Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

ALTA ABSTENÇÃO NO SERTÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A seca está violenta em áreas do sertão. A população vive em agonia permanente. E isso em plena campanha eleitoral. Provoca desânimo, porque entre um copo d’água e o voto, o eleitor, que nesse momento sofre a consequência da estiagem, vai preferir matar a sede. Uma liderança política da região calculou ontem que haverá alta abstenção nas eleições deste ano, exatamente pela seca que assola alguns municípios que ainda não declararam situação de emergência.

Uma outra razão que vai provocar a ausência do eleitor às urnas, é a proibição do transporte particular para conduzi-lo: “com fome e sede, ninguém vai deixar seus povoados para vir a pé teclar o nome de algum candidato”. Ou o TSE determina a colocação de veículos para transportar eleitores, ou poucas pessoas vão arriscar se “derreter de calor” nas estradas, para cumprirem o dever cívico.

Tem muito candidato com votação expressiva nessas regiões que ardem com o sol. A maioria está temerosa de perder o pleito, exatamente pela ausência dos seus eleitores às urnas. E a situação vem ficando cada vez mais difícil.

Apenas um candidato a estadual – evita-se o nome para não trazer complicações – cedeu um caminhão pipa para levar água a essas áreas que “pega fogo” no sertão. O motorista, solidário, trabalha dia e noite transportando o líquido precioso às comunidades que sofrem com a falta dele. Esta semana, uma área em Porto da Folha não foi servida, porque o caminhão pipa teve que prestar serviços em Poço Redondo.

Um fato curioso e emocionante que se assiste quando os caminhões pipas passam: o gado o segue para também matar a sede. É interessante como o animal conhece o veículo que transporta a água, mas é triste ver a forma como ele se comporta para ter acesso a ela. Todo esse problema está fazendo com que o sertanejo se distancie do pleito e dos políticos, o que oferece uma previsão da alta abstenção que vem sendo temida pelos candidatos.

DISPUTA PARA O SENADO

A disputa para o Senado embolou. Os principais candidatos estão próximos, enquanto Valadares (PSB), André Moura (PSC) e Jackson Barreto (MDB) empatam.

Pode acontecer surpresas no resultado das urnas.

ESTÃO BEM ENCOSTADOS

André Moura e Jackson Barreto estão próximos ao senador Valadares (PSB), que precisa busca retomar a dianteira que exibia alguns dias antes.

O quadro não está definido para ninguém.

A CADA RETIRADA DO CHAPÉU

Aliado fervoroso do senador Valadares (PSB) disse domingo, em papo de mesa de bar, que a “cada retirada de chapéu é um caminhão de eleitor que encosta”.

– É uma coisa impressionante, disse.

TARANTELA DENUNCIA INVEJA

João Tarantela (PSL) disse à radialista Magna Santana que o “presidente do seu partido, Waldir Viana, é invejoso e cresceu os olhos quando Bolsonaro veio a Aracaju”.

Disse ainda que não vai desistir de sua candidatura ao governo.

SÍNDROME DO PETER PAN.

Já o presidente do PSL, Waldir Vieira, também disse à radialista Magna Santana que Tarantela tem problemas cognitivos e sofre da “Síndrome de Peter Pan”.

Essa ‘tarantelada’ no PSL pelo menos põe o partido em discussão.

VAI GANHAR AS ELEIÇÕES

Heleno Silva (PRB), candidato ao Senado, disse ontem que vai ganhar as eleições de 07 de outubro, porque tem votos pessoais que aparecem no dia do pleito.

Insistiu: “anote aí, vou ganhar as eleições”.

PREFEITOS PARALISADOS

Segundo Heleno Silva, é visível o pouco entusiasmo do eleitorado em relação ao pleito, principalmente ao Governo do Estado, porque os prefeitos não estão indo às ruas.

– Se até a próxima semana ficarem como estão, ninguém sabe o que pode acontecer.

JB CRITICA JONY MARCOS

No sertão, ontem, Jackson Barreto, candidato ao Senado, criticou o deputado Jony Marcos, que disputa a reeleição, por ter votado no impeachment de Dilma.

– Em Brasília, durante jantar, pedi a Jony para não votar no golpe.

RESPOSTA DO PARLAMENTAR

Segundo Jackson, o deputado Jony lhe disse que não podia votar contra o impeachment, porque o seu partido (PRB) não permitia.

– Precisamos de políticos que tenham posição, disse Jackson.

BANCADA DE SERGIPE FOI ASSIM

O voto favorável ao impeachment de Dilma Rousseff foi de quase toda bancada de Sergipe. Apenas João Daniel (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) votaram não.

O restante votou “sim” favorável à saída de Dilma.

COMPANHIA NAS MALVINAS

O candidato ao Senado André Moura (PSC) visitou, ontem, a invasão Malvinas, em Aracaju, ao lado do vereador Thiaguinho Batalha e do deputado Pastor Antônio.

E mais: Sapo da Atalaia, Marta da Zona de Expansão e Galega da Creche,

ALBANO PARTICIPOU DE DEBATE

Albano Franco participou do debate de presidenciáveis realizado pela ‘Veja’, ontem em São Paulo. Haddad não foi e Ciro também porque tem problemas com a revista.

