Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Pescadores artesanais da região Sul debatem dificuldades em mesa-redonda

7

As dificuldades na execução da pesca artesanal nos municípios da região Sul de Sergipe foram debatidas durante encontro que aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 6, em Porto do Mato, no município de Estância. A mesa-redonda foi realizada através da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado federal João Daniel, membro da Comissão.

O encontro teve como objetivo discutir os problemas referentes ao desenvolvimento da pesca artesanal em Estância e região. Participaram do evento a secretária de Estado da Agricultura, Rose Rodrigues; o presidente Colônia de Pescadores Z4, José Moraes; os assessores jurídicos Valdemar dos Santos Neto e José Mário; o coordenador da Câmara Setorial de Pesca da Seagri, Sandro Krüger; o dirigente estadual do MST José Alberto dos Santos, o Careca; o vereador Artur, de Estância; entre outras lideranças.

Dezenas de pescadores, pescadoras e marisqueiras participaram do encontro. Na oportunidade, eles relatam as principais dificuldades que têm vivido na atividade pesqueira. Entre elas, o presidente da Colônia de Pescadores Z4, José Moraes, relatou os problemas no acesso aos portos, por conta dos portões e estradas fechadas, as agressões ao meio ambiente, a pesca clandestina e predatória, a colocação em prática do ordenamento pesqueiro, entre outros.

O deputado João Daniel destacou a importância da mesa-redonda para ouvir os pescadores e pescadoras sobre essas questões e dificuldades que têm enfrentado. “Nosso grande objetivo é ouvir e ver essa situação para encaminharmos e tratar as questões. Para isso chamamos várias autoridades e entidades para estarem presentes ouvindo e avaliando de que forma encaminhar. Acompanhamos desde o início a Reserva Extrativista da Região Sul [Resex] e a luta do Território da Região Sul e na Câmara acompanhamos nas Comissões que dizem respeito ao meio ambiente e a pesca”, disse.

Durante a mesa redonda, Zé Morais ressaltou uma importante conquista que teve a participação efetiva do deputado João Daniel, que é o documento para o uso sustentável nas áreas da União. “Foi uma conquista fruto de muita luta, que também teve a participação dra. Lívia, do Ministério Público Federal, que atendeu ao pedido do deputado João Daniel”, disse, ressaltando que mesmo ainda sem a criação da Resex, houve a conquista semelhante com o direito de usar as terras pertencentes à União.

Joao Daniel ressaltou seu compromisso com essa causa e a pauta dos pescadores. Ele lembrou que foi no governo Lula que o setor pesqueiro teve um Ministério específico, o seguro defeso, garantias estas que foram as primeiras atacadas logo após o golpe. Ele ressaltou que as coisas não vão acontecer se não tiver uma pauta firme. “Acreditamos num projeto que nasce a partir da luta e mobilização de vocês, sem recuar ou baixar a cabeça”, acrescentou.

Por Edjane Oliveira

Foto: Márcio Garcez

Leia também