Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Luta da Pessoa com Deficiência: prêmio Pipiri acontece nesta sexta-feira

6

Nesta sexta-feira, 21, data em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, e com o apoio de diversas entidades que atuam no atendimento às pessoas com deficiência, a 8ª Edição do Troféu Pipiri – Gente que Faz a Diferença.

O evento acontecerá no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, a partir das 14h, e reunirá diversas representações da sociedade civil organizada e do poder público. A atividade marca o encerramento das atividades da Semana da Acessibilidade buscando dar visibilidade às pessoas que têm lutado pela promoção e pela garantia dos direitos daqueles que possuem alguma deficiência. Além da premiação dos homenageados, o evento contará com a apresentação do coral de assistidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise).

Prêmio Pipiri

O prêmio leva o nome de Pipiri em homenagem a Humberto Santos. Artista popular, nascido em Penedo (AL), na década de 30, Pipiri, como era conhecido, possuía uma deficiência intelectual. Veio muito cedo para Sergipe e muito jovem foi aposentado tendo como justificativa ser “débil mental”. O processo de discriminação e preconceito criado ao seu redor acabou levando-o ao alcoolismo. Mesmo assim, Pipiri dedicou-se à poesia, sobretudo à sátira e, por sua irreverência, ficou conhecido como o “Boca do Inferno Sergipano”, numa alusão ao também poeta Gregório de Matos, pois tanto um como o outro usavam a sátira para criticar os costumes da sociedade e da política. Dedicou-se também à realização de shows em praças, teatros e educandários, com apresentações de imitações e anedotas. Era considerado o “Maluco de Deus”, pelas crianças e adolescentes.

Foto Danilo França

Leia também