Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

BELIVALDO E ELIANE ASSEGURAM PROMOÇÃO NOVO CICLO NO ESTADO

6

candidatos garantem desenvolver as principais atividades econômicas do estado de modo a incrementar a produtividade e a geração de emprego

Para apresentar aos eleitores e à sociedade sergipana suas propostas de governo para administrar Sergipe no próximo quadriênio (2019-2022), Belivaldo Chagas, governador do Estado e candidato à reeleição, junto a Eliane Aquino, candidata a vice-governadora, elaborou o Programa de Governo PRA SERGIPE AVANÇAR.

Estruturado em sete grandes eixos estratégicos de atuação, englobados por áreas temáticas, o Programa considerou a necessidade urgente de superar a crise financeira e retomar a capacidade de investimento do Estado e, com isso, se contrapor à crise no mercado de trabalho.

Belivaldo e Eliane entendem ser fundamental que as ações governamentais se direcionem, fortemente, para o apoio às ações de desenvolvimento capazes de recolocar a economia do Estado em uma curva ascendente de produção e emprego.

Para isso, os candidatos reconhecem que precisam enfrentar uma série de desafios setoriais para retomada do desenvolvimento, como fomento à inovação tecnológica, apoio efetivo às micro e pequenas empresas, elevação da competitividade do destino turístico Sergipe e a implantação do Complexo Industrial Portuário de Sergipe.

“A política de desenvolvimento econômico que propomos tem como diretrizes a melhoria do ambiente de negócios para favorecer a atração e o crescimento do investimento privado; a promoção do empreendedorismo; o apoio prioritário ao microempreendedor individual e à micro e pequena empresa; e o fomento à economia criativa, aqui incluída a Indústria 4.0”, asseguram aos sergipanos Belivaldo e Eliane.

Setor industrial

Candidato à reeleição, Belivaldo afirma que a política de estímulo às atividades industriais é peça central da estratégia de desenvolvimento de Sergipe. Vamos implantar o Complexo Industrial Portuário de Sergipe, adjacente ao Terminal Marítimo Inácio Barbosa e tendo como âncora a UTE Porto Sergipe. O Complexo Industrial Portuário de Sergipe tem potencial para atrair investimento em unidades de produção, sobretudo graças à oferta de gás natural remanescente da operação da UTE”, destaca o candidato à reeleição.

Para isso, o governador propõe também, dentre outras medidas, aperfeiçoar o sistema Tributário Estadual, por meio do diálogo com os empresários, a fim de racionalizar leis e regulamentos estaduais que geram dificuldades operacionais e de caixa para as empresas; ampliar o acesso ao crédito para investimento, agilizando os processos de avaliação de projetos de investimentos no BANESE e ampliando a oferta de microcrédito; e ampliar a oferta de áreas industriais com infraestrutura básica (água, energia, acesso viário, terraplanagem) em áreas do estado e por meio de parcerias com as prefeituras.

O Programa Pra Sergipe Avançar propõe também revisar a política de atração e ampliar a divulgação das oportunidades de investimentos; atualizar marco regulatório e os instrumentos da política de atração de investimentos; fortalecer a operação do Parque Tecnológico. Estimular a criação de startups e a atração de investidores no segmento, a criação e fortalecimento de programas voltados para o desenvolvimento de “Cidades inteligentes”, e a economia solidária como uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social.

Turismo

A estratégia de desenvolvimento planejada por Belivaldo e Eliane confere especial atenção à cadeia do turismo diante do seu potencial gerador de emprego e renda e de inclusão social. Juntos, o governador e a vice-governadora vão atuar na superação dos atuais desafios dos segmentos que compõem a cadeia do Turismo.

Para isso, o governo Belivaldo vai investir maciçamente em promoção nacional com recursos do Prodetur e parcerias com o trade turístico, junto ao qual criará o Conselho Estadual de Turismo; Estimular a criação de novos roteiros turísticos com foco no lazer (sol e praia), ecoturismo, histórico-cultural e eventos; elaborar o diagnóstico da cadeia produtiva do turismo de modo a facilitar as relações entre os diversos demandantes de bens e serviços com o conjunto da economia sergipana; desenvolver, através do SEBRAE, SEIDH, SETUR, capacitação e estímulo ao empreendedorismo na área de turismo; e utilizar de instrumentos financeiros (concessão de crédito) e de apoio técnico e logístico para o desenvolvimento de novos negócios na área de turismo, principalmente no interior do Estado.

Agricultura

As diretrizes e princípios que nortearam a construção do Programa de Governo Pra Sergipe Avançar basearam-se, também, na valorização dos atores que fazem a agricultura no estado, com ênfase para os que, historicamente, foram invisíveis aos olhos do poder público, mas que se apresentam com um dinamismo e atuação no setor.

Para tanto, Belivaldo e Eliane vão criar a Rede Estadual de Agroindústrias com objeto de articulação entre os APLs; reativar e ampliar as câmaras setoriais dos arranjos produtivos — CEDRS; redefinir o Programa de distribuição de sementes de modo a fortalecer os se seus arranjos produtivos; e ampliar o acesso aos mercados institucionais, dentre outras medidas que podem ser conferidas no Programa de Governo Pra Sergipe Avançar.

Fonte e foto assessoria

Leia também