Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Atletas e paratletas da Rede Estadual participam de competições

7

Por Lívia Lessa

Os estudantes atletas da Rede Estadual de Ensino movimentaram, na manhã desta sexta-feira, 21, as instalações do Campo Farolândia, da Universidade Tirantes (Unit), em Aracaju.  No terraço do prédio da Biblioteca Jacinto Uchoa de Mendonça aconteceu as competições de Xadrez, já na quadra e na pista foram realizadas as provas de paratletismo. As competições fazem parte da programação dos Jogos Escolares da Primavera.

O treinador de xadrez e judô do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, e do Colégio Estadual Felisbello Freire, em Itaporanga d’ Ajuda, Neidson Mangueira, elogiou a organização dos Jogos Escolares da Primavera.

“Parabenizo ao Departamento de Educação Física (DEF), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), pela realização do evento. No que se refere ao xadrez cada vez conquista mais adeptos, a modalidade ajuda desenvolver o raciocínio logico e a concentração”, afirmou o educador.

De acordo com Antônio Ferreira de Melo Júnior, é muito importante fomentar o desporto escolar no Estado. “Os Jogos da Primavera há mais de uma década oportuniza vários jovens a participarem das competições.  As provas são pré-requisito para as Paraolimpíadas Escolares, que neste ano acontece no período de 19 a 24 de novembro, em São Paulo”, declarou.

O estudante do Colégio Estadual Augusto Maynard, em Aracaju, Pablo Gabriel Vasconcelos, é cadeirante. Para ele, participar das competições é uma maneira de superar os obstáculos. “Pratico o paratletismo há aproximadamente um ano. O esporte é um meio que permite aumentar a autoestima, além disso faço muitas amizades”, disse.

Confiante, Eronides Santana dos Santos, estudante do Colégio Estadual Leite Neto, afirmou que os treinos foram importantes. “Nessa competição farei o meu melhor. Pretendo mais uma vez viajar para São Paulo para representar Sergipe nas Paraolimpíadas Escolares”, finalizou.

Foto Maria Odilia

 

Leia também