Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

A DISPUTA COMEÇA A CRESCER

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A política começa a esquentar. Espera-se que até o dia 20 o eleitorado desperte para o pleito. Está difícil, mas há sinalização. Dá para se perceber uma certa movimentação e até notar que, quem estava com excesso de otimismo, começa a se preocupar. E como? Os candidatos ao Senado Federal, Jackson Barreto (MDB) e André Moura (PSC) ganham fôlego nessa reta final e podem chegar próximo ao senador Valadares (PSB), que sempre se manteve no topo.

Jackson e André estão ‘por um nariz’ um do outro e começam a sentir a respiração de Valadares, o que não deixa de ser um risco para ele. Aceleram o galope e se preparam para o sucesso na faixa de chegada. Os dois primeiros seguem direto para Brasília e está aí a dúvida sobre que empaca na reta final. Acontece que Jackson Barreto e André Moura começam a trocar farpas, enquanto o senador se mantém sereno, mas já com ar de preocupado com a proximidade dos dois.

André Moura entrou em uma crescente já há alguns dias e Jackson Barreto iniciou o seu estilo habitual de fazer campanha, no início desta semana. Está se virando nos trinta para reverter a situação e não dá para ignorar que ganha fôlego. Com a marcha dos três ao Senado, tende a levantar discussões com objetivo de um desqualificar os outros para tentar frear a sua condição eleitoral, antes que amedrontem. E é exatamente nesse tipo de pega que sutilmente um se alia ao outro e complica a vida do terceiro.

Isso não é difícil de acontecer. Aliás, faz parte do jogo. Mas essa aliança só vai à frente com os candidatos que melhor se entendem. Se acontecer, embola de vez o meio campo e fica difícil uma avaliação de quem cansa primeiro e cai antes da faixa de entrada. As divergências políticas não chegam a ser motivo de provocar derrota daqueles que podem seguir o mesmo caminho nos corredores do Senado.

Nada está resolvido e a luta é muito intensa, mas numa disputa eleitoral ninguém pode ser inimigo ao ponto de jamais refazer a amizade…

SUKITA VAI RECORRER DE DECISÃO

Manuel Messias Sukita, candidato a deputado federal, só pode recorrer da decisão preso. Ele chegou de Recife ontem à noite e está em Capela

– Recebo com muita tristeza essa decisão da justiça na reta final da eleição.

CRIME: COMPRA DE SAPATO

Sukita explicou que a sua prisão é porque a Prefeitura de Capela, tendo ele à frente, ajudou em mil reais para que fosse feita uma cirurgia numa criança.

– Não foi por roubo ou qualquer outro crime grave.

EDVALDO BEM OTIMISTA

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) diz que Belivaldo Chagas (PSD), candidato à reeleição, estará no segundo turno: “ele vem crescendo muito nesses dias”.

Edvaldo tem promovido carreatas em bairros todas as noites.

CONHECE BEM O ESTILO

Edvaldo Nogueira diz que conhece muito bem o estilo de Valadares Filho, porque já disputou a Prefeitura com ele duas vezes: “agora a tendência é estacionar”, disse.

Quanto às pesquisas, Belivaldo classifica de “recall”.

BLOCO ESTÁ OTIMISTA

Desde o início desta semana que a candidatura de Belivaldo esquentou e adquiriu a confiança absoluta de que ele estará no segundo turno.

Espera que esteja no ponto máximo até dia 20.

PEDIDO DE LULA

Jackson Barreto, candidato ao Senado pelo MDB, diz que  já explicou que atende um pedido de Lula ao candidatar-se ao Senado Federal.

– Agora apresento outro motivo para os sergipanos: a honestidade.

E VAI MAIS ALÉM

Jackson diz ainda que não “preciso de mandato de senador para cobrir processo de corrupção. Tenho uma vida limpa”.

– Estou em paz com minha consciência, revela.

VALADARES É ANIMADO

Deputado Valadares Filho (PSB) avalia que sua candidatura ao Governo está crescendo e que durante esta semana sentiu que houve um impulso.

Não tem dúvida que estará no segundo turno.

SILVANY ANUNCIA CHAPA

A prefeita de Capela fechou seus candidatos para o pleito deste ano: mantém Vanderbal para estadual, Adelson para federal, André para o Senado e Amorim ao Governo.

Silvany diz que se considera confortável no grupo.

UM QUADRO ATÍPICO

Capela mantém um quadro atípico: as três lideranças – Ezequiel, Silvany e Sukita –  votam praticamente na mesma chapa majoritária.

Edurdo Amorim e André devem sair de lá bem votados.

HELENO VAI BEM

O candidato ao Senado Heleno Silva (PRB) vê a eleição para senador aberta e diz que acredita no voto popular: “sempre foi assim”.

– Ando nas feiras, no meio do povo, disse.

JACKSON X ROGÉRIO

A disputa interna entre Jackson Barreto (MDB) e Rogério Carvalho (PT), candidatos ao Senado na mesma chapa, saiu dos bastidores e se tornou pública.

