Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Adelson Filho alerta sobre campanhas preventivas após registro de caso de Sarampo no Estado

8

Após  saber que o terceiro caso de sarampo em Sergipe foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado (SES) na manhã desta terça-feira (11), o deputado Adelson Barreto Filho ( PR) destacou a importância de campanhas preventivas para alertar a população dos riscos da doença.

De acordo com ele, o Sarampo é uma doença  transmissível e medidas devem ser tomadas para evitar a contaminação de mais pessoas. ” Três casos foram confirmados e 21 ainda estão em análise.  São 17 anos sem registro da doença, que tem se alastrando em alguns estados, como Amazonas, por exemplo. É preciso ações mais duras para não termos uma epidemia em Sergipe, principalmente em Aracaju, já que a maioria dos doentes são da capital”, explicou.

Adelson ainda frisou a importância de negociação com as categoria médica municipal que está em greve desde do dia 20 de julho. ” Tenho uma preocupação com a Saúde em especial, já que o Deputado Federal Adelson Barreto e eu temos um trabalho social na área. Andando pelos bairros da cidade tenho ouvido os apelos do povo pedindo melhorias no atendimento nos postos de Saúde. A prevenção ainda é o melhor caminho para sairmos deste caos que se tornou a Saúde no Brasil”, ressaltou.

” Informar a população os mecanismos de prevenção e de como evitar o contágio deve ser prioridade agora. Mesmo que ainda sejam poucos casos , prevenir é melhor que remediar. A vacinação deve ser priorodade”, concluiu o deputado.

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde ( MS),  o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Em Sergipe o primeiro caso foi identificado em agosto.

Por Marta Costa

Leia também