13/09/18 - 06:31:08

Há um ano o PL que estabelecia prazo para pagamentos de músicos foi vetado

Quase três meses depois da apresentação do Forró Caju, músicos continuam sem receber o pagamento dos shows realizados. Para chamar atenção sobre o assunto, na manhã desta quarta-feira, 12, o vereador Isac Silveira (PCdoB), usou a tribuna durante o grande expediente para lembrar que um dos Projetos de Lei de sua autoria foi vetado pelo executivo, e os parlamentares mantiveram o veto. “Quero lembrá-los que hoje completa um ano que o PL 99/2017, que garantia aos artistas locais de receberem seus cachês antes, ou no dia do evento, foi vetado. Isso porque esta casa não derrubou o veto, com a justificativa de que o histórico do então prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), era de valorizar a cultura sergipana”, disse o parlamentar.

Isac lembrou a todos que muitos músicos sustentam suas famílias com o dinheiro da música. “O que é que pesa sobre nós que não derrubamos o veto? O que é que pesa sobre aqueles que não votaram contra o veto? Nós estamos falando de pessoas que se alimentam desses cachês. Eu já disse e repito, precisamos fortalecer a legislação que impossibilite os calotes. O Projeto de Lei não atentava contra a administração ou a dignidade de nenhum administrador, mas tentava salvaguardar aqueles que prestam seus serviços”, esclareceu Isac.

Nas últimas semanas muitos meios de comunicação destacaram a falta de pagamento dos artistas locais e questionaram os motivos dos artistas nacionais já terem recebido. “Para mim, parece que os ricos têm mais direitos, mas os pobres estão a mercê, vulneráveis, passando por necessidade. Por essas e outras quero deixar claro aqui que vamos reapresentar esse projeto depois das eleições para não dar conotação que é uma coisa política”, explicou Isac.

Isac encerrou o discurso avisando que um documento foi protocolado, nesta quarta-feira, solicitando da prefeitura informação sobre os motivos do atraso, como também exigindo um acordo para a realização do pagamento.

Foto assessoria

Por Bruna Cury e Valéria Santana