ordem agora – Depois da reunião com Belivaldo Chagas, as lideranças revelaram que o candidato está no segundo turno, mas que não sabem com quem: “Se Valadares ou Eduardo”. Concluíram que a campanha efetivamente teve início e a palavra de ordem é ir às ruas em carreatas e só parar dia 06 d outubro.

0x0

Agora o bloco nas ruas – O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), está nas ruas e ontem levou seus candidatos a circular no conjunto Augusto Franco, para apresentá-los os nomes que apoia para Governo e Senado. Depois de anunciar seu apoio, Edvaldo pôs o bloco nas ruas e circula todas as noites.

0x0

STF rejeita Lula em campanha – O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou pedido de liminar da defesa do ex-presidente Lula pela candidatura do petista à Presidência da República. A cautelar visava permitir que Lula mantivesse sua campanha enquanto é analisado um recurso extraordinário.

0x0

Valmir sente frieza – O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, disse ontem que percebe um esfriamento do eleitorado em relação às eleições estaduais, a pouco tempo das eleições. Culpa essa indiferença da população aos casos de corrupção praticados por alguns políticos e o descrédito da população nos candidatos.

Conversando

Perdeu o dia – Heleno Silva perdeu o dia ontem. Não fez campanha e tentou desfazer as acusações que considera mentirosas.

Faz campanha – A sergipana Vera Lúcia, candidata a presidente pelo PSTU, fez campanha ontem em Florianópolis e conversou com militantes.

Com líderes – Ciro Gomes esteve ontem em Aracaju e conversou com lideranças estaduais, além de dar entrevista. No início da noite seguiu para Caruaru.

Todos os passos – O candidato a deputado federal Fábio Henrique (PDT) acompanhou todos os passos do presidenciável do seu partido, Ciro Gomes.

Procissão em Lagarto – Amanhã a maioria dos candidatos viaja a Lagarto para partir da procissão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade.

Pessoa querida – A morte do ex-prefeito de Japoatã, Gilmarcos Evangelista, mexeu com políticos que o conheciam. Ele era uma pessoa muito querido.

Cinco zonas – TRE de Alagoas indefere pedidos de tropas federais para cinco zonas eleitorais daquele Estado. Vê eleições pacíficas.

Alto número – Candidato a governador Milton Andrade (PMN) considera que essa informação, aliada ao alto número de eleitores indecisos, revela o desejo de mudança.

Boa recepção – O deputado estadual Venâncio Fonseca tem andado muito e encontra boa recepção à sua reeleição. Mas não acha que a campanha será fácil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também