Aracaju, 28 de março de 2024

PROMESSAS QUE ENCHEM O SACO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Ainda se mantém o marasmo eleitoral, mas, a 25 dias das eleições cabe aos candidatos trabalhar para reanimar a população e colocá-la nas ruas. Senão nas ruas, pelo menos que mostre alguma opção atrativa. Todos sabem que o eleitor não está preocupado com o pleito, exatamente por culpa de um momento político difícil e de descrédito absoluto nos políticos.

Comentários otimistas não animam e são desacreditados. O que se imaginava uma campanha séria, mas movimentada, não ocorre. Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. Não se faz projetos diferentes e nem propostas que o povo aposte e acredite. Tudo muito repetido e com cheiro do movo político de antigamente. Para onde caminha esse eleitor saturado de tanta hipocrisia?

A lugar algum, lógico. Provavelmente siga a reta contrária ao ponto em que se encontram as urnas. A sociedade anseia por ousadia e quer projetos em que ela esteja inserido de verdade. Um exemplo idiota: Jair Bolsonaro mantém como proposta básica fortalecer a segurança. Não só isso: dificultar a vida e até matar bandidos, garantir tranquilidade ao cidadão e condecorar militar que enfrentar a criminalidade.

E o que se percebe? Tudo muito louco. Bolsonaro obtendo a preferência de parte significante do eleitorado, diante da ausência de Lula, preso em Curitiba. Aí se bate a cuca: o povo ou quer um nome acusado da prática de uma série de crimes, ou outro que quer matar bandidos. Lógico que é uma aprovação estranha de setores firmes do eleitorado, que talvez nem Freud explique.

Tem mais: Ciro Gomes cresce prometendo libertar devedores do SPC.

Nessas próximas três semanas espera-se que os candidatos em Sergipe encontrem o que deseja o eleitorado, porque anunciar melhoria na Educação, Saúde e Segurança já enche o saco de quem precisa trabalhar, comer, ter acesso aos serviços essenciais e ser, realmente, quem alerta para necessidades de uma comunidade, que a cada quatro anos é abraçada e repetidamente beijada neste período de campanha.

Está na hora de oferece algo mais ao eleitor, porque ainda há tempo de animá-lo para o pleito.

PROBLEMAS COM FINANÇAS

Apesar das campanhas das coligações, já começa a surgir problemas financeiros para mantê-las. Pior para ter lideranças fortes ao lado e assegurar boa posição no final.

A maioria está querendo alguma coi$a para trabalhar pelos majoritários.

UM DETALHE ABSURDO

Segundo um parlamentar, pela primeira vez candidatos a deputado federal que disputam a reeleição receberam R$ 1.5 milhão para gastos de campanha.

– Acreditem! Eles ainda querem dinheiro para apoiar o candidato ao Governo…

NÃO OFERECEM AJUDA

O mesmo parlamentar disse que “nenhum desses deputados oferece ajuda do Fundo de Campanha para realizar o programa de televisão que vai ao ar diariamente”.

Embora todos eles participem diretamente.

FEZ OUTRA DENÚNCIA

Alguns prefeitos que receberam recursos altos para seus municípios também estão pedindo ajuda de custo alto para entrarem na campanha.

Argumento: “ajudaram o município, mas a mim nada…”

ESTÃO INSATISFEITOS

Alguns majoritários estão muito ‘putos’ com o pessoal de marketing. Uma equipe tem demonstrado claramente que só trabalha para um candidato ao Senado.

Embora tenha sido pago para fazer o marketing de todos.

MARIA LAMENTA FORMA

A deputada Maria Mendonça, candidata à reeleição, lamentou muito sobre a forma como o prefeito Valmir de Francisquinho trabalha contra ela.

Francisquinho elegeu Maria como adversária ferrenha.

CONSELHO A CONTRATADOS

Conselho a contratados da Prefeitura de Itabaiana: não façam dívidas, o contrato tem prazo de validade. Vai até 31 de dezembro, com base no TAC com o MP.

Você não poderá mais ser recontratado.

COMPOSIÇÃO BRANCA

Cai por terra a hipótese levantada pelo senador Valadares (PSB), que havia uma aliança branca entre os candidatos ao Senado Jackson Barreto (MDB) e André Moura (PSC).

Com palavras duras, bem ao seu estilo, Jackson desfez qualquer cor de aliança.

O QUE ESTÁ OCORRENDO

O problema que provocou tamanha mudança é o resultado de pesquisas internas que mostram possibilidade de André ser o segundo e Valadares o primeiro.

Embora haja empate técnico nas avaliações.

DISPUTA ESTÁ EMBOLADA

A 23 dias de campanha, todas as avaliações internas dão empate técnico tanto para o Senado, quanto para o Governo, sem contar com a indiferenças do eleitor.

Essas próximas três semanas serão decisivas para orientar o voto.

POLÍCIA SEM VIATURA

Deputado Capitão Samuel, candidato à reeleição, disse que Macambira, São Domingos e Campo do Brito ficaram sem viaturas policiais ontem à tarde.

– Vamos cobrar que a SSP resolva imediatamente a situação…

ELBER NÃO RETORNA À CÂMARA

Mesmo que não seja eleito deputado federal pelo PSB, embora esteja cotado, Elber Batalha não retorna à Câmara para continuar mandato de vereador.

