Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

1º Conselheira tutelar transexual do Brasil será a mais nova sergipana

7

Na próxima quinta-feira (20), às 11h, no plenário Pedro Barreto de Andrade, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), realizará Sessão Especial de concessão de Título de Cidadania a transexual Silvânia Santos de Sousa,  conhecida como Silvânia Mãozinha. A honraria, aprovada por unanimidade pelo parlamento, é de autoria do deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB).

Silvânia é natural do Estado da Bahia, registrada como Jailton Santos de Sousa, é líder comunitária, 1º conselheira tutelar do Brasil, ocupou o cargo de diretoria da Central única das Favelas (CUFA-SE), foi presidente estadual do diretório LGBT do PSDB/SE, atualmente é delegada estadual de promoção de igualdade racial.

Mulher, negra, líder, Silvânia rompeu barreiras no preconceito. Autora dos projetos sociais: Educação forma- Trabalho transforma-se objetivando o combate e a evasão escolar de pessoa travesti e transexual, estimulando também a inclusão no mercado de trabalho; Projeto da Quebrada para o Mundo.

A homenageada também recebeu prêmios como melhor líder comunitária da Zona Norte de Aracaju, destaque como melhor conselheira tutelar. Recentemente foi homenageada pela Secretaria de Educação Municipal pela excelência na atuação no Conselho Tutelar de Aracaju.

O quê: Entrega de Título de Cidadania

Quando: 20 de setembro

Horas: 11h

Onde: Plenário da Alese

Por Luciana Botto

Leia também