Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Mamando nas tetas

Faltando apenas 21 dias para as eleições, nunca é demais alertar o eleitor sobre os políticos copa do mundo, que só aparecem de quatro em quatro anos para pedir votos. Quando eleitos, estes mequetrefes se preocupam apenas em defender os próprios interesses. Muitos deles são corruptos de carteirinha, que fazem da atividade política um meio para se locupletar. Para estes, a população que se lixe, pois só serve mesmo para reelegê-los. É claro que há políticos comprometidos com as causas populares, porem são tão poucos que passam desapercebidos e nem sempre conseguem se reeleger porque se recusam a comprar votos. Portanto, enquanto não for feita uma reforma política nesse país e o povo continuar votando em troca de vantagens pessoais, políticos safados e corruptos vão permanecer mamando nas generosas tetas públicas.

Cabeça a cabeça

A disputa pelo governo de Sergipe está tecnicamente empatada. Pelo menos foi o que constatou o Instituto França de Pesquisa. Segundo a consulta induzida e considerando a margem de erro de 3% para mais e para menos, Valadares Filho (PSB), Eduardo Amorim (PSDB) e Belivaldo Chagas (PSB) estão cabeça a cabeça.

Perfil da pesquisa

Registrada na Justiça Eleitoral com o número SE-06213/2018, a pesquisa ouviu 1.200 eleitores de 30 municípios, no período de 10 a 13 de setembro. A margem de erro é de 3%. Pelo levantamento, Valadares Filho tem 20%, Eduardo Amorim 16%, Belivaldo Chagas 16%, Dr. Emerson 4%, Mendonça Prado 3%, Márcio Souza 2%, João Tarantella 2%, Milton Andrade 2%, Gilvani Santos 1%. Os Indecisos são 13% e os votos brancos somam 21%.

Petistas censurados

Os candidatos petistas a deputado Iran Barbosa (estadual) e Ângela Melo (Federal) estão proibidos de participar do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Conforme a deputada estadual Ana Lúcia (PT), a proibição foi porque os dois se recusam a pedir votos “para os coronéis da política Jackson Barreto e Belivaldo Chagas”. Ana usou as redes sociais para denunciar o que chama de “censura e perseguição política em pleno século XXI”. Misericórdia!

Primeiro os meus!

O PPS indicou, ontem, os dois novos candidatos a suplentes do postulante ao Senado André Moura (PSC). Com a desistência dos impugnados pela Justiça Eleitoral, foram indicados para substituí-los Luzia de Aguinaldo do Verso (PPS) e Antônio Fernando Noronha Pinheiro Junior. Este último vem a ser o genro querido de Clóvis Silveira, presidente do PPS em Sergipe. Como diz o ditado: farinha pouca, meu pirão primeiro. Homem, vôte!

Dirceu otimista

Na passagem por Aracaju, sexta última, o petista José Dirceu não escondeu o entusiasmo com a candidatura a presidente de Fernando Addad (PT): “Nós vamos ganhar essa eleição e retomar o fio da história”, afirmou. Ele veio lançar o livro “Zé Dirceu Memórias Vol. 1”. A noite de autógrafos aconteceu na sede do PT e foi prestigiada por muitos petistas.

Patinho feio

Com o título acima, a jornalista Thaís Bezerra publicou a seguinte nota no Jornal da Cidade: “Os candidatos têm evitado pedir o apoio do prefeito de Canindé, Ednaldo da Farmácia (PP). Comandando uma prefeitura atolada de problemas de toda ordem, o petista é visto como espanta eleitores. Até mesmo o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), sobrinho do saudoso ex-prefeito Orlandinho, de quem Ednaldo era vice, evita desfilar em Canindé ao lado do desgastado aliado”. Crendeuspai!

Vera na terrinha

E quem está em Aracaju é a presidenciável Vera Lúcia (PSTU). Esta é a primeira vez que ela vem a Sergipe, onde reside, após a homologação da candidatura. Hoje pela manhã, Vera concede entrevista coletiva. À tarde, se reúne com agricultores sergipanos. A partir das 18h, haverá um bate papo, quando Vera apresentará “um programa socialista para enfrentar a crise capitalista no Brasil”. Será na sede do Sindipetro, rua Siriri, centro de Aracaju.

Troca de mãos

A fabricante de embalagens de vidro Vidroporto, de São Paulo, está comprando a fábrica de vidros localizada em Estância e que tem a Verallia é acionista minoritária. A unidade foi inaugurada em 2016, mas está paralisada desde o ano passado. Segundo o jornal Valor Econômico, a operação está em análise pelo Cade. Com 30 mil metros quadrados de área construída, a fábrica é controlada pela Verallia, mas tem parte do seu capital nas mãos da família Constâncio Vieira, tradicional grupo industrial em Sergipe.

Marina em Aracaju

A presidenciável Marina Silva (Rede) faz campanha hoje em Aracaju. No começo da tarde, ela concederá entrevista à rádio Xodó. Depois participará de uma caminhada pelo centro da capital. Diante da queda nas pesquisas, a assessoria da candidata decidiu intensificar a campanha no Nordeste. Amanhã, Marina estará pedindo votos em Maceió.

Pesquisas suspeitas

E o candidato a senador André Moura (PSC) está denunciando que “muitas pesquisas são compradas para serem divulgadas da maneira que o contratante quer”. Entrevistado pelo Jornal da Cidade, o líder deste governo temerário no Congresso afirmou “que, pelo histórico, alguns institutos de pesquisa não merecem confiança”. Devia ter dado nome aos bois, né? Marminino!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal do Aracaju, em 1º de fevereiro de 1873.

Resumo dos Jornais

Leia também