Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Correios promove palestra sobre a prevenção do suicídio

7

Em apoio à campanha Setembro Amarelo, os Correios realizaram nessa quinta-feira (13), em Aracaju, uma palestra com o tema “Suicídio: fatores de risco e como podemos ajudar”, ministrada pelo psicólogo Bruno Madureira, no auditório do edifício-sede da empresa. O evento contou com a participação de cerca de 50 empregados da Superintendência Estadual.

Ressaltando que o suicídio está entre as 10 maiores causas de morte no mundo e que 90% dos casos são planejados e poderiam ser evitados, o palestrante falou sobre mitos e verdades que cercam o tema e tirou dúvidas dos participantes. “Quase sempre, aqueles que pensam em cometer suicídio dão alguns sinais dessa intenção, como, por exemplo, por meio do isolamento social e de frase ditas a pessoas próximas ou nas redes sociais”, alertou.

De acordo com ele, é preciso conhecer os fatores de risco, estar sempre atento e agir de forma rápida, ouvindo o que a pessoa tem a dizer, sendo empático, dando apoio, demonstrando calma e respeito. “Falar sobre o assunto é sempre a melhor solução”, reforçou o psicólogo.

Aqueles que necessitarem de ajuda devem ligar para o telefone 188. “Os atendentes são treinados e estão prontos para oferecer suporte emocional, tanto para quem está com ideias suicidas, quanto para os familiares e amigos que desejam agir da melhor forma possível nesses casos”, disse Bruno.

Fonte e foto Assessoria de Imprensa

Leia também