Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

HORA DO VAI OU RACHA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As últimas pesquisas publicadas, inclusive a do Ibope, podem mudar o tratamento que se dava entre os três candidatos. Segundo as avaliações há empate técnico e esse cenário pode modificar o jeito carinhoso que um ou outro dispensava a determinado adversário, na expectativa de reencontro na disputa pelo segundo turno.A coluna já identificou – e divulgou – que havia um tratamento cordial e cuidadoso entre dois candidatos: Valadares Filho (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB).

Um não criticava o outro. Os dois praticamente se ignoravam como adversários. Todos se mostravam ásperos com o candidato Belivaldo Chagas (PSD), que tenta a reeleição. Tanto Valadares quanto Amorim jogavam para tirar Chagas do segundo turno, para se enfrentarem. Ou, imaginavam que o tratamento adocicado, provocaria uma composição contra o governador, na disputa final.

Agora forma-se o imbróglio: como Amorim e Valadares vão se preservar, se um ou outro podem estar no segundo turno para enfrentar Belivaldo? Certamente haverá uma mudança de tom a partir desse momento em que há esperança para um novo confronto, mesmo que a avaliação natural é que aconteça entre Valadares Filho e Belivaldo Chagas. É bom lembrar sempre que Eduardo não “está morto” e vai reagir aos números para se manter no páreo, com as mesmas condições.

A partir de agora cada um dirá a que veio, sem poupar o adversário, confiante de que ele será o aliado de sempre. A campanha vai esquentar. E muito. Chegou à hora da verdade, onde todos terão que subir ao ringue e tentar o nocaute, independente das necessidades prováveis em um segundo turno, quando se terá uma nova eleição. Nem Amorim, nem Valadares e nem Belivaldo podem preparar aliados que nesse momento são adversários, para que lhes sirvam numa disputa em final de outubro.

Enfim, chegou à hora do vai ou racha…

SUSTO ANTES DA PESQUISA

Valadares Filho, candidato a governador pelo PSB, assustou ao publicar pesquisa do Dataform 40 minutos antes do anúncio da avaliação do Ibope.

Valadares marca 33,33% na pesquisa do Dataform e o segundo vem com 26,50%.

JÁ O RESULTADO DO IBOPE

Já na pesquisa do Ibope anunciada pela TV-Sergipe, Valadares está com 21%, Belivaldo vem com 20% e Eduardo com 17%. Pela margem de erros estão empatados.

Mas há de se perguntar: qual a pesquisa certa, a do Dataform ou a do Ibope?

NÃO GOSTOU DA NOVA IMAGEM

A alta cúpula da oposição não gostou do estilo do novo par de óculos utilizado pelo senador Eduardo Amorim, candidato ao Governo, nos programas de TV.

Todos criticaram os óculos estiloso e disseram que não “combinava com ele”.

VOLTOU À VELHA ARMAÇÃO

Segundo um dos membros da cúpula a questão dos óculos foi muito discutida, porque descaracterizou o senador “e passou a confundi-lo na televisão”.

A velha armação voltou e o marketing foi muito criticado

PARA O SEGUNDO TURNO

O vereador Elber Batalha (PSB), candidato a deputado federal, gostaria que o deputado Valadares Filho (PSB) disputasse o segundo turno a governador com Eduardo Amorim.

Admite que teria mais facilidade de vitória.

CONVERSA NO CAFEZINHO

Ontem, em conversa no cafezinho de um dos shoppings, tinha-se como certo Belivaldo Chagas no segundo turno, com apoio de Fernando Haddad na campanha.

Falou-se também que o PSDB apoia a reeleição do governador.

DEPENDE DAS POSIÇÕES

Esse apoio tucano a Belivaldo depende do segundo turno para presidente. O PSDB está mais para Haddad (PT), caso ele vá para o segundo turno com Bolsonaro.

Esse já vem sendo um indicativo da Direção Nacional.

AGIOTAS ESTÃO ATUANDO

Um candidato ao Senado já está recorrendo a agiotas para adquirir dinheiro e gastar na campanha de outubro. A grana está pouca e os custos altos.

No início desta semana, o candidato pediu R$ 1.5 milhão emprestado.

VALADARES COM BELIVALDO

Um articulador político, que raramente perde uma avaliação, disse ontem que o segundo turno será entre Valadares Filho (PSB) e Belivaldo Chagas (PSD).

Admite que será muito difícil para os dois.

AVALIAÇÃO PARA SENADO

O mesmo articulador prevê que para o Senado Federal três candidatos disputam as duas vagas: senador Valadares, deputado André Moura e Jackson Barreto.

Prevê que Valadares cai um pouco em razão da preocupação com Valadares Filho.

RETORNA À CAMPANHA

A questão do senador Valadares é que ele deixou o filho fazer sua campanha e passou a se preocupar com a dele. O que foi correto.

