Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SAÚDE: MILTON DIZ QUE A CADA 2 MORTES, UMA PODERIA SER EVITADA

7

O candidato a governador pelo PMN, Milton Andrade (PMN) revelou hoje (24) doer em sua alma saber que a cada duas mortes de pacientes que dependem da saúde pública em Sergipe, uma poderia ser evitada se houvesse o mínimo para o devido atendimento. “Isso é desumano e dói na alma. De cada dois pacientes, um morre, simplesmente, por falta demédico, remédioou leito para atendimento”, disse, ao ressaltar que a saúde implementada pelo Estado é considerada a quarta pior do Brasil, segundo o ranking da Folha de São Paulo.

“São mortes causadas por falta do básico. Tem muita gente sofrendo com essa ineficiência. O cidadão sergipano ou conhece alguém ou está na fila da saúde em busca de uma cirurgia, de um exame ou de qualquer outro procedimento. Todos os dias sou abordado por pessoas que estão vivendo a angústia de ter um parente num corredor ou numa de estabilização esperando uma transferência para o Huse”, salientou Milton, em entrevista à Fan FM, no início da manhã.

Para ele, a solução é colocar a rede para funcionar.Milton explicou que a saúde é dividida em etapas: baixa, média e alta complexidades e cadauma delas serve como peneira para só passar para etapa posterior aquilo que não pode ser resolvido. “O problema é que a peneira está furada e o que poderia ser resolvido na unidade básica de saúde, acaba passando para os hospitais regionais, que também, não fazem a peneira e tudo acaba parando no Huse”, disse o candidato.

Milton Andrade alerta que “90% do que chega ao Hospital de Urgência poderiam ser resolvidos nas unidades básicas e nos hospitais regionais, mas isso não acontece porque não há uma estrutura básica, sequer”. De acordo com o candidato, sobram vagas nos hospitais regionais, não por falta de doente, “é por falta de estrutura para o devido atendimento”, resultando na superlotação do Hospital de Urgência.

Fonte assessoria

Leia também