Com a criação do projeto de resolução do legislativo que instituiu a Medalha Quintina Diniz, em 2007, a Alese já homenageou 45 personalidades de Sergipe com grande destaque na política, educação, direitos humanos e áreas sociais. Este ano, a homenagem foi entregue a nove prefeitas do Estado para destacar a representatividade feminina nos espaços de poder.

A medalha que leva o nome da primeira deputada estadual é entregue anualmente em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Quintina Diniz foi eleita em 1934, tendo seu nome lançado pela Sociedade Brasileira Para o Progresso Feminino, fundada pela Dra. Bertha Lutz e dirigida em Sergipe por Cezartina Reis e Maria Rita Soares de Andrade. Professora e feminista, a laranjeirense fundou em Aracaju, em 1906, o primeiro educandário feminino do Estado.

No novo episódio da websérie “O Voto”, Quintina Diniz tem sua história lembrada como a percussora da participação das mulheres na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Atualmente, dos 24 deputados estaduais apenas quatro são parlamentares mulheres.

Clique aqui para assistir ao episódio 17 “A primeira deputada de Sergipe” no canal do Youtube.

Na entrega da medalha em 2016 para a então professora pós-doutura da Universidade Federal de Sergipe, Maria Helena Santana Cruz, a deputada estadual e presidente do Conselho Deliberativo da Medalha, Ana Lula (PT), destacou que a homenagem tem o objetivo de apoiar e fortalecer a participação das mulheres na política e nos espaços de poder. “O acesso a oportunidades, a violência contra a mulher e a disparidade na ocupação dos espaços de poder, ainda são grandes entraves na garantia da equidade de gênero, mesmo com toda a luta travada pelo movimento feminista”, ressaltou.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano de eleição, 31,4% das candidaturas são de mulheres em todo o País. Acompanhando o mesmo percentual, em Sergipe, dos 437 candidatos, 163 são de mulheres.

Na história da Casa Legislativa, de 1950 a 2018 (68 anos), além de Diniz, 15 sergipanas tomaram posse como deputada estadual, quais são: Ana Lula, Angélica Guimarães, Celinha Franco, Conceição Vieira, Elma Paixão, Goretti Reis, Lila Moura, Maria Auxiliadora, Maria Mendonça, Núbia Nabuco, Silvia Fontes, Suzana Azevedo, Tânia Soares e Venúzia Franco.

Por Fernanda Queiroz
Foto: Imagem da Internet