Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Programa Praia Limpa acontece neste domingo, na Orla, em Aracaju

8
No intuito de sensibilizar banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da orla marítima de Aracaju para práticas mais conscientes em prol da conservação do meio ambiente, em especial, a vida marinha, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizará neste domingo, 23, na Orla de Atalaia, das 9h às 13h, a segunda edição do programa Praia Limpa.
A programação deste ano trará ações que comprovam que pequenas atitudes geram grandes resultados, a exemplo da destinação correta de resíduos e do óleo de cozinha usado. O objetivo é estimular cidadãos, donos de bares, restaurantes e hotéis situados próximos à praia, a fazerem o descarte correto do óleo de cozinha vegetal, assim como sensibilizar quanto à importância deste ato.

Essa ação já vem ocorrendo em parceria com o Projeto Tamar, Faculdade São Luís de França, Universidade Tiradentes, Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM), Recigraxe e Shoppings Riomar e Jardins, que ofertam em suas sedes, pontos de coleta de óleo vegetal usado. A Recigraxe, empresa coletora de óleo saturado licenciada, é a responsável por recolher o óleo em cada estabelecimento e fazer o descarte de forma adequada.

“O nosso papel é fazer uma campanha educativa de sensibilização, explicando o quanto é importante realizar o descarte correto do óleo, dando as instruções necessárias para que esses novos hábitos sejam adotados por todos. E no próprio evento haverá um ponto de coleta de óleo, que poderá ser trocado por sabão”, explicou a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, é importante promover programas de sensibilização, principalmente em um lugar bastante frequentado pelos aracajuanos e turistas, que é a praia. “Através destas ações, o nosso objetivo é que também surjam atitudes simples, por parte dos frequentadores e comerciantes, que podem coibir com a sujeira na areia da praia, diminuir a poluição das águas e a mortandade de animais marinhos”, declarou o secretário.
 
Parceiros
Para a realização do programa Praia Limpa, a Sema conta com o apoio dos seguintes parceiros:
Shoppings Riomar e Jardins, Faculdade São Luís de França, Universidade Tiradentes (Unit), Projeto Tamar, Instituto Beneficente Emmanuel (IBEM), Recigraxe, Mix FM, Programa Aracaju Acessível, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe, Capitania dos Portos, Grupo Escoteiro Uirapuru, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT).
Confira a programação completa clicando aqui.

Leia também