15/09/18 - 07:22:04

INDICAÇÃO DE ANDRÉ GARANTE FACULDADE DE MEDICINA A ESTÂNCIA

A Faculdade de Medicina de Estância está cada vez mais perto de ter as atividades educacionais iniciadas. A implantação da Faculdade no município se deve à indicação feita pelo deputado federal André Moura em dezembro de 2017 quando o MEC  anunciou que daria continuidade ao programa “Mais Médicos”, que tem a meta de alcançar a marca de 11,4 mil novas vagas de graduação em medicina com foco, principalmente, em municípios do interior distantes até 75 km de qualquer curso de medicina existente.

A Universidade Tiradentes (Unit) venceu o resultado preliminar divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na terça-feira (11). O resultado final está previsto para 28 de dezembro de 2018. Inicialmente, serão ofertadas 50 vagas anuais com previsão de início para o segundo semestre de 2019, a implantação de residência médica e contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do SUS; e oferta de bolsas integrais destinadas a munícipes de Estância que atendam aos critérios do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O deputado André Moura considera esta uma das maiores ações de seu mandato, pois permitirá o desenvolvimento econômico de Estância, gerando divisas. “Com o faculdade de medicina outros cursos assessórios, a exemplo de enfermagem, técnico e assistente de enfermagem, e mesmo  e outros investimentos privados serão implantados, haverá o crescimento de habitantes, além de beneficiar o Hospital Amparo de Maria com a residência médica e até a ampliação de leitos”, ressaltou.

De acordo com o superintendente acadêmico da Unit, Temisson José dos Santos, os benefícios para a comunidade vão além da sala de aula. “Transformará vidas, inspirando pessoas a ampliar horizontes por meio do ensino, pesquisa e extensão, com ética e compromisso com o desenvolvimento social”, considera.

Foto: Nefy Dias

Por Marcelo Gomes