08/09/18 - 06:08:11

Saúde de Aracaju oferece diversos serviços de controle de zoonoses

Apesar da medicina veterinária ser voltada para o cuidado animal, os profissionais da área exercem um papel fundamental dentro do Sistema único de Saúde (SUS). Através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o controle de doenças infecciosas em animais capazes de infectar o ser humano.

A médica veterinária e gerente do CCZ, Marina Sena, explica que quando o médico veterinário cuida da saúde do animal, ele está, consequentemente, cuidando da saúde da população. “Ele é o profissional apto para definir um tratamento eficaz para prevenir doenças, antes que cheguem ao homem. Aqui é feito um trabalho de prevenção, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Durante todo o ano promovemos ações com os programas e o controle da raiva, leishmaniose, leptospirose, esquistossomose, dengue, chikungunya e zika, e acidentes com animais peçonhentos”, explicou.

O CCZ tem um posto fixo para atendimento de consultas e exames, como também para aplicação de vacinas contra a raiva em cães e gatos durante o ano todo, e nãoapenas nas campanhas de vacinação antirrábica. Além disso, através do Castramóvel são realizadas esterilizações de cães e gatos, o que acaba repercutindo na redução do abandono dos animais e, diminui a proliferação das doenças transmitidas aos seres humanos.

De acordo com o médico veterinário e referência técnica do Castramóvel, Caio Alexandre, os profissionais da SMS precisam se atualizar constantemente para que a saúde pública seja garantida. “Um dos nossos maiores desafios é o de buscar uma atualização constante, para que possamos atuar sempre de forma multidisciplinar, ou seja, visando à saúde animal, ambiental e humana”, ponderou.

Dia do veterinário

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro, pois nessa data, em 1933, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Apesar disso, cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910.

Em Aracaju, o Centro de Controle de Zoonoses possui mais de 25 anos de existência, e promove anualmente diversas ações de controle de doenças infecciosas ao ser humano, transmitidas por animais.

A unidade está localizada no Centro Administrativo do Bairro Capucho (vizinho ao Ibama), na Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081. O contato com o Centro pode ser realizado através dos telefones: 3179-3528 e 3179-3565.

Fonte e foto assessoria