Ocupará um Secretaria de Estado caso Valadares Filho seja eleito.

ROGÉRIO USA SANDÁLIAS

Rogério Carvalho, candidato ao Senado pelo PT, faz propaganda de campanha usando uma sandália: só entrega quando a cliente pede “sandália vermelha com estrela”.

Razão: vermelho sem estrela quem usa é Jackson Barreto (MDB).

SAI O RESULTADO DE EXAMES

Ainda está em segredo de justiça, mas o resultado dos exames no caso que envolve o radialista George Magalhães teria o deixado mais aliviado.

O inquérito na Delegacia da Mulher está em fase final.

SUKITA PODE FAZER CAMPANHA

Manoel Messias Sukita teve o seu registro de candidatura a deputado federal rejeitado pelo TER-SE, mas uma cautelar foi aprovada a seu favor.

Caso apele da rejeição, Sukita pode continuar fazendo campanha.

SUKITA EM BOA COLOCAÇÃO

Sukita é um dos nomes que se destaca na oposição e tem chances de eleger-se. Mas os processos atrapalham o seu registro em razão de processos em primeira instância.

Sukita cruza os céus de Sergipe com o seu helicóptero amarelo.

MOVIMENTO NO IATE

Chamou a atenção de quem compareceu ontem ao Iate Clube, para solenidade da oposição, a animação de Eduardo Amorim, candidato a governador pelo PSDB.

Dançou, pulou e fricotou como se estivesse em pleno carnaval de Salvador.

HELENO COM TUDO BEM

O candidato ao Senado Heleno Silva (PRB) continua sua campanha e diz que ela não foi atingida em nada com a armação que montaram contra ele.

Ontem ele também esteve no Iate Clube ao lado de Eduardo Amorim.

Notas

Trabalho louvável – A advogada Lúcia Morgado, que atua em defesa da mulher supostamente atacada pelo radialista George Magalhães, disse ontem que apesar do sigilo do inquérito podia adiantar que a delegada responsável pelo caso não está poupando esforço para buscar a verdade. O trabalho da delegada é louvável.

0x0

Ainda está afastada – Segundo ainda a advogada Lúcia Morgado, a vítima ainda está afastada de suas atividades laborais por orientação do profissional de psicologia que está acompanhando o caso. A expectativa dos advogados é o final do processo e a decisão da delegada sobre um caso que se tornou polêmico pelos envolvidos.

0x0

Candidato tem apoio – O deputado Venâncio Fonseca, candidato à reeleição, participou ontem do evento em apoio a Eduardo Amorim, candidato a governador pelo PSDB. Várias lideranças participaram do evento, em que homenageou mulheres, e muita gente fez questão de mostrar apoio a Venâncio Fonseca.

0x0

Marcio e Haddad – O candidato a deputado federal Marcio Macedo (PT) participou ontem, em Curitiba, da reunião da Executiva Nacional do PT que aprovou por unanimidade Fernando Haddad como candidato a presidente. Após a reunião, o nome de Haddad foi apresentado oficialmente e o de Manuela D’Ávila, do PCdoB, como vice.

0x0

Lula acusa tribunais – Em carta, o ex-presidente Lula afirmou, ontem, que os tribunais do país proibiram o povo brasileiro de votar livremente e pediu apoio ao ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Preso em Curitiba desde abril, Lula está impedido de concorrer à Presidência da República por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

0x0

Oposição lança MAE – Foi lançado ontem o Movimento de Apoio a Eduardo (MAE) no Iate Clube de Aracaju para mostrar que apoia Eduardo Amorim (PSDB) governador e Ivan Leite (PRB) vice-governador, para proporcionar a mudança que o estado precisa. Gente da capital e do interior com esperança de um Sergipe melhor.

Conversando

Clóvis Silveira – Não são poucas as vezes que achamos que é o fim. Ninguém está imune a isso, mas todos podemos nos reerguer e seguir adiante!

Fazer registro – Clóvis Silveira (PPS) deve fazer o registro de sua candidatura a segundo suplente de senador de André Moura ainda esta semana.

Nos bairros – Candidatos ao Governo e Senado aproveita a semana para realizarem carreatas em bairros de Aracaju. Interior só no final de semana.

Houve mudança – Gustinho Ribeiro, candidato a federal, ainda não garantiu sua eleição, em razão de mudanças no eleitorado de Lagarto.

Adelson e reeleição – Um dos candidatos que tentam a reeleição para federal, Adelson Barreto (PR) pode ser, pela segunda vez, o mais votado de Sergipe.

Muda muito – Um provável afastamento de Manoel Messias Sukita da disputa eleitoral, muda muito o cenário dos prováveis eleitos para a Câmara Federal.

Reversão difícil – A maioria dos candidatos acha que dificilmente Sukita conseguirá reverter a situação e ficará fora do páreo, apesar de sua boa posição.

Temem Ciro Gomes – Segundo a Conexão Política: Polícia Federal e Ministério Público Federal temem Ciro Gomes (PDT) presidente.

Leva mensagem – Valadares Filho levou sua mensagem para os moradores do bairro Santo Antônio, em Aracaju, “que já decidiu que irá votar 40 no dia 7 de outubro”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também