Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Vereador Dr Gonzaga fala da importância da prevenção ao suicídio

7

O vereador Dr Gonzaga (MDB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre o “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização que visa a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito desta realidade.

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo reforça que o suicídio é um problema de saúde pública, sendo a segunda maior causa de morte entre pessoas com 15 a 29 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“E vários fatores podem influenciar nesses casos. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, sendo aproximadamente 12 mil casos por ano. É preciso divulgar essa campanha de prevenção e reverter às estatísticas em um mundo onde aproximadamente 800 mil pessoas se matam a cada ano, sendo 2.200 a cada dia. É um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas”, disse o vereador.

De acordo com o parlamentar, a esperança é o fato de que, segundo a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. É necessário à pessoa buscar ajuda e atenção de quem está a sua volta. “Não tenha medo de conversar sobre seus problemas com amigos, familiares ou busque ajuda. E isso vale tanto para quem sofre com ideias suicidas, como para familiares e amigos, que querem ajudar quem sofre com esse mal”, explicou Dr. Gonzaga.

Foto Gilton Rosas

Da assessoria

Leia também