19/09/18 - 09:50:26

Secretários municipais sergipanos participam de encontro de integração

Objetivo do encontro foi incentivar a criação de estratégias de desenvolvimento.

O Encontro do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico e Local dos municípios sergipanos foi realizado em Itabaianinha, na região centro-sul do Estado, durante a realização de um evento de empreendedorismo no segmento de confecções, o Moda Mix Sergipe.

E Itabaianinha tem experiências para compartilhar: foi o primeiro município sergipano a criar o Fundo de Desenvolvimento Municipal, que destina 1% da arrecadação do município a um Fundo reservado especificamente à realização de ações que contribuam para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

De acordo com Jairo Floriano, Presidente do Fórum de Secretários, o objetivo de encontros como esse é justamente aumentar a qualificação dos secretários municipais em relação a conhecimentos e informações importantes para a criação de estratégias de desenvolvimento e busca por melhores políticas públicas que favoreçam todas as regiões.  “Nós conhecemos a experiência do Fundo de Desenvolvimento na Paraíba e imediatamente tentamos reproduzir aqui na cidade, que é um dos principais polos de empreendedorismo de Sergipe”, diz Jairo, que também é Secretário de Desenvolvimento de Itabaianinha.

Parte do encontro foi conduzida pelo consultor e Coaching Transformer Venâncio Queiroz, que trabalhou com o grupo conceitos sobre desenvolvimento local e o papel deles, como líderes, agentes de mudança e articuladores para que o desenvolvimento local efetivamente aconteça. ”Aqui procuramos estimular os comportamentos de liderança, para que os secretários tenham um papel de líder visionário, estratégico e mobilizador”, explica Venâncio.

O encontro contou com 47 participantes, entre secretários municipais e representantes de prefeituras o que significa mais de 80% de participação levando-se em conta todas as regiões de Sergipe. E a meta, segundo Pedro Fiscina, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Sergipe, é que todos tenham uma visão ampliada de como é importante trabalhar de uma maneira conjunta. “A meta é ter os planejamentos municipais, mas com foco nos territórios, até o final do ano”, diz ele.

Kleber Damião, Secretário de Turismo de Gararu, e Marleide Oliveira, Secretária de Governo de Capela, reforçam a importância do Encontro. “Essa integração entre secretários de regiões diferentes faz com que conheçamos propostas interessantes e já realizadas, que podemos tentar reproduzir em nossos municípios. É um processo rico e prático aprender com as experiências dos outros”, diz Damião.  “É importante para nosso crescimento pessoal e profissional, porque o contato com realidades diferentes permite uma troca enriquecedora para todos”, complementa Marleide.

Foto assessoria

Por Bruno Leonel