Agora volta a trabalhar para a campanha do filho.

HÁ UM FATO FAVORÁVEL

Mas, por falta de conversas, há riscos de todos os lados: André Moura e Jackson Barreto continuam trocando farpas na tentativa de um tirar voto do outro.

Com isso, Valadares manterá sua posição.

ROGÉRIO TAMBÉM SOBE

Há uma tendência real de Rogério Carvalho (PT) também adquirir fôlego e entrar na disputa. A presença de Haddad como candidato a presidente o favorece.

Até as eleições o Senado também será dúvida.

REPOR O TEMPO A JOÃO

A Executiva do PT garantiu que vai repor o tempo na TV perdido pelo deputado João Daniel (PT). Marcio chegou a fazer 42 inserções, enquanto João Daniel apenas 20.

João e Marcio disputam uma única vaga no partido.

PRIORIDADE DO PARTIDO

João Daniel disse que a prioridade número um do PT é reeleição dos deputados federais e no caso ele estaria dentro dessa preferência do partido.

A eleição de novos deputados teria prioridade menor.

OPOSIÇÃO ACREDITA

Setores da oposição acreditam que o senador Eduardo Amorim (PSDB) estará na disputa pelo segundo turno. Não fala em quem deve enfrentar.

A informação é que existe um “trunfo” dentro das mangas.

TERCEIRO, MAS EMPATADO

Eduardo Amorim, inclusive, aparece tecnicamente empatado nas pesquisas, embora seja o terceiro. Acredita que haverá reversão e estará na disputa final.

Ele continua dizendo que está preparado para governar o Estado.

Notas

Um ponto apenas – Coincidência entre as pesquisas do Dataplan e do Ibope: um ponto de diferença do primeiro para o segundo. O Dataplan deu Belivaldo Chagas à frente de Valadares Filho por um ponto. O Ibope repetiu a diferença com inversão dos nomes: Valadares à frente de Belivaldo por um ponto apenas.

0x0

Muitos votos perdidos – A oposição terá muitos votos perdidos com  permanência de Manoel Messias Sukita na disputa. Ele está preso na penitenciária de Glória e seus votos não serão contabilizados e ficam sem servir à coligação. Com isso a oposição fica com menor condição de fazer quatro deputados federais.

0x0

Dúvida sobre Fábio – A situação manterá quatro deputados em sua bancada federal: Laércio Oliveira, Fabio Reis, Fábio Mitidieri e João Daniel, com chance de eleger um quinto, que seria Marcio Macedo. Também pode acontecer do PSB/PDT elegerem um federal, que pode ser Fabio Henrique.

0x0

Dias melhores virão – O deputado Valadares Filho (PSB) candidato a governador, posto que “Levamos a mensagem da esperança e da verdadeira mudança para os moradores do Conjunto Augusto Franco, em Aracaju, que abraçaram nosso projeto com muita alegria na expectativa de que dias melhores virão”.

0x0

Comando do presídio – Deputado Índio da Costa diz que o Beira-Mar comanda do presídio. O Nem comanda do presídio. O Lula comanda Haddad do presídio e Cabral comanda Eduardo Paes do presídio. É preciso dar um fim nisso. Índio é candidato a governador do Rio de Janeiro pelo PSD.

0x0

Danos à economia – Representantes da construção civil pediram ao governo a prorrogação de um benefício fiscal que vence no fim do ano. O setor é um dos maiores geradores de empregos no país e sem essa prorrogação pode entrar em dificuldade maior e causar danos à economia do País.

Conversando

Animar tanto – Os candidatos bem avaliados nas pesquisas não podem se animar tanto. As avaliações não são tão confiáveis.

Deve retornar – O Cinform pode retornar à circulação impressa no mês de novembro. Será um bom reforço à imprensa.

Sem recursos – A falta de dinheiro tem provocado desânimo, principalmente nos candidatos a deputado estadual. Eles estão sem recursos para manter a campanha.

Sem solução – O Partido dos Trabalhadores ainda não resolveu o tempo de João Daniel na televisão. Vinha sendo utilizado por Marcio Macedo.

Mais votado – O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, trabalha para que seu filho seja o estadual mais votado de Sergipe.

Segundo turno – Já tem candidato pensando no segundo turno. Tem o objetivo de recuperar o dinheiro perdido n campanha atual.

Mais animado – O delegado Alessandro Vieira está bem mais animado com a sua candidatura ao Senado pela Rede. Seu nome é bem citado entre eleitores.

Tinha chances – Caso tivesse procurado uma candidatura proporcional – deputado estadual mesmo – Alessandro Vieira tinha chances de ser eleito.

Sobre mídia – Para acabar com monopólio da mídia, Ciro Gomes propôs conceder recursos para ajudar a sociedade civil a desenvolver seus meios de comunicação.

Leia também