Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Método Canguru é tema de curso da atenção humanizada em maternidade

7

O Método Canguru é, sem dúvida, uma das opções mais importantes para o desenvolvimento de bebês prematuros. Humanizado, já que tem em sua essência o desenvolvimento da criança a partir do contato pele a pele com os pais, o Canguru, vem revolucionando vidas. Nessa ótica, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) vai realizar, de 17 a 21 de setembro, a primeira etapa do Curso de Sensibilização em Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru. O evento acontece no auditório da unidade das 7h às 13h, com uma carga horária de 30 horas.

“O treinamento que segue até a sexta-feira, 21, tem como objetivo conscientizar e sensibilizar os funcionários da unidade quanto à importância da participação no método Canguru”, informou o neonatologista Alex Santos Santana. Ele explicou que esse curso de capacitação da metodologia Canguru, acontece todos  os anos na MNSL com o objetivo de melhorar o atendimento dos recém-nascidos, puérperas e a família no cuidado com esses bebês de baixo peso.

O publico alvo são os funcionários da maternidade que trabalham com esse tipo de paciente.  O curso será ministrado pelos instrutores do Método Canguru da MNSL, contando com todas as equipes. Alex informou que diversos profissionais participarão do treinamento. Entre eles: neonatologista, pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, psicólogo, assistente social, biomédico e nutricionista.

“O curso contará com a participação de 30 servidores dos setores: UTIN, UCINCo e UCINCa, com estratégia para o fortalecimento do Método Canguru na maternidade”, disse o médico. Segundo ele, durante o treinamento, os profissionais receberão aulas interligadas, sendo uma teórica, e outra dinâmica. “Chamar atenção para ensinar a quem não sabe e relembrar quem já fez o curso, de como é importante esse cuidado de estar atento no atendimento e cuidado ao recém-nascido de baixo peso”.

Os participantes receberão certificado. Ressaltou que “é importante estar capacitando à equipe e os funcionários da maternidade, para melhorar e rever a forma como vamos agir e atender os recém-nascidos de baixo peso, sempre buscando melhorar o cuidado que estamos oferecendo”, disse Alex Santana.

Canguru

O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido voltado para o cuidado humanizado, que visa o reforço do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê através do contato pele a pele, o estímulo ao aleitamento materno e a melhor assistência ao bebê de baixo peso.

Foto Flávia Pacheco

Fonte: ascom SES

Leia também