10/09/18 - 13:29:31

Câmara realiza Sessão Especial em comemoração ao Dia do Soldado

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou na manhã desta segunda-feira, 10.09, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Soldado. O requerimento, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), atende ao pedido da corporação e tem por objetivo homenagear esses valorosos homens que tanto zelam por nossa sociedade.

Estiveram presentes à sessão, o Comandante do 28º BC, tenente-coronel Infantaria José Fernandes Carneiro; assessor parlamentar do Exército em Sergipe, Paulo Leão; o Capitão de Fragata da Marinha do Brasil, Alessandro Black; o superintendente da Polícia Rodoviária de Sergipe, Inspetor Carlos Xavier; o sub-comandante da Polícia Militar de Sergipe, Paulo Paiva; o Reverendo Paulo Lázaro; o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Eliziário Silveira Sobral, além dos vereadores Cabo Amintas e Américo de Deus.

O Comandante do 28º BC, tenente-coronel de Infantaria José Fernandes Carneiro, contou toda a história de Duque de Caxias, que tornou-se patrono do Exército Brasileiro, por decreto federal de 1962. Na palestra, o Comandante também fez um breve contexto histórico do Exército e sobre  algumas missões do seu batalhão e apresentou um vídeo institucional explicando detalhadamente o funcionamento e a divisão administrativa do 28º Batalhão de Caçadores Campo Grande, de Sergipe. “Nós temos um projeto chamado Momento Cívico, onde a banda do exército percorre as escolas no estado levando um pouco do civismo, numa tentativa de resgate desse sentimento através de nossas crianças e adolescentes”, lembrou.

Já o vereador Elber Batalha fez um apanhado histórico, relembrando os feitos e bravuras, com batalhas sangrentas e também feitos de eterna honradez, dando destaque a Duque de Caxias. “Talvez, nenhuma outra instituição brasileira tenha um patrono com tamanha altivez como Duque de Caxias. Depois que saímos do regime militar, criou-se uma aversão ao militarismo. Não podemos generalizar. E quantos feitos valorosos já foram feitos pelo Exército Brasileiro? O único trecho que foi feito com qualidade da BR101 foi realizado pelo Exército Brasileiro, que também devolveu parte do dinheiro dessa obra. É necessário que façamos esse registro. Esse momento histórico que o país vive, temos posições comprometidas das Forças Armadas, de manter a garantia constitucional na democracia, não só a todos, como também aos militares”, ressaltou.

O Reverendo Paulo Lázaro falou sobre alguns projetos para a corporação, além de afirmar que a missão principal das Forças Armadas que é garantir a segurança de nossos brasileiros.

“E muitos de vocês são verdadeiros abnegados. Nós precisamos aproveitar a mão de obra qualificada como a de vocês no setor privado e vamos ajudar vocês, que não têm onde trabalhar quando sai da corporação. Isso seria um meio de sustento da família de vocês, que dedicaram a vida, inclusive com sangue, para defender o povo brasileiro”.

Por Luciana Gonçalves

Foto: Gilton Rosas