18/09/18 - 14:48:23

Empresas sergipanas poderão se beneficiar de acordos internacionais

Imagina conseguir acesso a um mercado potencial de US$ 109 bilhões?  Tudo isso será possível graças a acordo de compras governamentais que serão colocados em prática a partir de 2019 entre o Brasil e Chile, Peru e o Mercosul. Oportunidades para as empresas brasileiras aparecerão e, para que essas sejam aproveitadas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou o Manual sobre Acordos de Compras Governamentais. Esse documento busca auxiliar o empresariado na internacionalização de seus negócios.

O Manual é importante, desde que o Brasil firmou acordos internacionais que possibilitarão a participação de empresas brasileiras em licitações e concessões no exterior. A publicação é um verdadeiro guia de como participar, quais acordos estão válidos com cada país, qual a modalidade de negócio possível e diversas informações acerca da realização dos negócios em por país que tem convênios vigentes.  Ele está disponível no www.portaldaindustria.com.br

Esses novos acordos e negócios que serão realizados entre os países alavancarão as exportações do Brasil. Isso daria um upgrade na economia nacional e ajudaria a tornar superavitária a nossa Balança Comercial. Nesse momento que o país está em recuperação econômica, qualquer oportunidade de negócio deve ser vista com bons olhos.

Em Sergipe, por exemplo, dados do Boletim Sergipe Econômico analisados recentemente apontaram que a Balança Comercial apresentou um déficit de US$ 30,2 milhões em julho. A adição de acordos internacionais com países mais próximos e que estejam com uma economia equilibrada, caso do Chile, seria um ganho para as empresas que estão dispostas a enfrentar o mercado externo. Agora é só pensar numa criança, em uma escola sul-americana, tomando um suco produzido no nosso estado, visto que essa é a matéria-prima mais exportada pela indústria sergipana há anos.

Foto ilustração

Antonio Oviêdo dos Santos