Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Número de assaltos a ônibus reduz em mais de 50% entre agosto de 2017 e 2018

6

Acompanhar o noticiário local e saber sobre os constantes assaltos a ônibus em Aracaju era uma rotina incômoda. Para os que dependiam do transporte público para se locomover era de causar ainda mais aflição, ou porque já havia sido vítima de assalto, ou por temer passar pela situação. No entanto, desde os primeiros meses de 2017, os números negativos relacionados à violência no transporte coletivo da capital têm diminuído consideravelmente, o que contribui para a sensação de segurança por parte da população usuária.

Os últimos dados levantados pelo Sindicado das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) mostraram que o número de assaltos a ônibus em agosto de 2018 teve uma redução de 54,55%, se comparado ao mesmo mês do ano de 2017, que já havia apresentado um saldo inferior ao ano de 2016. Comparando os anos de 2016 e 2018, o quantitativo é ainda melhor, chegando à porcentagem de menos 66,10%.

Para dar conta de uma frota de mais de 490 ônibus que atendem não só Aracaju, mas boa parte da região metropolitana, englobando os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, foi necessário envolver mais do que força de segurança. A inteligência e o estudo foram fundamentais para avaliar o cenário encontrado no início da gestão e preparar a cidade para retomar os moldes da qualidade de vida que preza, entre outros pontos, pela segurança da população.

Com o trabalho  da Prefeitura de Aracaju, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), em conjunto com o Setransp e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sinttra), foi realizado um levantamento focado na violência no transporte público de Aracaju e, com base nos número e estatísticas, foi possível chegar ao perfil (horário, tipo e local das ocorrências) para, assim, realizar um trabalho efetivo. “Não adiantaria simplesmente colocar os guardas na rua sem saber qual a melhor maneira de atuar. Para lidar com a segurança é preciso ter estratégia e estratégia demanda estudo de causa, e foi justamente o que fizemos. Com os esforços empregados, sobretudo na melhoria do transporte público que, inclusive foi uma das orientações do prefeito Edvaldo Nogueira, conseguimos reduzir, gradativamente, os assaltos a ônibus na cidade”, afirmou o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Terminal Seguro

Uma das ações mais contundentes foi a “Terminal Seguro”. Iniciada no mês de fevereiro de 2017, a operação atua estrategicamente em horários e locais onde mais acontecem os assaltos – dados identificados após a análise realizada pela Coordenadoria de Estatística (Coest) da GMA e os sindicatos. Além disso, informações sobre os tipos de crimes mais cometidos contra os usuários do transporte coletivo também são levantadas, colaborando com o planejamento da Guarda para a contenção dos casos.

“É válido ressaltar que a redução dos números das ocorrências não faz com que a atuação da Guarda diminua, pelo contrário. Justamente por saber que o saldo positivo vem crescendo é que reforçamos ainda mais os trabalhos porque a nossa intenção é chegar próximo do número zero de assaltos. É claro que contamos com a interação das demais forças policiais do Estado para auxiliar na prevenção. O trabalho integrado com a força da Segurança Pública tem sido fundamental”, reforçou Mendonça.

Informações

A população pode colaborar com o trabalho da GMA realizando denúncias de ocorrências em áreas espaços públicas através do telefone 153 ou pelo número do Whatsapp (79) 98166-7790. Através deste último, os cidadãos podem enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios que ajudem a descrever o local e os suspeitos. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Foto: Ana Lícia Menezes

Leia também