Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

RETA FINAL PARA O GOVERNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Faltam 21 dias para as eleições a partir de hoje (sábado). Mesmo assim ainda não se tem a melhor avaliação de quem estará no segundo turno. A base aliada solta mais foguetes. A maioria acha que o governador Belivaldo Chagas (PSD) está no segundo turno e até já sabem com quem: deputado federal Valadares Filho (PSB). Lógico que se trata de um quadro provável, mas passou a ser uma opinião sequente em vários segmentos políticos, inclusive na coligação liderada pelo PSDB.

Lógico que a isso o candidato tucano, Eduardo Amorim, reage. Diz que está bem, com boa avaliação junto à sociedade, que vem crescendo, que está focado, disposto e preparado para administrar Sergipe. Está em campanha, mas internamente há queixas quanto à sua desenvoltura, embora ele mesmo diga que comanda todos os passos do marketing. Há quem analise que o “bom relacionamento com o bloco PSB/PDT sinaliza para uma composição em segundo turno contra Belivaldo Chagas”.

Valadares Filho, candidato pelo PSB, dentro da atual avaliação do eleitorado, parou de crescer, embora se mantenha no teto. A avaliação é que desse patamar ele não passa. Percebeu-se preocupação com Belivaldo Chagas que caminha à frente. Tanto que já entrou com representação contra acusações do adversário quanto à posição política em relação ao Planalto. A avaliação geral é que “se o grupo gritou foi porque incomodou”. Claro que isso não tirou Valadares do eixo, mas o alertou para manter seu perfil até o pleito.

As pesquisas poderiam dar um equilíbrio nessas avaliações de cada grupo. Aliás tem quatro pesquisas registradas para revelar posições dos candidatos no momento. O Ibope registrou uma ontem; a Alô Sergipe também registrou pesquisa no dia 13; O Dataplan registrou no dia 12, mas o Instituto França tem pesquisa registrada, feita e não divulgada.

Nesses próximos dias o eleitor estará diante de percentuais que podem surpreender…

A CAMINHADA DE SUKITA

Manuel Sukita, candidato a deputado federal, caminhou de Capela até Sergipe para se entregar e cumprir pena de 13 anos. Com certeza sai do seu marketing pessoal.

Sukita é mestre em reverter situações do tipo.

APELO AOS ELEITORES

Antes de se entregar, Sukita fez um apelo aos amigos para cuidarem com carinho da campanha dele, inclusive às duas filhas e lembra dois episódios:

Sua prisão política no pleito de 2014, e o mesmo acontecendo agora em 2018.

CHEGOU DE CARONA

Para não perder o horário de se entregar, Sukita pegou carona na entrada de Aracaju e disse que continuará na campanha através da sua filha Isadora Sukita.

Em nenhum momento pensou em abandonar a disputa.

SEM SER VIOLENTADO

Manoel Messias acredita que não pode ficar sem um mandato parlamentar: “é que não posso mais ser violentado dessa forma a cada eleição”.

Disse que “a justiça o prendeu, mas ele será libertado pelo voto”.

AINDA EMBOLADO

Um militante do PT continua vendo tudo muito embolado para o Governo do Estado, mas admite que Jackson Barreto vem crescendo muito.

Sempre disse que Jackson é homem de chegada.

LAMENTANDO ROGÉRIO

O militante diz que Rogério Carvalho, candidato ao Senado pelo PT, não vai chegar lá e lembrou que em 2014 só tinham dois candidatos: ele e a senadora Maria do Carmo.

– O eleitor vota nela ou nele, daí o seu volume de voto.

CAMPANHA DE PAZ

André Moura, candidato ao Senado pelo PSC, tem evitado responder a críticas: “faço uma campanha de muita paz e tenho visitado os 75 municípios”.

Em todos eles mostrou os recursos que trouxe independente de cor política.

SOBRE RECURSOS ENVIADOS

André Moura disse, ainda, que Sergipe sempre foi o terceiro estado que menos recebia recursos do Governo federal: “e nós mudamos essa história”.

– Jackson enganou o povo de Sergipe e não deve comparar nossos mandatos, disse.

MACHADO DÁ DICAS

O ex-deputado José Carlos Machado (PPS) dá dicas para os desafios dos próximos governantes, já a partir de 2019, quando forem eleitos:

– Gastar bem o dinheiro público e gerar emprego.

QUESTÃO DO SUPLENTE

O primeiro suplente ao Senado de André Moura (PSC), Agnaldo Cunha (PR), deve apresentar a irmã, Luise Neves Cunha, para ocupar seu lugar. Ele foi impugnado.

Tem até segunda-feira para fazer isso…

SEGUNDO SUPLENTE

Já o segundo suplente ao Senado de André, Edvaldo dos Santos, que também foi impugnado, ainda não se manifestou. Ele tem que renunciar ou recorrer.

Pode causar problema essa decisão…

ACENDEU A LUZ

Segundo forte candidato majoritário, “finalmente clareou a parte financeira da campanha do candidato a governador Belivaldo Chagas (PSB) que estava nas mal”.

Ainda falta alguma coisa, “mas já dá para levar bem”.

