13/09/18 - 14:47:45

Setembro Verde no HU terá palestras e atividades educativas

O Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, será lembrado no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Por meio de uma iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott), estão previstas atividades relacionadas ao tema a partir do próximo dia 19, quando ocorre o IV Ciclo de Palestras sobre Doação de Órgãos e Tecidos.

Na semana seguinte, de 24 a 29 de setembro, serão realizadas atividades educativas sobre doação de órgãos, além da apresentação do Grupo Doutolhaços, palhaços voluntários que circularão pelas dependências do hospital e ambulatório passando mensagens de forma lúdica. Toda a programação é aberta ao público.

Sobre a Ebserh

Desde 2013, o HU-UFS faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais, sendo responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Confira a programação completa do evento:

IV Ciclo de Palestras sobre Doação de Órgãos e Tecidos

Dia 19 de setembro

Local: Auditório da Didática I (HU-UFS)

7h: credenciamento e momento musical

7h15: cerimônia de abertura

7h30: Aspectos Éticos e Legais da Doação de Órgãos e Tecidos (Palestrante – Enf. Benito Fernandez – Coordenador da Central de Transplantes/SES)

8h30: Novo Protocolo para Diagnóstico de Morte Encefálica (Palestrante – Dr. Yhokenn Karlo Nunes Beserra – Médico Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo do HU-UFS/Ebserh)

9h30: Intervalo e Apresentação do Grupo Doutolhaços – Projeto Bom Dia

9h45: Manutenção do Potencial Doador de Múltiplos Órgãos (Palestrante – Prof. Dr. Antonio Alves Júnior – Presidente da Cihdott do HU-UFS/Ebserh)

10h45: Assistência de Enfermagem ao Potencial Doador de Órgãos (Palestrante – Enf. Msc. Prof. Luciano Viana – Enfermeiro da Nefrologia e Cihdott do HU-UFS/Ebserh)

11h30: Encerramento

SETEMBRO VERDE

Dia 24 de setembro

Manhã e tarde: atividades educativas sobre Doação de Órgãos

Local: Ambulatório e Prédio Hospitalar (HU-UFS)

Dia 25 de setembro

Manhã e tarde: Apresentação do Grupo Doutolhaços – Projeto Bom Dia

Local: Ambulatório (HU-UFS)

Dia 26 de setembro

Manhã e tarde: atividades educativas sobre Doação de Órgãos

Local: Ambulatório e Prédio Hospitalar (HU-UFS)

Dia 27 de setembro

Manhã e tarde: Apresentação do Grupo Doutolhaços – Projeto Bom Dia

Local: Ambulatório (HU-UFS)

Dia 28 de setembro

Manhã e tarde: atividades educativas sobre Doação de Órgãos

Local: Ambulatório e Prédio Hospitalar (HU-UFS)

Foto assessoria

Por Andreza Azevedo