Hoje, em entrevista à Jovem Pan, Jackson disse que só iria pedir votos para ele. E fim.

JÁ VINHA OCORRENDO

Isso já vem ocorrendo há algum tempo. A maioria dos candidatos ao Senado pede voto para ele e para quem disputa o Governo, deixa sempre à margem o segundo candidato.

O segundo voto é para dar a quem o eleitor quiser, esse é o xeque-mate.

ABRE UMA VAGA A FEDERAL

Com o provável impedimento de Manoel Messias Sukita disputar mandato de deputado federal, abre-se mais uma vaga para a bancada federal de Sergipe.

O nome depende de quem Sukita apoiar.

SINAL DE MOVIMENTO

Um deputado estadual, candidato à reeleição, previu ontem que a eleitorado só vai se manifestar sobre o pleito a partir do dia 20.

Já detecta alguns sinais de movimento.

RETA FINAL PREOCUPA

André Moura (PSC), candidato ao Senado, começa a preocupar com seu crescimento na reta final. Ele começa a assustar aos adversários.

André tem voto armazenado em todas as composições.

IMPETRA HÁBEAS CORPUS

Quatro advogados impetraram hábeas corpus em favor do radialista George Magalhães, preso ontem por ameaças e tentativa de suborno a um funcionário do Infinit.

Na peça, George é tratado como “paciente”.

INFORMAÇÕES EM SIGILO

Corre em absoluto sigilo uma investigação sobre o patrimônio adquirido pelo radialista George Magalhães, entre eles um apartamento de luxo.

A vida patrimonial do radialista já estaria sendo vasculhada.

Notas

Produção agrícola – Pesquisas da Embrapa, financiadas com minhas emendas individuais, contribuem para a diversificação da produção agrícola no Alto Sertão. Revitalização dos perímetros irrigados com a emenda impositiva de R$ 100 milhões incrementam a rizicultura no Baixo São Francisco.

0x0

Não tem dono – O candidato ao Senado pelo PSC, deputado André Moura, concedeu entrevistas em emissoras de rádio do centro Sul, disse ontem que a “cidade de Simão Dias não tem dono: “Não temos culpa de que eu e o senador Eduardo Amorim destinamos mais recursos para a cidade que os filhos desta terra têm mandato”.

0x0

Ainda o mal estar – Continua mal estar entre deputados estaduais candidatos à reeleição que ainda não receberam recursos do Fundo de Campanha e se sentem prejudicados neste pleito em razão do período para colocar o bloco nas ruas. Alguns deputados acham que foram eliminados anteriormente pelo próprio partido.

0x0

Juiz é branco – O juiz brasileiro é homem, branco, cristão e casado. A característica dominante foi revelada no levantamento Perfil Sociodemográfico dos Magistrados 2018, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça. A pesquisa contou com uma amostra de 11,3 mil juízes, cerca de 62,5% do total em atuação no Brasil atualmente.

0x0

Dividindo tarefas – O candidato a governador Belivaldo Chagas (PSD) e a sua vice, Eliane Aquino (PT) estão dividindo tarefas durante o período de campanha. Nos dias de semana, Belivaldo faz carreatas as noites em Aracaju, enquanto Eliane faz campanha no interior. Nos finais de semana há a inversão.

0x0

Toffoli combate violência –  Novo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, disse ontem que vai fortalecer o combate à violência doméstica contra mulher e crianças. Toffoli tomou posse no cargo e substituirá a ministra Cármen Lúcia, que voltará a integrar a Segunda Turma da Corte, responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava Jato.

Conversando

Percebe crescimento – Parte significante dos políticos, de todas as bandeiras, começa a perceber crescimento na campanha do governador Belivaldo Chagas à reeleição.

Salário em dia – A entrevista de Belivaldo na TV-Sergipe teria sido um ponto para o crescimento, quando ele disse que pode por o salário em dia até dezembro.

Com Edvaldo – A movimentação de campanha é outra com a entrada em campo de Edvaldo Nogueira. O prefeito vai a pontos importantes para o grupo.

Mais votado – Deputado Adelson Barreto tem circulado todo o Estado e faz campanha ao seu estilo. É provável que seja o mais votado.

Bom trabalho – Bosco Costa, que também disputa vaga na Câmara, também não tem dúvida que será eleito. Bosco já foi deputado federal e fez um bom trabalho.

Dois federais – Na avaliação de setores do PSB, a composição com o PSD fará dois federais: Elber Batalha e Fábio Henrique. Será difícil, mas pode fazer um.

Mais aumento – A Petrobras anunciou um novo aumento da gasolina nas refinarias. Nos últimos 30 dias, a alta acumulada está em 17%.

Está na luta – Pastor Antônio (PSC) está na luta para federal, mas encontra dificuldade para eleger-se em razão de enfrentar uma concorrência forte.

Combate sério – O deputado Laércio Oliveira, candidato à reeleição, está fazendo campanha e defende o combate sério à violência, mas sem esquecer a educação.

 

Leia também