RENOVAÇÃO DE 40%

A previsão da maioria dos deputados é que haverá uma renovação de 40% na Alese e “o PSC é quem mais vai renovar”. Pela lógica serão oito novos deputados.

Pelo menos dois são tidos com certo: Talysson e Ibraim.

APESAR DA EUFORIA

Houve uma queda na expectativa de Eduardo Amorim (PSDB) chegar ao segundo turno, apesar da euforia com que o candidato a governador demonstra.

Mas Eduardo continua dizendo que permanece firme e forte na disputa.

GERANA FICA FORA

O TSE em Brasília negou liminar à prefeita de Riachão dos Dantas, Gerana Costa (PTdoB), afastada pelo TRE na semana passada.

Em Riachão já se fala em nova eleição municipal.

AUSÊNCIA DO 90

Apoiadores de Valdevan 90 em Lagarto estão chateados. Ele não aparece há oito dias e alguns deles já estão pensando em retirar adesivos de campanha.

Além disso, Valdevan está em São Paulo.

HÁ EXPECTATIVA

O PT em todo o Brasil tem expectativa no crescimento de Haddad como candidato a presidente da República, pela força do ex-presidente Lula (PT).

Rogério Carvalho acha que se Haddad crescer, ele também vai à frente.

SOBRE ZÉ DIRCEU

O presidente do PPS, Roberto Freire, falou ontem de Zé Dirceu que lançou livro ontem em Aracaju: “ele não merece respeito para articular qualquer aliança democrática”.

– Articulou junto com Lula um grande desmantelo e corrupção desenfreada no país.

ANCELMO COMEMORA

Albano Franco está em Búzios, no Rio de Janeiro. Participa da festa de 70 anos do conterrâneo Ancelmo Góis, um dos jornalistas mais lidos do Brasil.

Ancelmo é de Frei Paulo e a festa acontece na pousada Maravista.

Notas

Celeridade na convocação – Eduardo Amorim disse ontem que “graças ao nosso empenho, com reuniões e audiências junto ao Ministério da Educação e Planejamento, conseguimos dar celeridade à convocação dos aprovados do último concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em Sergipe”.

0x0

Sextou na campanha” – O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) está animado. Lembrou ontem que “Sextou na campanha de Belivaldo Chagas a governador! Tô na rua, no bairro São Carlos, em mais uma caminhada. Aqui a recepção é a melhor possível!” Edvaldo caiu realmente em campo e faz campanha nos bairros de Aracaju.

0x0

Valadares exibe lei – Lei de minha autoria (Lei 12.683/12) serve de instrumento para a operação Lava-Jato recuperar mais de R$ 10 bilhões desviados dos cofres públicos. Boas leis podem levar o Brasil para o caminho da ética com a punição exemplar dos corruptos, que tiram o dinheiro do povo.

0x0

Política sem roubo – Marina Silva, em entrevista para o site do El País, explicou como pretende conquistar os eleitores de Lula: “tenho a dizer que as políticas sociais serão melhoradas e que serão feitas sem roubo. Porque quando não se rouba, é possível fazer mais e melhor. É isso que eu vou dizer e estou dizendo para a população brasileira.”

0x0

Volta por cima – Se conseguir chegar ao segundo turno das eleições presidenciais, Fernando Haddad poderá ter feito a maior volta por cima dos últimos tempos na política. Dois anos atrás, ele perdeu a reeleição para a Prefeitura de São Paulo, ainda no primeiro turno, para João Doria e parecia ter sua trajetória política enterrada.

0x0

Proteção da vida – Setembro é dedicado à prevenção do suicídio e proteção à vida. também intitulada Setembro Amarelo, a campanha busca reconhecer os sinais de alerta e as tentativas de suicídio como prioridade na saúde pública. A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) também participa da campanha.

Conversando

Muito difícil – Segundo informações de advogados, será muito difícil George Magalhães responder este processo em liberdade.

Para rever – A imprensa em Sergipe tem que rever conceitos e evitar danos possíveis. Jornalista e nem radialista têm impunidade. Melhor: na imprensa não existe autoridade.

Fará carreata – Terça-feira próxima à composição de Belivaldo Chagas fará uma carreata gigante em Aracaju para incrementar a campanha.

Collor desiste – O senador Fernando Collor (PTC) desiste de candidatura ao Governo de Alagoas. Ainda não há explicação concreta sobre as causas.

Quer eleger – Em Itabaiana o prefeito Valmir de Francisquinho persegue eleitores de Maria Mendonça, candidata à reeleição. Quer eleger o filho como o mais votado.

Muito apoio – O deputado Venâncio Fonseca em campanha pela reeleição e tem recebido muitos apoio em razão do trabalho que exerce na Assembleia.

Contatos pessoais – Heleno Silva, candidato ao Senado pelo PRB, acredita na sua eleição. Diz que tem como termômetro os contatos pessoais com o povo.

Tem exposto – André Moura (PSC), candidato ao Senado, tem exposto via entrevistas, recursos enviados a vários municípios do Estado.

Campanha solo – Rogério Carvalho, candidato ao Senado pelo PT, tem feito praticamente uma campanha solo. Não circula ao lado de Jackson Barreto.

Leia também