Aracaju, 29 de março de 2024

Secretários municipais sergipanos participam de encontro de integração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

Objetivo do encontro foi incentivar a criação de estratégias de desenvolvimento.

O Encontro do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico e Local dos municípios sergipanos foi realizado em Itabaianinha, na região centro-sul do Estado, durante a realização de um evento de empreendedorismo no segmento de confecções, o Moda Mix Sergipe.

E Itabaianinha tem experiências para compartilhar: foi o primeiro município sergipano a criar o Fundo de Desenvolvimento Municipal, que destina 1% da arrecadação do município a um Fundo reservado especificamente à realização de ações que contribuam para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

De acordo com Jairo Floriano, Presidente do Fórum de Secretários, o objetivo de encontros como esse é justamente aumentar a qualificação dos secretários municipais em relação a conhecimentos e informações importantes para a criação de estratégias de desenvolvimento e busca por melhores políticas públicas que favoreçam todas as regiões.  “Nós conhecemos a experiência do Fundo de Desenvolvimento na Paraíba e imediatamente tentamos reproduzir aqui na cidade, que é um dos principais polos de empreendedorismo de Sergipe”, diz Jairo, que também é Secretário de Desenvolvimento de Itabaianinha.

Parte do encontro foi conduzida pelo consultor e Coaching Transformer Venâncio Queiroz, que trabalhou com o grupo conceitos sobre desenvolvimento local e o papel deles, como líderes, agentes de mudança e articuladores para que o desenvolvimento local efetivamente aconteça. ”Aqui procuramos estimular os comportamentos de liderança, para que os secretários tenham um papel de líder visionário, estratégico e mobilizador”, explica Venâncio.

O encontro contou com 47 participantes, entre secretários municipais e representantes de prefeituras o que significa mais de 80% de participação levando-se em conta todas as regiões de Sergipe. E a meta, segundo Pedro Fiscina, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Sergipe, é que todos tenham uma visão ampliada de como é importante trabalhar de uma maneira conjunta. “A meta é ter os planejamentos municipais, mas com foco nos territórios, até o final do ano”, diz ele.

Kleber Damião, Secretário de Turismo de Gararu, e Marleide Oliveira, Secretária de Governo de Capela, reforçam a importância do Encontro. “Essa integração entre secretários de regiões diferentes faz com que conheçamos propostas interessantes e já realizadas, que podemos tentar reproduzir em nossos municípios. É um processo rico e prático aprender com as experiências dos outros”, diz Damião.  “É importante para nosso crescimento pessoal e profissional, porque o contato com realidades diferentes permite uma troca enriquecedora para todos”, complementa Marleide.

Foto assessoria

Por Bruno Leonel

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também