Albano teve conversa rápida com Geraldo Alckmin.

CLOVIS SOBRE DISSIDENTES

Presidente do PPS, Clovis Silveira, ontem, disse que não existe grupo dissidente dentro do partido. Acrescentou que vai esquecer e não dará importância a isso.

– É tudo muito pequeno, classificou.

APENAS UM CANDIDATO

Contou que apenas um candidato a estadual conversou com outros dois, para que se rebelassem em relação à decisão do PPS em fechar com o PSC e PSDB.

Logo após a reunião, um deles ligou para Clóvis e contou toda a conversa.

REPRESENTANTE LGBT

Rogério Carvalho (PT), candidato ao Senado, disse ontem que a população LGBT precisa de um representante na causa e na luta pelos direitos humanos.

– Por isso quero ser a voz de Sergipe no Senado, disse.

SERTANEJO DESCRENTE

O sertanejo está descrente dos políticos não estar atento ao voto para ninguém. Para presidente, então, vira a cabeça para todos os candidatos.

Ainda falam em Bolsonaro e agora em Haddad.

ESTÁ DESACREDITADO

Segundo um líder político do sertão, a população está desacreditada, porque sofre há anos e não vê solução: “todos estão indiferentes mesmo”.

– Alguns sequer sabem o nomes dos candidatos este ano, disse.

PESQUISAS ATINGEM

Pesquisas são sempre desacreditadas por quem perde. O resultado de uma avaliação recente mexeu exatamente com bloco que projeta pesquisa como marketing

Para hoje está sendo esperada pesquisa do Ibope na TV-Sergipe.

Notas

Já não se entendem – O pastor Heleno Silva (PRB) não se entende com o seu companheiro de chapa, André Moura (PSC), ambos candidatos ao Senado Federal. E esse desentendimento tornou-se público em razão de críticas indiretas que Heleno faz a André, camuflando-as com  diretas ao presidente Michel Temer.

0x0

Maior concepção – O candidato a governador Valadares Filho (PSB) conversou ontem com o trade e tratou sobre seu projeto para o turismo em Sergipe. Ofereceu algumas dicas e demonstrou interesse em movimentar o setor no Estado. O turismo em Sergipe precisa de estudo profundo e mais seriedade na sua concepção.

0x0

Sem renovação – O turismo em Sergipe se apega a alguns eventos, mas não oferecem novidade ao quem pretende visitar o Estado. Não existe nenhuma atração capaz de fazer com que o turista escolha Sergipe como rumo turístico, assim com o Natal de Gramado, Nova Jerusalém, e tantos outros eventos que por si só movimenta o setor.

0x0

Bolsonaro no primeiro – O New York Times publicou pesquisa – Tracking – do Instituto da Universidade do Sul da Califórnia (USC) em que aponta Jair Bolsonaro (PSL) como eleito no primeiro turno, com 56%. Seguido de Ciro Gomes (PDT), com 12% e Haddad (PT) com 10%. No Brasil nenhum instituto chegou a isso.

0x0

Chance de fraude eleitoral – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio disse ontem que não ver com bons olhos críticas à confiabilidade da urna eletrônica. No domingo, o candidato a presidente, líder nas pesquisas de intenção de voto, Jair Bolsonaro (PSL) disse haver chance de fraude eleitoral.

0x0

Nega adiar eleição – O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Admar Gonzaga negou ontem pedido do advogado Eduardo Augusto Silva Teixeira para a suspensão das eleições de outubro até a melhora do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na decisão, Admar Gonzaga diz que o cidadão não representa partido político.

Conversando

Comenda Jacinta Clotilde – A Alese reconhecerá mulheres que lutam pela promoção da cultura afro-brasileira: Comenda Jacinta Clotilde do Amor Divino.

Política no sertão – O vereador de Lagarto, Ibraim Monteiro, candidato a deputado estadual, tem feito política no sertão com maior frequência.

Pelo sertão – No final de semana o governador Belivaldo Chagas (PSD) fará carreatas pelo sertão e percorrerá vários municípios.

Coloca-se bem – O delegado Alessandro Vieira, candidato ao Senado pela Rede, está se colocando bem junto ao eleitorado mais exigente.

Sempre junto – Venâncio Fonseca (PSC), candidato à reeleição, faz campanha para ele. Mas está sempre junto ao candidato a senador André Moura.

Está de bem – O candidato a deputado federal Valdevan 90 já retornou de São Paulo e está de bem com liderança de Lagarto que o seguem.

Respira política – Itabaiana e Lagarto ainda são as cidades que mais respiram política em Sergipe. Mesmo assim o eleitorado aparenta morno.

Não levou – O presidente do PPS, Clovis Silveira, não levou em consideração um movimento que surgiu dentro do partido, que provocaria uma dissidência.

Três pessoas – Esse pequeno grupo dentro do PSB – apenas três pessoas – defendia o apoio à candidatura de Valadares Filho ao Governo do Estado.

Leia também